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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O chefe de um serviço notou mudança negativa no relacionamento entre os membros de sua equipe e, temendo que as dificuldades pudessem interferir na produtividade de seu setor, solicitou imediatamente a intervenção do psicólogo da empresa. Após avaliação, o psicólogo concluiu que havia conflito na equipe e que os funcionários reconheciam que esse conflito se deva a diferenças de objetivos entre eles com possibilidade de haver interferência ativa para provocar obstáculos.
Considerando essa situação hipotética, verifica-se corretamente que o tipo de conflito existente nessa equipe de trabalho é
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Lúcio trabalha na seção burocrática de uma organização cujo volume de trabalho é reconhecidamente excessivo e onde há alto nível de exigência com relação à produtividade, ao mesmo tempo em que não há a cultura do diálogo entre funcionários e administração. Lúcio executa tarefas que envolvem unicamente digitação, cálculo e conferência. Há algum tempo, ele apresentou dores nos membros superiores que foram diagnosticados como tendinite e, a seguir, foram diagnosticadas bursite e tenossinovite. Atualmente, queixa-se de dormência nos dedos e dores constantes nas articulações, que chegam a impedir seu trabalho, o que tem resultado em licenças médicas. O médico do trabalho concluiu que está alterado o sistema modulador da dor de Lúcio e que o paciente apresenta apatia, tristeza e desinteresse generalizado.
Considerando essa situação hipotética, verifica-se que Lúcio apresenta
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Um funcionário público procurou assistência psicológica por indicação médica, com queixas de dores estomacais, insônia, inapetência e irritabilidade. Ao proceder a formulação do caso, o psicólogo fez a análise funcional das respostas indesejáveis e concluiu que essas respostas eram controladas pelo contexto de trabalho, em que o funcionário avaliava suas tarefas como excessivas em termos de quantidade e de complexidade; recebia críticas severas de seu superior por qualquer tipo de falha; e, com freqüência, era humilhado por ele na frente de terceiros.
Com relação a esse caso, assinale a opção incorreta.
O funcionário apresenta sintomas de estresse ocupacional que afetam sua saúde.
A situação vivenciada pelo funcionário e por seu superior caracteriza assédio moral na situação de trabalho.
O funcionário apresenta sintomas físicos e psicológicos que justificam tratamento multidisciplinar.
A análise funcional do caso está equivocada porque focaliza questões ambientais e não orgânicas, às quais se referem as queixas do paciente.
É adequado para o psicólogo, em termos técnicos e éticos, procurar o médico que encaminhou o paciente para discutir com ele aspectos médicos e psicológicos que favoreçam a tomada de decisões para o tratamento do paciente.
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Assinale a opção correta no que concerne ao treinamento.
Um sistema instrucional em contextos organizacionais abrange três subsistemas: planejamento, execução e avaliação de treinamento.
Objetivos instrucionais são elementos fundamentais no desenho de situações de aprendizagem. Um objetivo instrucional é composto de condição, desempenho e critério.
Diz-se que uma avaliação de reação de um treinando foi favorável quando ele alcança objetivos instrucionais do treinamento.
Para Gagné, são quatro as categorias de capacidades humanas treináveis: habilidades intelectuais, estratégias cognitivas, habilidades motoras e atitudes.
Transferência de treinamento define-se como aplicação eficaz de novos conhecimentos, habilidades e(ou) atitudes no trabalho e como impacto do treinamento no desempenho organizacional.
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Assinale a opção incorreta quanto a avaliação de desempenho.
As diversas maneiras de se avaliar o desempenho de indivíduos no trabalho não incluem as medidas objetivas, como número de peças produzidas, número de faltas ao trabalho e quantidade de vendas no período, em organizações e trabalho.
Avaliações subjetivas são feitas geralmente por intermédio de escalas.
Escalas ancoradas em comportamentos são aquelas em que há descrições de comportamentos que ilustram vários pontos de uma escala numérica. Nesse caso, o avaliador deve assinalar o ponto da escala cuja descrição do comportamento mais se aproxime do desempenho da pessoa avaliada.
Na avaliação por listas de verificação, o avaliador precisa observar o comportamento do avaliado e assinalar quais dos desempenhos descritos no instrumento o avaliado apresentou, tal como descrito em cada item.
Escalas mistas ou de padrão misto oferecem ao avaliador uma lista de comportamentos que variam em eficiência. Para cada comportamento, o avaliador deve indicar se o desempenho do avaliado é melhor que o descrito na definição compatível com ele ou pior que ele.
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A psicologia organizacional e do trabalho é uma ciência, pois produz conhecimento sobre fenômenos organizacionais a partir da aplicação do método científico. Além disso, esse campo do saber também é uma área de atuação profissional, que depende da pesquisa para apoiar suas práticas e intervenções em contextos organizacionais e de trabalho. A avaliação da efetividade das intervenções do psicólogo, para ser de qualidade, depende da aplicação do método científico. Para Borges-Andrade e Zanelli (2004), o processo de produção de conhecimento em psicologia organizacional e do trabalho envolve várias etapas: identificação dos problemas de pesquisa, formulação dos objetivos da pesquisa, escolha da(s) abordagem(ns) metodológica(s), busca de locais de pesquisa, definição de fontes e estruturas de coleta e análise de dados, e seleção de estratégias apropriadas de controle da pesquisa.
