Questões de Psicologia do ano 2005

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Vou dizer logo: a culpa foi da empresa. Quer dizer, eu também sou culpado, mas foram eles que começaram. Parece ridículo hoje, mas a diretoria toda da empresa bebia muito. Trabalho intenso, salários altos e estresse faziam parte do jogo. Entre as virilidades gerenciais pontificava a de “saber beber”. No fim do dia, os gerentes das 5 filiais localizadas na cidade iam para o edifício da matriz para um happy hour com os diretores. Na verdade, era uma reunião de trabalho, de muito batepapo e cobrança, mas sempre regada a uísque. A bebida relaxava, e até os indivíduos mais fechados falavam. Em torno de 70% dos gerentes eram alcoólatras. O vicepresidente era do tipo que fazia discurso bêbado. O clima era de suposta amizade, mas de competição velada. Todos procuravam se valorizar uns diante dos outros. Era muito estressante. Como eu era tímido e queria agradar, bebia para me liberar. Foi aí que aprendi a “beber bem”. Fui convidado para um cargo estratégico em outra empresa. Nessa empresa não havia essa cultura. Eles eram sérios. Só que eu já estava dependente de bebida. Comecei, então, a esconder o hábito. Bebia só. Minha relação com a família foi deteriorando.

Considerando o relato hipotético acima, julgue os próximos itens.

O controle do uso de álcool na empresa por meio de testes bioquímicos pode ser justificado pelas características do trabalho realizado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos fatores estressantes do trabalho e estratégias de mediação, julgue os itens a seguir.

A sobrecarga de trabalho pode ser vivenciada por uma pessoa que não tenha grande quantidade de trabalho para realizar, mas que deva realizar tarefa cujo grau de dificuldade seja superior a sua capacidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos fatores estressantes do trabalho e estratégias de mediação, julgue os itens a seguir.

Considere que um gerente tenha assumido o comando de uma loja de departamentos e que as orientações para gerenciamento de sua equipe provenham de dois departamentos diferenciados e sejam muitas vezes divergentes. Nessa situação, a ambigüidade de papéis será vivenciada por esse gerente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de técnicas de dinâmica de grupo, julgue os itens que se seguem. Em uma sessão de dinâmica de grupo, o facilitador tem a tarefa de manter os limites, definir o papel de cada participante e apresentar as idéias que irão nortear os trabalhos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de técnicas de dinâmica de grupo, julgue os itens que se seguem. As técnicas de dinâmica de grupo são utilizadas considerandose que, ao trabalhar com duas ou mais pessoas, os indivíduos apresentam comportamentos diferentes de quando trabalham isoladamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O treinamento, depois do ingresso no cargo, poderá ser levado a efeito sob dois aspectos:

  • A.

    treinamento no local de trabalho e fora do local de trabalho.

  • B. treinamento em sala de aula e o rodízio de função.
  • C. técnicos e operacionais.
  • D. indutivos e reativos.
  • E. treinamento de sensibilização e de demonstração.

A segurança no trabalho está relacionada com a prevenção de acidentes e com a administração de riscos ocupacionais. Sua finalidade é profilática no sentido de antecipação para que os riscos de acidentes sejam minimizados. Um programa de segurança no trabalho requer as seguintes etapas:

  • A.

    identificação dos interesses dos colaboradores para com a prática do sistema de segurança presente; programas de estimulação dos colaboradores para ações sociais e de segurança na empresa e fora dela; busca de parcerias com sindicatos e entidades de classe e implementação de programas de segurança.

  • B.

    análise dos fatores críticos de riscos presentes; busca de parcerias com o mercado para implantação de novos procedimentos; ações de treinamento com os colaboradores e desenvolvimento de práticas de repreensão àqueles que descumprem as normas e procedimentos de segurança.

  • C.

    indicação de grupos de colaboradores associados a classes sindicais para análise de sugestões; análise dos incidentes críticos de segurança presentes na organização; treinamento dos colaboradores e implantação de um grupo de normas e procedimentos de segurança e higiene no ambiente de trabalho.

  • D.

    estabelecimento de um sistema de indicadores e estatísticas de acidentes; desenvolvimento de sistemas de relatórios de providências; desenvolvimento de regras e procedimentos de segurança e recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função da segurança.

  • E.

    análise dos interesses corporativos com a prática de uma política de segurança; definição de investimentos financeiros com a implantação de um programa de segurança; treinamento das equipes de trabalho e implantação do programa de segurança.

O treinamento de pessoal é um processo cíclico e contínuo composto por quatro etapas:

  • A.

    aplicação; avaliação; incorporação e reprogramação.

  • B.

    identificação dos interesses organizacionais; elaboração dos conteúdos a serem praticados durante o treinamento; divulgação e aplicação.

  • C.

    identificação dos interesses organizacionais; busca de parcerias estratégicas; pesquisa de clima organizacional e elaboração dos planos de treinamento.

  • D.

    análise das avaliações de desempenho; análise das descrições de cargo; identificação dos interesses dos colaboradores e acionistas e formulação do plano de treinamento.

  • E. diagnóstico; desenho; implementação e avaliação.

Um dos métodos mais tradicionais de avaliação de desempenho é o método baseado em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho. Esse método é denominado

  • A. escalas gráficas.
  • B. incidentes críticos.
  • C. escolha forçada.
  • D. avaliação por objetivos.
  • E. avaliação de competências.

A cultura organizacional ou cultura corporativa é

  • A.

    a maior expressão da essência do inconsciente na prática das relações humanas no ambiente formal de uma organização estruturada em uma empresa.

  • B.

    o universo simbólico da estrutura familiar se repetindo no mundo corporativo, que é regido por normas e procedimentos formais e informais dentro de um contexto fechado.

  • C.

    o reflexo da expectativa de valores presentes no ambiente social, que manifestam de forma inconsciente a prática dos valores presentes na empresa.

  • D.

    o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização.

  • E.

    a expressão verdadeira da forma pela qual a empresa manifesta sua ação junto ao mercado externo.

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