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Uma das razões pelas quais as equipes não conseguem ser eficazes deve-se, na maioria das vezes, à incapacidade dos seus membros de se comprometerem com o coletivo. Segundo Robbins & Finley (1998), uma solução, nestes casos, seria o responsável (coordenador):
ganhar a confiança dos membros da equipe.
criar uma agenda oculta.
aumentar o feedback das informações.
identificar a fonte de bloqueios.
modificar a cultura antiequipe.
Um grupo se distingue de um agrupamento por ser constituído de um conjunto de pessoas que:
compartilham o mesmo espaço.
possuem um objetivo comum.
manifestam livremente as emoções.
respeitam normas de convivência.
conseguem uma unidade nas respostas.
Na visão de Zimerman (2000), um psicólogo organizacional, ao desejar trabalhar os problemas de relacionamento interpessoal identificados nos diferentes setores de sua organização, deve utilizar a estratégia de grupo:
de auto-ajuda.
de apoio.
de reflexão.
operativo.
Balint.
Na concepção de Bion, citado por Zimerman (2000), a formação de um grupo de trabalho é um fenômeno que ocorre em qualquer campo grupal, sendo o responsável pela(o):
realização da tarefa proposta.
manifestação do inconsciente grupal.
emergência da afetividade compartilhada.
resistência à integração grupal.
aparecimento do processo de ressonância.
Uma das tendências atuais no campo da gestão de pessoas é a de se investir em processos de empoderamento (empowerment), visando a:
fortalecer o poder das chefias.
desenvolver o autogerenciamento das equipes.
estimular a construção do poder pessoal
atribuir maiores responsabilidades ao escalão gerencial.
incentivar a utilização do poder especializado.
Num campo organizacional, as crenças não confirmadas, geralmente não explicitadas e aceitas sem qualquer análise prévia, denominam-se:
cultura organizacional.
contracultura organizacional.
mito organizacional.
símbolos da organização.
ritos da organização.
Segundo a Teoria da Atribuição, a solução para um trabalhador continuar mantendo um desempenho adequado no exercício de seu papel, embora acredite estar recebendo menos recompensa do que os demais colegas, é:
reivindicar uma melhoria de sua qualificação.
aumentar a quantidade e qualidade de seu trabalho
encontrar satisfação pelo seu desempenho.
conseguir racionalizar a iniqüidade
lutar por uma iniqüidade positiva
Segundo Robbins (2002), um dos atributos mais estudados e considerados hoje em dia e que constitui a base da liderança é a:
inteligência.
comunicação.
confiança.
organização.
honestidade.
Segundo Robbins & Finley (1997), existe uma certa incoerência quanto às expectativas que as organizações nutrem em relação ao trabalho em equipe e às práticas utilizadas para reconhecimento e recompensas, cuja ênfase é eminentemente individualista. Embora alguns estudiosos afirmem que as equipes não deveriam decidir sobre seu próprio sistema de recompensas, as experiências têm demonstrado que vale a pena atribuir às equipes algumas responsabilidades, entre estas a de definir as formas de:
participação acionária.
participação nos lucros.
ascensão funcional.
escolha dos benefícios.
hierarquia salarial.
Segundo Robbins & Finley (1997), a confiança desgastada nos líderes de equipes é uma das dificuldades mais freqüentes que impedem as equipes de funcionar. Entre as estratégias para conquistar a confiança, sugerem:
estabelecer um tratamento diferenciado.
investir no empowerment.
ser intransigente com os irresponsáveis.
definir claramente os limites.
proteger os discriminados.
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