Questões de Psicologia do ano 2007

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A gestão do clima organizacional é considerada, hoje em dia, o mais eficaz instrumento contra os efeitos negativos do estresse no trabalho. Pesquisas realizadas apontam que o fator do clima considerado o mais estressor é o(a):

  • A.

    elevado nível de exigência.

  • B.

    compartilhamento de crenças básicas.

  • C.

    existência de padrões de comportamentos a serem seguidos.

  • D.

    falta de confiança entre os colegas.

  • E.

    falta de participação nos processos decisórios.

Segundo Hall, Lindzey e Campbell (2000), o vocábulo personalidade apresenta muitos significados populares que podem ser categorizados em poucos tópicos. Assim, quando um funcionário é considerado, dentro de um contexto organizacional, uma personalidade proativa, o uso desse termo caracteriza uma:

  • A.

    perícia social.

  • B.

    impressão saliente.

  • C.

    concepção globalizante.

  • D.

    função integrativa.

  • E.

    determinação biossocial.

Diante de problemas envolvendo um determinado posto de trabalho, um psicólogo resolveu empreender um estudo das condições de trabalho, visando a levantar possíveis discrepâncias entre o trabalho real e o trabalho prescrito. Diante desse pressuposto, a dimensão central do trabalho, objeto de sua intervenção, será a análise das:

  • A.

    tarefas.

  • B.

    especificações.

  • C.

    atividades.

  • D.

    situações.

  • E.

    condições.

Dentre as tarefas desenvolvidas por um psicólogo, voltadas para a promoção de bem-estar e saúde do funcionário, encontram-se a atenção e os cuidados com alguns problemas pessoais, entre os quais o relativo a:

  • A.

    tabagismo.

  • B.

    nutrição inadequada.

  • C.

    questões conjugais.

  • D.

    condições de trabalho precárias.

  • E.

    cobranças de produção em prazos inexeqüíveis.

Alcoolismo e abuso de drogas no local de trabalho constituem, hoje em dia, problemas dos mais relevantes enfrentados pelas grandes corporações, tendo em vista as implicações na deterioração do desempenho, no absenteísmo e em acidentes de trabalho. Ao enfrentar esse desafio, um psicólogo comprometido com o modo psicossocial de atuação nas práticas de saúde mental deverá:

  • A.

    considerar o funcionário como portador de um problema mental.

  • B.

    reconhecer a implicação da família e do ambiente de trabalho no problema.

  • C.

    empenhar-se no sentido de convencer o funcionário a participar dos "Alcoólicos Anônimos".

  • D.

    levar em conta que o funcionário encontra-se doente, inclusive em relação ao trabalho.

  • E.

    estruturar seu plano de trabalho tendo o funcionário como centro do problema.

Em Psicologia Organizacional, a pesquisa conta com vários testes de estatística dedutiva. O mais utilizado para determinar se duas ou mais variáveis podem prever significativamente uma variável do critério é:

  • A.

    Teste t para Grupos Independentes.

  • B.

    Teste t para Correlação.

  • C.

    ANOVA fatorial.

  • D.

    Análise da Variância (ANOVA).

  • E.

    Regressão Múltipla.

Muitos estudiosos sustentam que motivação não é condicionamento e, como tal, não se pode identificar uma fonte externa capaz de prover de energia os comportamentos humanos. Dentro dessa perspectiva, um psicólogo atuando num campo organizacional pode identificar a fonte interna de motivação de um funcionário procurando conhecer o:

  • A.

    sentido que atribui ao seu trabalho.

  • B.

    nível de importância do trabalho para a sua auto-imagem.

  • C.

    grau do seu comprometimento com a organização.

  • D.

    efeito transitório que atribui às recompensas recebidas.

  • E.

    seu sentimento de prazer em relação ao trabalho.

Alguns programas de desenvolvimento organizacional baseiam-se no conhecimento experimental e a abordagem utilizada é o treinamento em laboratório. São fornecidas situações em que os próprios aprendizes experimentam através de suas interações algumas das condições de que estão falando. Este tipo de treinamento tende, assim, a ter um impacto maior sobre eles do que métodos convencionais. Com relação ao método de modelagem de comportamento, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Ele se baseia nos processos de aprendizado social de observação (reforço vicário) e imitação (modelação).

  • B.

    Ele ensina primeiro o comportamento, assim, a mudança de comportamento antecede a mudança de atitude.

  • C.

    A modelagem de comportamento fundamenta-se em demonstração, explicação, prática e retorno.

  • D.

    O método é usado, por exemplo, para ajudar supervisores a mostrar reconhecimento a um empregado que se sobressai.

  • E.

    A presunção é que mudanças de atitudes devem preceder as mudanças de comportamento.

A importância das necessidades humanas varia conforme a cultura de cada indivíduo e de cada organização. Portanto, a Qualidade de Vida no Trabalho não é determinada apenas pelas características individuais ou situacionais, mas, sobretudo

  • A. pelo orgulho em fazer parte da empresa.
  • B. pelo clima de trabalho construído pelo gestor de cada área da empresa.
  • C. pela atuação sistêmica dessas características individuais e organizacionais.
  • D. pelos programas de responsabilidade social promovidos pela empresa junto à comunidade.
  • E. pela construção de relações interpessoais abertas e dirigidas ao bem-estar de todos, sem perder o foco no estabelecimento de metas e resultados que indicarão o sucesso ou insucesso da empresa.

Os psicólogos Atkins e Katcher elaboraram um teste chamado LIFO (Life Orientations), que permite avaliar o uso que fazemos de nossos atributos positivos e negativos, baseando-se em idéias de Erich Fromm sobre orientação produtiva e improdutiva no relacionamento euoutros. Os quatro estilos LIFO são

  • A. controle/organização; influência/dominância; poder de posição/estrutura e análise/programação.
  • B. direção/indução; influência/coerção; controle/organização e análise/programação.
  • C. controle/organização; direção/indução; influência/dominância e persuasão/coerção.
  • D. apoio/concessão; liderança/dominação; conservação/ apego e adaptação/negociação.
  • E. influência/controle; inclusão/aceitação; dominância/ submissão e direção/indução.
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