Questões de Psicologia do ano 2005

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um instrumento psicológico para avaliação da inteligência em adultos pode ter as respostas dos sujeitos comparadas com as de um grupo normativo. A melhor forma de comparar os resultados obtidos por esses sujeitos com os do grupo normativo é usando normas como:

  • A. escores T
  • B. número de acertos
  • C. percentual de sujeitos
  • D. escores z

Para a estimativa e a avaliação do nível de ansiedade situacional de um examinando com o Rorschach, seguindo a orientação de Klopfer, a variável mais indicada é o

  • A. percentual de FC.
  • B. número de S.
  • C. tipo de freqüência de K.
  • D. percentil de m.

Na avaliação psicológica, um dos procedimentos é tido como importante para o estabelecimento do nível elevado de motivação bem como da redução de ansiedade situacional, quando da utilização de testes psicológicos. Tal procedimento é denominado

  • A. anamnese
  • B. rapport
  • C. setting.
  • D. clarificação.

O teste de Zulliger se origina do teste de Rorschach, mas se diferencia deste por

  • A. ter somente lâminas cromáticas.
  • B. possuir variáveis de medida da ansiedade situacional.
  • C. não ter tomadas de tempos de reação e de duração.
  • D. não possuir manchas acromáticas.

Segundo Erikson, a identidade é compreendida como o sentimento de posse de si mesmo, vivido por um indivíduo ao longo de sua história. Do ponto de vista psicossocial, a identidade

  • A. está estruturada no processo de socialização e se mantém constante.
  • B. está em constante mudança, apenas sua aparência não muda.
  • C. é a estabilização dos processos biológicos de crescimento.
  • D. é uma realidade subjetiva que reflete a realidade objetiva.

Sobre a adolescência, é correto afirmar:

  • A. É estabelecida através de um critério cronológico e de um critério de aquisição de determinadas habilidades.
  • B. É uma fase natural e com o status psicossocial do desenvolvimento humano.
  • C. É definida a partir de critérios que dizem respeito não só à constituição do indivíduo mas também à cultura.
  • D. É uma fase igual para os jovens e atribuída a todas as civilizações.

Para Vigotski, o conceito de zona de desenvolvimento proximal refere-se à

  • A. distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.
  • B. distância entre o nível de desenvolvimento ideal e o nível de desenvolvimento potencial.
  • C. sobreposição do nível de desenvolvimento real ao nível de desenvolvimento ideal.
  • D. sobreposição do nível de desenvolvimento potencial ao nível de desenvolvimento ideal.

Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento humano apresenta uma ênfase

  • A. no processo de internalização, como mecanismo que intervém no desenvolvimento das funções psicológicas.
  • B. no papel estruturante do sujeito.
  • C. nas condições ambientais.
  • D. nas relações familiares e nas leis sociais, como determinantes do desenvolvimento.

O desenvolvimento humano compreende o desenvolvimento mental e o crescimento biológico. Porém, observa-se que algumas estruturas mentais

  • A. se iniciam a cada nova fase da vida do indivíduo.
  • B. permanecem ao longo da vida, sem qualquer modificação psicológica ou fisiológica.
  • C. permanecem ao longo da vida e outras são substituídas a cada nova fase da vida.
  • D. se mantêm até a adolescência.

Segundo Bergeret (1998), um dos perigos da utilização do conceito de normalidade, no estudo da personalidade, é a possibilidade de se beneficiar as pessoas que têm maior:

  • A.

    dificuldade de relacionamento.

  • B.

    atitude preconceituosa.

  • C.

    potencial de atributos.

  • D.

    sentimento de superioridade.

  • E.

    prestígio social.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...