Questões de Psicologia do ano 2005

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Uma das razões pelas quais as equipes não conseguem ser eficazes deve-se, na maioria das vezes, à incapacidade dos seus membros de se comprometerem com o coletivo. Segundo Robbins & Finley (1998), uma solução, nestes casos, seria o responsável (coordenador):

  • A.

    ganhar a confiança dos membros da equipe.

  • B.

    criar uma agenda oculta.

  • C.

    aumentar o feedback das informações.

  • D.

    identificar a fonte de bloqueios.

  • E.

    modificar a cultura antiequipe.

Um grupo se distingue de um agrupamento por ser constituído de um conjunto de pessoas que:

  • A.

    compartilham o mesmo espaço.

  • B.

    possuem um objetivo comum.

  • C.

    manifestam livremente as emoções.

  • D.

    respeitam normas de convivência.

  • E.

    conseguem uma unidade nas respostas.

Na visão de Zimerman (2000), um psicólogo organizacional, ao desejar trabalhar os problemas de relacionamento interpessoal identificados nos diferentes setores de sua organização, deve utilizar a estratégia de grupo:

  • A.

    de auto-ajuda.

  • B.

    de apoio.

  • C.

    de reflexão.

  • D.

    operativo.

  • E.

    Balint.

Na concepção de Bion, citado por Zimerman (2000), a formação de um grupo de trabalho é um fenômeno que ocorre em qualquer campo grupal, sendo o responsável pela(o):

  • A.

    realização da tarefa proposta.

  • B.

    manifestação do inconsciente grupal.

  • C.

    emergência da afetividade compartilhada.

  • D.

    resistência à integração grupal.

  • E.

    aparecimento do processo de ressonância.

Uma das tendências atuais no campo da gestão de pessoas é a de se investir em processos de empoderamento (empowerment), visando a:

  • A.

    fortalecer o poder das chefias.

  • B.

    desenvolver o autogerenciamento das equipes.

  • C.

    estimular a construção do poder pessoal

  • D.

    atribuir maiores responsabilidades ao escalão gerencial.

  • E.

    incentivar a utilização do poder especializado.

Num campo organizacional, as crenças não confirmadas, geralmente não explicitadas e aceitas sem qualquer análise prévia, denominam-se:

  • A.

    cultura organizacional.

  • B.

    contracultura organizacional.

  • C.

    mito organizacional.

  • D.

    símbolos da organização.

  • E.

    ritos da organização.

Segundo a Teoria da Atribuição, a solução para um trabalhador continuar mantendo um desempenho adequado no exercício de seu papel, embora acredite estar recebendo menos recompensa do que os demais colegas, é:

  • A.

    reivindicar uma melhoria de sua qualificação.

  • B.

    aumentar a quantidade e qualidade de seu trabalho

  • C.

    encontrar satisfação pelo seu desempenho.

  • D.

    conseguir racionalizar a iniqüidade

  • E.

    lutar por uma iniqüidade positiva

Segundo Robbins (2002), um dos atributos mais estudados e considerados hoje em dia e que constitui a base da liderança é a:

  • A.

    inteligência.

  • B.

    comunicação.

  • C.

    confiança.

  • D.

    organização.

  • E.

    honestidade.

Segundo Robbins & Finley (1997), existe uma certa incoerência quanto às expectativas que as organizações nutrem em relação ao trabalho em equipe e às práticas utilizadas para reconhecimento e recompensas, cuja ênfase é eminentemente individualista. Embora alguns estudiosos afirmem que as equipes não deveriam decidir sobre seu próprio sistema de recompensas, as experiências têm demonstrado que vale a pena atribuir às equipes algumas responsabilidades, entre estas a de definir as formas de:

  • A.

    participação acionária.

  • B.

    participação nos lucros.

  • C.

    ascensão funcional.

  • D.

    escolha dos benefícios.

  • E.

    hierarquia salarial.

Segundo Robbins & Finley (1997), a confiança desgastada nos líderes de equipes é uma das dificuldades mais freqüentes que impedem as equipes de funcionar. Entre as estratégias para conquistar a confiança, sugerem:

  • A.

    estabelecer um tratamento diferenciado.

  • B.

    investir no empowerment.

  • C.

    ser intransigente com os irresponsáveis.

  • D.

    definir claramente os limites.

  • E.

    proteger os discriminados.

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