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A avaliação de treinamento que procura aferir, principalmente, as impressões, opiniões e atitudes do treinando face ao treinamento que recebe é chamada de avaliação do nível de
O role-playing é uma técnica de treinamento grupal
Há diversos meios utilizados para processar o levantamento de necessidade de treinamento à luz da análise empresarial. Esses recursos devem ser elaborados em função das características de cada empresa; da filosofia operacional da organização e
A validade de um determinado teste de seleção refere-se ao seu grau de representação da característica pessoal que leva o candidato a preencher satisfatoriamente o critério de desempenho correspondente a determinado cargo. São três os tipos de validade relacionada com os diversos objetivos de um teste: a validade de conteúdo, a validade relativa ao critério e a validade do conceito. A validade relativa ao critério é determinada pela
Raymon V. Lesikar descreveu quatro fatores que influenciam a eficácia da comunicação nas organizações: os canais formais de comunicação, a estrutura de autoridade da organização, a especialização do trabalho e o que Lesikar chama de "propriedade da informação". A expressão propriedade da informação quer dizer que as pessoas
Pela teoria da Liderança Situacional, desenvolvida por Paul Hersey e Kenneth Blanchard, existem quatro estilos que norteiam o comportamento do superior em relação a cada atividade que o colaborador realiza. Tais estilos são
O método de avaliação de desempenho que é baseado em reuniões de um analista em avaliação de desempenho com as chefias visando a identificar as causas e motivos do desempenho de cada colaborador, através da análise de fatos e situações é chamado de método de
O método de avaliação de desempenho da escala gráfica, apesar de reduzir as tendências do avaliador em relação a outros métodos, ainda é sujeito a elas, devido ao seu alto grau de subjetividade. Uma das propensões é o Efeito de Halo que ocorre quando o superior
tende a ser ""bonzinho"" ao avaliar o desempenho dos colaboradores, ou quando usam de muito rigor.
não gosta do colaborador e assim o avalia com pontuações que giram em torno da mediana.
avalia o colaborador levando em consideração somente o desempenho recente, contaminando desta forma todo o histórico de realizações que tal colaborador apresentou durante o período em que está sendo avaliado.
gosta de um colaborador, sua opinião pode ser distorcida em relação ao seu desempenho, gerando sempre uma opinião boa sobre o desempenho do colaborador.
acredita que não há colaborador que possa vir a superar qualquer expectativa de resultado, posto que todos têm algo ainda a desenvolver.
A cultura organizacional
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Um diretor de órgão público sempre premia, de alguma forma, os subordinados que se comportam de acordo com suas expectativas e, ao mesmo tempo, deixa muito claro ser ele o diretor e não aceitar opiniões nem atitudes contrárias às suas determinações.
Nessa situação hipotética de liderança, o referido diretor exerce os tipos de poder
legitimado e de recompensa, decorrentes da posição.
legitimado e de referência, decorrentes da pessoa.
de recompensa e de coerção, decorrentes da pessoa.
de competência e de referência, decorrentes da posição.
de coerção e de competência, decorrentes da posição.
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