Questões de Psicologia do ano 2006

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Analise as seguintes afirmativas acerca de princípios necessários para que o trabalho em equipe se desenvolva.

1. O trabalho em equipe requer que seus membros dêem e recebam feedback uns dos outros.

2. O trabalho em equipe implica boa vontade, prontidão e predisposição de apoiar os demais membros da equipe.

3. A interdependência fragiliza o trabalho em equipe.

Assinale a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima

  • A.

    Somente 1 é verdadeira.

  • B.

    Somente 2 é verdadeira

  • C.

    Somente 3 é verdadeira

  • D.

    Somente 1 e 2 são verdadeiras.

  • E.

    1, 2 e 3 são verdadeiras.

Assinale a alternativa que não corresponde a um processo de funcionamento de uma equipe eficaz:

  • A.

    Socialização

  • B.

    Interação

  • C.

    Modelos mentais compartilhados

  • D.

    Tomada de decisão

  • E.

    Coerção

Dentre as alternativas abaixo assinale a que corresponde a uma estratégia utilizada no recrutamento interno:

  • A.

    Anúncios em sites de internet especializados em recrutamento.

  • B.

    Contatos com escolas e universidades.

  • C.

    Indicação de candidatos por funcionários da própria organização.

  • D.

    Anúncios em jornais e revistas especializadas.

  • E.

    Agências de emprego.

Considere a seguinte definição: "Destina-se a reproduzir as características essenciais do mundo real necessárias para produzir o aprendizado e a transferência." Essa definição refere-se ao método de treinamento chamado de:

  • A.

    Rodízio de cargos.

  • B.

    Palestras

  • C.

    Simulação

  • D.

    Treinamento baseado na Internet.

  • E.

    Treinamento em serviço.

Com relação ao treinamento de pessoas nas organizações, é correto afirmar:

  • A.

    É um processo de pouca importância para a organização e que apenas apresenta-se como um custo desnecessário para a mesma.

  • B.

    O desenho de um processo de treinamento começa com uma análise das necessidades de treinamento e termina com a avaliação dos resultados do treinamento.

  • C.

    Não se faz necessário definir objetivos para o treinamento a ser realizado.

  • D.

    A escolha dos métodos de treinamento não é relevante para a qualidade do treinamento a ser desenvolvido

  • E.

    A avaliação das necessidades de treinamento possui apenas duas etapas: análise organizacional e análise da tarefa.

Considere as afirmativas abaixo acerca do modelo de comprometimento organizacional de Allen e Meyer:

1. Afirma-se que o comprometimento de um modo geral reflete a relação do funcionário com a organização e influencia na decisão de continuar ou não na organização.

2. O componente afetivo do comprometimento refere-se ao vínculo emocional e à identificação do funcionário com a organização.

3. O componente de permanência diz respeito ao sentimento de obrigação do funcionário em permanecer na organização.

Assinale a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:

  • A.

    Somente 1 é verdadeira.

  • B.

    Somente 2 é verdadeira.

  • C.

    Somente 3 é verdadeira

  • D.

    Somente 1 e 2 são verdadeiras

  • E.

    1, 2 e 3 são verdadeiras.

Considere as afirmações abaixo com relação à liderança na concepção de Burns (1979):

1. A liderança transacional ocorre quando uma pessoa toma a iniciativa de estabelecer com as outras com o objetivo de trocar bens de valor.

2. Na liderança transformacional o líder influencia e é influenciado pelos seguidores.

3. A liderança laissez-faire ocorre quando o líder evita assumir posições e resolver conflitos.

Assinale a alternativa que corresponde à análise correta das afirmações acima:

  • A.

    Somente 1 é verdadeira

  • B.

    Somente 2 é verdadeira.

  • C.

    Somente 3 é verdadeira

  • D.

    Somente 1 e 2 são verdadeiras.

  • E.

    1, 2 e 3 são verdadeiras.

Assinale a alternativa incorreta, com relação às teorias de liderança:

  • A.

    A abordagem dos traços representa o primeiro esforço sistemático de organizar os estudos existentes sobre liderança

  • B.

    Os estudiosos da Universidade de Ohio relegaram a abordagem dos traços propuseram o líder centrado na estrutura versus o líder centrado na consideração.

  • C.

    A liderança informacional é a concepção de que existem fontes de influência em um ambiente que podem servir para agir em lugar da liderança formal ou podem substituí- la.

  • D.

    A liderança transformacional é uma concepção de que a liderança é o produto do carisma, uma característica que inspira confiança nos outros a apoiar as idéias e convicções de um indivíduo que possui esta característica.

  • E.

    A abordagem dos traços de liderança enfatiza os atributos pessoais dos líderes.

Nos esforços direcionados para o treinamento e o desenvolvimento, sabemos que alguns aspectos da personalidade são fundamentais para a elaboração de programas de treinamento. Que aspecto da personalidade os indivíduos usam para adquirir conhecimentos?

  • A. Convicções arraigadas.
  • B. Preconceitos.
  • C. Baixa auto-estima.
  • D. Abertura para a experiência.
  • E. Conservadorismo.

O avaliador não deve permitir se levar pelas características do avaliado. Caso contrário, pode perder a capacidade de interpretar com clareza e neutralidade seus dados. O fenômeno de o avaliador se deixar levar pelo avaliado denomina-se:

  • A. negação.
  • B.

    efeito de halo (ou efeito halo).

  • C. identidade.
  • D. projeção.
  • E. parcialidade.
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