Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas grandes organizações costuma existir o órgão de segurança da organização e a comissão interna de prevenção de acidentes. A segurança do trabalho tem três áreas principais de atividade, que são:
prevenção de doenças, prevenção de riscos, prevenção de incêndios;
prevenção de roubos, prevenção de doenças, prevenção de acidentes;
prevenção de acidentes, prevenção de roubos, prevenção de incêndios;
prevenção de riscos, prevenção de danos, prevenção de furtos;
prevenção de furtos, prevenção de doenças, prevenção de incêndios.
Os procedimentos para realização de pesquisas em organizações são mais complicados do que parecem à primeira vista. Pode parecer simples ir até os empregados, obter suas respostas e interpretá-las, mas a experiência mostra que erros no planejamento da pesquisa podem limitar seriamente a sua utilidade. Quando um procedimento ou instrumento de pesquisa conseguir captar, identificar ou medir aquilo que realmente se propõe, está atendendo ao conceito de:
validade;
confiabilidade;
reparabilidade;
disponibilidade;
fidedignidade.
Na competitividade do mercado atual, o bom funcionário é aquele que, além de atender às demandas, supera exigências. Investir em treinamento e capacitação profissional é o caminho das grandes instituições para garantir o sucesso no mundo dos negócios. Considerandose o treinamento em organizações, marque verdadeiro ou falso:
I - O planejamento do treinamento é decorrência do diagnóstico das necessidades de treinamento.
II - A entrevista de saída ou desligamento de um funcionário também é ocasião para se verificar a existência da necessidade de treinamento.
III - A etapa final do processo de treinamento é a avaliação dos resultados obtidos.
A seqüência correta é:
V, F, V;
F, F, V;
V, V, V;
F, F, F;
F, V, V.
Em diversas organizações, a dinâmica de grupo é um recurso bastante utilizado para proporcionar maior integração entre os membros de uma equipe e maior coesão frente aos objetivos e metas a serem alcançados em prol da organização. Considerando-se o recurso psicodramático, é correto afirmar que:
Moreno considerava que a criatividade não era inerente ao ser humano, mas poderia ser aprendida e desenvolvida através do jogo da cena dramática;
os papéis psicodramáticos a serem interpretados funcionariam como uma persona a fim de proteger a personalidade (self) do sujeito em cena;
utiliza-se do conceito de mentalidade grupal considerando a projeção das fantasias inconscientes de um indivíduo sobre o outro;
sua proposta central centra-se na execução de tarefas a fim de que o grupo possa ser capaz de elaborar suas ansiedades e posição depressiva básica;
solilóquio é uma técnica na qual o protagonista é estimulado a dizer em voz alta sentimentos e pensamentos evocados durante a cena dramática.
A avaliação de desempenho deve mostrar ao funcionário o que as pessoas pensam a respeito do seu trabalho e da sua contribuição à organização e ao cliente. Entre os métodos modernos de avaliação de desempenho, destaca(m)-se:
avaliação participativa por objetivo;
técnica dos acidentes críticos;
escolha forçada;
listas de verificação;
escalas gráficas.
A VI Conferência Internacional de Estatística do Trabalho estabeleceu dois coeficientes para medir, controlar e avaliar os acidentes de trabalho: o coeficiente de freqüência (CF) e o coeficiente de gravidade (CG). A esse respeito, é correto afirmar que:
CF é um índice que relaciona o tempo de afastamento em cada um milhão de homens/horas trabalhadas;
CG significa o número de acidentes com afastamento ocorrido em cada um milhão de homens/horas trabalhadas;
CF significa o número de dias perdidos e computados em cada um milhão de homens/horas trabalhadas;
CG permite fazer comparações sobre o tempo de afastamento com outros tipos e tamanhos de organizações;
a fórmula de cálculo do CF envolve necessariamente número de dias perdidos e número de dias computados.
Sobre a responsabilidade social das organizações, assunto cada vez mais em pauta e discutido no país, é INCORRETO afirmar que:
o balanço social põe em evidência a responsabilidade social da organização;
manifesta-se em atividades de beneficência voltadas apenas para seus funcionários;
diz respeito aos compromissos da organização com a sociedade em geral;
de forma mais intensa, verifica-se nos compromissos assumidos com a sociedade local;
não se limita às relações estabelecidas entre as organizações e seus membros.
Traçando um paralelo entre as atualmente chamadas organizações ômega e organizações alpha e a teoria X e Y que McGregor postulou em 1957, é correto afirmar que:
a teoria Y postula que o trabalho é penoso; as organizações ômega encaram o trabalhador como mão-de-obra braçal;
nas empresas alpha valoriza-se a invenção e criatividade; na teoria X acreditava-se no potencial inovador do ser humano;
segundo a teoria X, o homem é preguiçoso por natureza e, de acordo com as organizações ômega, as pessoas têm liberdade de pensar;
as empresas alpha constituem organizações onde a teoria Y sobre as pessoas é levada em consideração;
afirma-se na teoria X que o ser humano é ocioso e não gosta de trabalhar, enunciado que encontra respaldo no estilo de organização alpha.
A área de RH (recursos humanos) dentro de uma empresa é uma das que mais sofre mudanças, abarcando, inclusive, diversas novas denominações. À capacidade das pessoas em conquistar e manter seus empregos dá-se o nome de:
empresabilidade;
vínculo empregatício;
auto-gestão;
empreendedorismo;
empregabilidade.
As questões da promoção de saúde não decorrem somente de fatores meramente individuais, mas também de manifestações em dimensões coletivas. A legislação trabalhista de vários países, do Brasil inclusive, reconhece a relação de causa e efeito entre vários agentes físicos, químicos e biológicos na produção das doenças ditas ocupacionais. A teoria do estresse, a Psicodinâmica do Trabalho e a Medicina Social Latino-Americana destacam a importância de um conceito como constituindo o ponto central do estudo da interação entre saúde mental e trabalho. Trata-se do conceito de:
somatização;
sincronizadores;
organização de trabalho;
alienação;
síndrome neurótica do trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...