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A seleção de pessoal comporta três modelos de tratamento: o de colocação, o de seleção e o de classificação. No modelo de colocação há
vários candidatos e apenas uma vaga a ser preenchida.
um só candidato e uma só vaga a ser preenchida por aquele candidato.
vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato.
uma vaga a ser preenchida por um grupo de candidatos recrutados internamente na empresa.
Existem grupos formais e informais nas organizações. Os grupos informais permitem que
haja simplificação na coordenação: desenvolvem o talento administrativo e a concentração de poder num único indivíduo.
os valores sejam compartilhados: dão satisfação social, status e segurança.
haja uma coordenação aplicada pelos líderes designados pela empresa e os membros das diversas comissões das empresas empreendam esforços na direção de uma força-tarefa, estabelecidas em normas e procedimentos.
as comissões permanentes continuem existindo para atender a uma necessidade constante da organização.
haja respeito coerente à estrutura formal da organização.
As provas ou testes de conhecimentos e ou de capacidade visam a avaliar
o quanto os candidatos estão envolvidos e comprometidos com os resultados que produzem.
as capacidades inatas dos candidatos para exercerem tarefas rotineiras e de baixa complexidade, conforme as vagas existentes.
o tipo de personalidade que mais se adequa às características da cultura da organização.
o resultado efetivo que um candidato poderá oferecer para o acréscimo da produtividade da empresa.
objetivamente, tanto quanto possível, o grau de noções, conhecimentos e habilidades adquiridas por meio do estudo, da prática ou do exercício.
Um dos melhores indicadores de que a necessidade de treinamento não foi eficazmente atendida é a
Um dos objetivos da avaliação de desempenho é
Dentre os meios de apuração de necessidades de treinamento, encontram-se:
A atividade de descrição e a análise de cargos têm como objetivo principal
Na visão de Pontes (2002), o método de avaliação por objetivos apresenta algumas limitações decorrentes do próprio método e outras, ocasionadas por problemas existentes na própria empresa, no momento de sua utilização. Segundo este autor, independente dos problemas existentes na empresa, a maior limitação deste método é que sua aplicação:
foi prevista para a utilização individual.
é, comparativamente, mais demorada em relação aos métodos tradicionais.
persegue, rigidamente, objetivos que deveriam ser substituídos ou abandonados em função de mudanças no cenário da empresa.
depende da avaliação centrada unicamente nos resultados e não nas causas que os provocaram.
apresenta dificuldades no estabelecimento de padrões de desempenho visando a melhorias em profissionais que exercem trabalhos por demais simples e rotineiros.
Mesmo com treinamento e aconselhamento dos avaliadores, quando se adota o método da escala gráfica, persistem os problemas de subjetividade e variações nas interpretações. Entre as propensões dos avaliadores, destacadas por Pontes (2002), o efeito de halo ocorre quando o avaliador:
leva em conta somente as últimas impressões em todos os fatores avaliados, ao avaliar o desempenho de um membro de sua equipe.
evita avaliar sua equipe com desempenhos extremados – excelente ou péssimo – e, assim, sua avaliação tende ao centro.
considera que todos os membros de sua equipe têm ótimo ou péssimo desempenho e, assim, ao avaliá-los, os indicadores serão extremados em todos os fatores.
gosta do indivíduo a ser avaliado e sua opinião é distorcida positivamente no julgamento sobre o seu desempenho em todos os fatores.
avalia as ações mais recentes e não as ações de todo o período correspondente à avaliação.
Existem diferenças claras entre a avaliação de cargos, de potencial e de desempenho. Segundo Pontes (2002), a avaliação de desempenho procura verificar:
o comportamento dos indivíduos no trabalho em face dos resultados desejados pela empresa.
o grau de satisfação dos indivíduos no trabalho em face dos resultados desejados pela empresa.
o valor relativo dos cargos da empresa para encontrar uma hierarquização e estabelecer uma possível carreira para o indivíduo.
a adequação entre os requisitos dos cargos e as expectativas dos indivíduos no trabalho.
as possibilidades futuras do indivíduo em termos de seu crescimento no trabalho.
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