Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os indicadores utilizados por Fleury & Fleury (2001) para verificar os aspectos das políticas adotadas pelas empresas para atrair, reter e desenvolver as pessoas necessárias para o sucesso de suas estratégias negociais foram:
políticas de gestão claramente definidas e constantemente revisadas, índice de rotatividade e investimento em treinamento e desenvolvimento dos funcionários
investimento em treinamento e desenvolvimento dos funcionários, nível educacional das funções-chave para a estratégia de negócio e sistema de remuneração adotado.
nível educacional dos funcionários, estratégia de participação e posição da primeira pessoa responsável por RH na estrutura hierárquica da empresa.
sistema de remuneração adotado, estratégia de participação e índice de rotatividade.
posição da primeira pessoa responsável por RH na estrutura hierárquica da empresa, sistema de remuneração adotado e nível educacional das funções-chave para a estratégia de negócio.
Ao discutir os conceitos de competência e aprendizagem organizacional, Fleury & Fleury (2001) definem competência como:
um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.
uma capacidade não só para elaborar novos mapas cognitivos, que possibilitem compreender o que está ocorrendo no ambiente interno e externo à organização, como também definir novos comportamentos que comprovem a efetividade do aprendizado.
o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa e que se relacionam com o seu desempenho no trabalho.
o conjunto de saberes sociais comunicacionais, fruto tanto da aprendizagem e formação como do sistema de avaliação que a pessoa mobiliza num contexto profissional determinado.
o estoque de conhecimentos da pessoa, os quais podem ser classificados e certificados pelo sistema educacional e estão usualmente associados à posição ou ao cargo que ocupa.
As cinco (5) habilidades que, segundo Harazim, in Boog (2000), compõem a categoria "habilidades voltadas para a obtenção de resultados" são:
habilidade para negociar, persuasão racional, raciocínio analítico, habilidade em motivar pessoas, atenção a detalhes.
persuasão racional, habilidade de ouvir, trabalho em equipe, desenvolvimento de pessoas, habilidade em motivar pessoas
raciocínio holístico, raciocínio analítico, fortalecimento dos padrões, atenção a detalhes, otimização de recursos.
raciocínio estratégico, habilidade de negociar, orientação para resultados, habilidade de delegar, habilidade de sintetizar.
raciocínio estratégico, desenvolvimento de pessoas, habilidade em motivar pessoas, otimização de recursos, habilidade de delegar.
Segundo Cardoso, in Boog (2000), entre os diferentes profissionais atualmente dedicados à transferência pedagógica dos programas de educação a distância, encontra-se o analista de treinamento, a quem compete:
desenvolver o conteúdo dos cursos.
estabelecer o tipo de tecnologia.
definir o conteúdo do curso.
estruturar a dinâmica do curso.
adotar métodos que aumentem o aprendizado.
A análise das causas reais de um problema de desempenho é fundamental para distinguir aqueles que podem ou não ser tratados por uma ação de treinamento. Para Milioni, in Boog (2000), uma ação de treinamento é viável quando existe um problema de desempenho relacionado a:
ausência de especificações ou parâmetros para orientar o trabalho, dificultando a execução das tarefas e afetando sua qualidade.
falta de preparo para a função ou para realizar uma das etapas do trabalho.
falta de condições para execução do trabalho, em função de equipamento deficiente, local de trabalho inadequado ou material insuficiente.
restrições impostas pelas chefias, pressões de colegas, desmotivação do empregado para a realização da função
sobrecarga motivada pelo acréscimo de novas tarefas que exigem mais esforço do empregado e acabam por desestabilizá-lo.
No processo de avaliação dos benefícios de treinamento, Pires e Castro, in Boog (2000), identificaram categorias com os respectivos indicadores. Quais os indicadores associados à categoria "aumento de rendimentos"?
Quantidade de trabalho em carteira e quantidade de tempo de adaptação de novos funcionários.
Quantidade de horas extras e quantidade de tempo não produtivo.
Número de soluções inovadoras e grau de envolvimento dos funcionários nas tomadas de decisões.
Número de erros e número de acidentes.
Número de produtos e número de processos concluídos.
No processo de seleção de pessoal, Chiavenato (1999) distingue três modelos de decisão sobre candidatos, em função do tipo de resolução a ser tomada. Segundo este autor, o modelo de classificação considera:
um só candidato e uma só vaga a ser preenchida por aquele candidato.
vários candidatos e apenas uma vaga a ser preenchida por aquele que, comparativamente, apresentar os requisitos exigidos para o cargo
vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato, que é comparado com os requisitos exigidos pelos cargos que se pretende preencher até se esgotarem os cargos vagos
vários grupos de candidatos e vários grupos de cargos correspondentes, sendo que cada grupo de candidatos é comparado com os requisitos exigidos para o grupo de cargos correspondente que se pretende preencher, até se esgotarem as vagas nos grupos.
vários candidatos para apenas um grupo de cargos a ser preenchido por aqueles candidatos que apresentarem os requisitos exigidos para os cargos do grupo, até se esgotarem as vagas no grupo.
Na visão de Chiavenato (1999), o ponto nevrálgico capaz de determinar se uma empresa está capacitada para desafiar e vencer uma concorrência é a:
existência de uma adequada estrutura organizacional.
oferta de produtos e serviços excelentes.
prática de processos racionais de trabalho.
utilização de recursos tecnológicos de ponta.
qualidade das pessoas que nela trabalham.
De acordo com Robbins & Finley (1998), as expectativas que cercam, hoje em dia, o trabalho em equipe não passam de um mito porque:
o grande desafio é se obter a sinergia.
os conflitos de personalidade entre os membros são difíceis de administrar.
os setores organizacionais não podem ser considerados equipes.
as equipes são intrinsecamente inferiores aos indivíduos.
as equipes não podem substituir a incompetência individual.
Entre os diversos aspectos manifestados pelos membros, capazes de tornar uma equipe eficaz, Robbins & Finley (1998) destacam:
sentir orgulho por pertencer a uma equipe de vencedores.
conciliar as necessidades individuais e as da equipe.
desempenhar qualquer papel existente na equipe.
manter o domínio da autoridade sem discussão.
escolher as pessoas certas para trabalharem juntas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...