Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Psicólogo da Saúde é um profissional que deve promover a saúde com sua prática direcionada à
O processo de manutenção ou de recuperação da saúde
A Psicologia da Saúde desafia as hipóteses do modelo biomédico de saúde e de doença ao sugerir que o ser humano deve ser visto como sistema complexo e que a doença é causada por
Hoje em dia, é inegável a interação mente-corpo. Portanto, pode-se dizer que a doença representa
Segundo a Organização Mundial de Saúde, Saúde é o total bem-estar bio-psicosocial do indivíduo e não somente a ausência de doença. A partir desse conceito, observa-se a importância da
Considerando-se as idéias de Jacques Lacan, em Premissas a todo desenvolvimento pos-sível em Criminologia (1998), é INCORRETO afirmar que
a ação concreta que pode ser proporcionada pela Psicanálise ao sujeito culpado é a não-alienação em relação a si mesmo.
a Psicanálise rejeita a idéia de que existem crimes que só se explicam dentro de uma estrutura fechada da subjetividade.
o fato de a criminologia chegar a humanizar o tratamento do criminoso implica, ao mesmo tempo, uma certa desumanização do condenado.
o homem se faz reconhecer por seus semelhantes pelos atos cuja responsabilidade ele assume.
Com base nas considerações de Antônio Quinet sobre as funções das entrevistas preliminares, analise estas afirmativas:
I. A função sintomal (sinto-mal) busca fazer com que a queixa apresentada pelo paciente se transforme em uma demanda endereçada àquele que o escuta e, também, com que o sintoma se torne uma questão para o sujeito, fazendo aparecer sua divisão; as-sim sendo, uma das funções das entrevistas preliminares é a histerização do sujeito.
II. A função diagnóstica tem por objetivo identificar a estrutura e o tipo clínico daquele que se submete ao tratamento, para que seja possível estabelecer-se uma estratégia de direção do caso; assim sendo, para se alcançar tal objetivo, é necessário investigar-se que modalidade de negação do Édipo o sujeito apresenta.
III. A função transferencial busca estabelecer uma relação em que o sujeito acredite que sua verdade é conhecida por aquele que o escuta é necessário que surja, na rela-ção, um sujeito suposto saber; assim sendo, para que se alcance esse objetivo, o Psi-cólogo deve motivar o estabelecimento da relação de transferência.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
apenas as afirmativas I e II estão corretas.
apenas as afirmativas I e III estão corretas.
apenas as afirmativas II e III estão corretas.
as três afirmativas estão corretas.
O termo "social" abrange diferentes saberes e práticas - assistente social, educador social, psicologia, psiquiatria - que abarcam fenômenos diversos como evasão escolar, violência juvenil, drogadição, gravidez de adolescentes, crianças de/na rua, entendidos como sintomas sociais. Como a clínica psicanalítica, de acordo com Cirino (2001), lida com esses sintomas de mal-estar social?
Privilegia o modo particular com que o sujeito lida com o desejo e o gozo, interrogando-o a partir de seu sintoma.
Procura entender os conflitos subjacentes aos sintomas para interpretá-los e possibilitar sua elaboração pelo sujeito.
Trata-os como sinais de distúrbios psicológicos, provavelmente adquiridos nos primeiros anos de vida do sujeito.
Considera-os como significantes de relações alteradas com as figuras parentais e com o mundo externo.
Cirino (2001) relata que a responsabilidade da psicanálise em relação à criança difere, e até opõe-se à responsabilidade legal, porque:
a psicanálise da criança trabalha com a história familiar como fator etiológico do sintoma infantil.
no campo analítico, a responsabilidade começa com uma desestabilização da adaptação à realidade que o sintoma e o fantasma buscam.
no campo analítico, a responsabilidade também é colocada nos pais ou responsáveis legais pela criança.
no campo analítico, a patologia da criança revela-se como conseqüência da patologia dos pais.
Segundo Figueiredo (1997), os atendimentos iniciais em grupos, anteriores ao tratamento, têm grande importância no processo do atendimento clínico nas instituições, porque:
ganha-se tempo, na medida em que possibilita realizar encaminhamentos de maneira mais rápida e eficaz.
as experiências compartilhadas no grupo possibilitam aos participantes resolver seus problemas por si mesmos.
possibilitam ao profissional a realização de um diagnóstico situacional de maneira mais rápida e, com isso, ganha-se tempo.
ganha-se tempo decantando as demandas, desfazendo equívocos e possibilitando surgir "um dado novo e uma outra maneira de dizer" do sujeito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...