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Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Analise as seguintes afirmativas acerca de princípios necessários para que o trabalho em equipe se desenvolva.
1. O trabalho em equipe requer que seus membros dêem e recebam feedback uns dos outros.
2. O trabalho em equipe implica boa vontade, prontidão e predisposição de apoiar os demais membros da equipe.
3. A interdependência fragiliza o trabalho em equipe.
Assinale a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima
Somente 1 é verdadeira.
Somente 2 é verdadeira
Somente 3 é verdadeira
Somente 1 e 2 são verdadeiras.
1, 2 e 3 são verdadeiras.
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Assinale a alternativa que não corresponde a um processo de funcionamento de uma equipe eficaz:
Socialização
Interação
Modelos mentais compartilhados
Tomada de decisão
Coerção
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Dentre as alternativas abaixo assinale a que corresponde a uma estratégia utilizada no recrutamento interno:
Anúncios em sites de internet especializados em recrutamento.
Contatos com escolas e universidades.
Indicação de candidatos por funcionários da própria organização.
Anúncios em jornais e revistas especializadas.
Agências de emprego.
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Considere a seguinte definição: "Destina-se a reproduzir as características essenciais do mundo real necessárias para produzir o aprendizado e a transferência." Essa definição refere-se ao método de treinamento chamado de:
Rodízio de cargos.
Palestras
Simulação
Treinamento baseado na Internet.
Treinamento em serviço.
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Com relação ao treinamento de pessoas nas organizações, é correto afirmar:
É um processo de pouca importância para a organização e que apenas apresenta-se como um custo desnecessário para a mesma.
O desenho de um processo de treinamento começa com uma análise das necessidades de treinamento e termina com a avaliação dos resultados do treinamento.
Não se faz necessário definir objetivos para o treinamento a ser realizado.
A escolha dos métodos de treinamento não é relevante para a qualidade do treinamento a ser desenvolvido
A avaliação das necessidades de treinamento possui apenas duas etapas: análise organizacional e análise da tarefa.
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Considere as afirmativas abaixo acerca do modelo de comprometimento organizacional de Allen e Meyer:
1. Afirma-se que o comprometimento de um modo geral reflete a relação do funcionário com a organização e influencia na decisão de continuar ou não na organização.
2. O componente afetivo do comprometimento refere-se ao vínculo emocional e à identificação do funcionário com a organização.
3. O componente de permanência diz respeito ao sentimento de obrigação do funcionário em permanecer na organização.
Assinale a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:
Somente 1 é verdadeira.
Somente 2 é verdadeira.
Somente 3 é verdadeira
Somente 1 e 2 são verdadeiras
1, 2 e 3 são verdadeiras.
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Considere as afirmações abaixo com relação à liderança na concepção de Burns (1979):
1. A liderança transacional ocorre quando uma pessoa toma a iniciativa de estabelecer com as outras com o objetivo de trocar bens de valor.
2. Na liderança transformacional o líder influencia e é influenciado pelos seguidores.
3. A liderança laissez-faire ocorre quando o líder evita assumir posições e resolver conflitos.
Assinale a alternativa que corresponde à análise correta das afirmações acima:
Somente 1 é verdadeira
Somente 2 é verdadeira.
Somente 3 é verdadeira
Somente 1 e 2 são verdadeiras.
1, 2 e 3 são verdadeiras.
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Assinale a alternativa incorreta, com relação às teorias de liderança:
A abordagem dos traços representa o primeiro esforço sistemático de organizar os estudos existentes sobre liderança
Os estudiosos da Universidade de Ohio relegaram a abordagem dos traços propuseram o líder centrado na estrutura versus o líder centrado na consideração.
A liderança informacional é a concepção de que existem fontes de influência em um ambiente que podem servir para agir em lugar da liderança formal ou podem substituí- la.
A liderança transformacional é uma concepção de que a liderança é o produto do carisma, uma característica que inspira confiança nos outros a apoiar as idéias e convicções de um indivíduo que possui esta característica.
A abordagem dos traços de liderança enfatiza os atributos pessoais dos líderes.
Nos esforços direcionados para o treinamento e o desenvolvimento, sabemos que alguns aspectos da personalidade são fundamentais para a elaboração de programas de treinamento. Que aspecto da personalidade os indivíduos usam para adquirir conhecimentos?
O avaliador não deve permitir se levar pelas características do avaliado. Caso contrário, pode perder a capacidade de interpretar com clareza e neutralidade seus dados. O fenômeno de o avaliador se deixar levar pelo avaliado denomina-se:
efeito de halo (ou efeito halo).
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