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A gestão do clima organizacional é considerada, hoje em dia, o mais eficaz instrumento contra os efeitos negativos do estresse no trabalho. Pesquisas realizadas apontam que o fator do clima considerado o mais estressor é o(a):
elevado nível de exigência.
compartilhamento de crenças básicas.
existência de padrões de comportamentos a serem seguidos.
falta de confiança entre os colegas.
falta de participação nos processos decisórios.
Segundo Hall, Lindzey e Campbell (2000), o vocábulo personalidade apresenta muitos significados populares que podem ser categorizados em poucos tópicos. Assim, quando um funcionário é considerado, dentro de um contexto organizacional, uma personalidade proativa, o uso desse termo caracteriza uma:
perícia social.
impressão saliente.
concepção globalizante.
função integrativa.
determinação biossocial.
Diante de problemas envolvendo um determinado posto de trabalho, um psicólogo resolveu empreender um estudo das condições de trabalho, visando a levantar possíveis discrepâncias entre o trabalho real e o trabalho prescrito. Diante desse pressuposto, a dimensão central do trabalho, objeto de sua intervenção, será a análise das:
tarefas.
especificações.
atividades.
situações.
condições.
Dentre as tarefas desenvolvidas por um psicólogo, voltadas para a promoção de bem-estar e saúde do funcionário, encontram-se a atenção e os cuidados com alguns problemas pessoais, entre os quais o relativo a:
tabagismo.
nutrição inadequada.
questões conjugais.
condições de trabalho precárias.
cobranças de produção em prazos inexeqüíveis.
Alcoolismo e abuso de drogas no local de trabalho constituem, hoje em dia, problemas dos mais relevantes enfrentados pelas grandes corporações, tendo em vista as implicações na deterioração do desempenho, no absenteísmo e em acidentes de trabalho. Ao enfrentar esse desafio, um psicólogo comprometido com o modo psicossocial de atuação nas práticas de saúde mental deverá:
considerar o funcionário como portador de um problema mental.
reconhecer a implicação da família e do ambiente de trabalho no problema.
empenhar-se no sentido de convencer o funcionário a participar dos "Alcoólicos Anônimos".
levar em conta que o funcionário encontra-se doente, inclusive em relação ao trabalho.
estruturar seu plano de trabalho tendo o funcionário como centro do problema.
Em Psicologia Organizacional, a pesquisa conta com vários testes de estatística dedutiva. O mais utilizado para determinar se duas ou mais variáveis podem prever significativamente uma variável do critério é:
Teste t para Grupos Independentes.
Teste t para Correlação.
ANOVA fatorial.
Análise da Variância (ANOVA).
Regressão Múltipla.
Muitos estudiosos sustentam que motivação não é condicionamento e, como tal, não se pode identificar uma fonte externa capaz de prover de energia os comportamentos humanos. Dentro dessa perspectiva, um psicólogo atuando num campo organizacional pode identificar a fonte interna de motivação de um funcionário procurando conhecer o:
sentido que atribui ao seu trabalho.
nível de importância do trabalho para a sua auto-imagem.
grau do seu comprometimento com a organização.
efeito transitório que atribui às recompensas recebidas.
seu sentimento de prazer em relação ao trabalho.
Alguns programas de desenvolvimento organizacional baseiam-se no conhecimento experimental e a abordagem utilizada é o treinamento em laboratório. São fornecidas situações em que os próprios aprendizes experimentam através de suas interações algumas das condições de que estão falando. Este tipo de treinamento tende, assim, a ter um impacto maior sobre eles do que métodos convencionais. Com relação ao método de modelagem de comportamento, é INCORRETO afirmar que:
Ele se baseia nos processos de aprendizado social de observação (reforço vicário) e imitação (modelação).
Ele ensina primeiro o comportamento, assim, a mudança de comportamento antecede a mudança de atitude.
A modelagem de comportamento fundamenta-se em demonstração, explicação, prática e retorno.
O método é usado, por exemplo, para ajudar supervisores a mostrar reconhecimento a um empregado que se sobressai.
A presunção é que mudanças de atitudes devem preceder as mudanças de comportamento.
A importância das necessidades humanas varia conforme a cultura de cada indivíduo e de cada organização. Portanto, a Qualidade de Vida no Trabalho não é determinada apenas pelas características individuais ou situacionais, mas, sobretudo
Os psicólogos Atkins e Katcher elaboraram um teste chamado LIFO (Life Orientations), que permite avaliar o uso que fazemos de nossos atributos positivos e negativos, baseando-se em idéias de Erich Fromm sobre orientação produtiva e improdutiva no relacionamento euoutros. Os quatro estilos LIFO são
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