Acerca do tema do texto acima, assinale a opção incorreta.
Os problemas de pesquisa em psicologia organizacional e do trabalho são oriundos de teorias ou de demandas ou observações feitas por profissionais.
Objetivos instrumentais de pesquisa em psicologia organizacional e do trabalho são aqueles voltados para a construção e a validação de instrumentos ou procedimentos de pesquisa, que serão utilizados em outras pesquisas ou em intervenções em organizações e trabalho.
As abordagens metodológicas qualitativas podem fazer uso de medidas. Em alguns casos, utilizam-se medidas nominais e ordinais como instrumentos de coleta e análise de dados.
Considera-se a coleta de dados por meio de questionários, entrevistas com respostas fechadas, testes e observações com registros sistemáticos uma forma estruturada de obtenção de dados.
Dados de arquivos eletrônicos construídos pela organização, antes da pesquisa, constituem uma fonte primária de dados de pesquisa.
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Os mecanismos envolvidos na definição das características estruturais da organização, de forma geral, podem ser agrupados em mecanismos de divisão e de coordenação. Eles correspondem às duas faces de qualquer processo de organizar.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção incorreta com relação às características estruturais da organização.
O conceito de especialização horizontal refere-se ao modo pelo qual o trabalho executado em cada nível hierárquico da organização é dividido em tarefas individualizadas.
O ajuste mútuo é um mecanismo de coordenação que se realiza por meio da troca, entre colegas, de informações acerca de procedimentos de trabalho.
A hierarquia é definida como um mecanismo de coordenação que define as relações de supervisão existentes em uma organização ou que define a quem cada indivíduo deve se reportar.
Amplitude de controle refere-se a um mecanismo de diferenciação pelo qual se define o número de chefes e subordinados de uma organização.
Pelo mecanismo da centralização, define-se a localização hierárquica da autoridade que tomará decisões na organização. Ela é alta quando o poder decisório está na cúpula da hierarquia organizacional.
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Com base na figura acima, assinale a opção correta acerca de suporte organizacional.
A percepção de suporte organizacional é constituída pelas crenças globais do empregado acerca de quanto o empregador se preocupa com a segurança do trabalhador.
As chefias são os agentes responsáveis pelas percepções de suporte organizacional dos empregados.
Como o comprometimento afetivo é causado pela percepção de suporte organizacional, percepções favoráveis acerca do suporte organizacional causam, necessariamente, maior comprometimento afetivo do empregado com a organização empregadora.
O comprometimento normativo trata de crenças do empregado a respeito de sua dívida social com a organização e a respeito da obrigatoriedade de retribuir favores e recompensas oferecidas pela organização.
O comprometimento organizacional calculativo é aquele cujo foco principal é a profissão do empregado.
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Texto para as questões 37 e 38
Em entrevista à imprensa, um controlador de vôo da navegação aérea de Portugal, NAV, descreveu essa profissão como altamente estressante. O entrevistado enfatiza que algum estresse é necessário para manter o funcionário alerta e relata que ele próprio e quase todos os colegas apresentam sintomas de fadiga e de estresse. Relata ainda que picos de estresse são freqüentes e que muitos controladores estão em situação de burnout, não conseguem dormir, têm medo de errar em serviço e que um dos colegas que vivenciou um acidente há oito anos ainda não consegue falar sobre o assunto.
Acerca do estresse e de outras possíveis conseqüências para os controladores de vôo descritos no texto, assinale a opção incorreta.
Esses controladores podem sofrer perdas cognitivas, incluindo deterioração da memória de curto e de longo prazo.
O burnout pode atingir outros controladores da equipe, porque é conseqüência do estresse ocupacional crônico.
O impacto emocional de um acidente aéreo pode resultar em estresse pós-traumático para os controladores envolvidos.
O estresse será tanto menor quanto menor for a autonomia e o poder de decisão do controlador sobre seu trabalho.
Os padrões de enfrentamento de cada controlador determinam o impacto que os eventos estressores têm sobre seu organismo.
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Texto para as questões 37 e 38
Em entrevista à imprensa, um controlador de vôo da navegação aérea de Portugal, NAV, descreveu essa profissão como altamente estressante. O entrevistado enfatiza que algum estresse é necessário para manter o funcionário alerta e relata que ele próprio e quase todos os colegas apresentam sintomas de fadiga e de estresse. Relata ainda que picos de estresse são freqüentes e que muitos controladores estão em situação de burnout, não conseguem dormir, têm medo de errar em serviço e que um dos colegas que vivenciou um acidente há oito anos ainda não consegue falar sobre o assunto.
Com relação ao texto e à situação de estresse, assinale a opção incorreta.
O entrevistado está certo ao afirmar que determinado nível de estresse é importante para manter a pessoa alerta no serviço.
Os picos de estresse descritos, associados aos sintomas de fadiga, são benéficos aos controladores porque removem a rotina que leva à estafa.
Os controladores de vôo que estão em situação de burnout devem estar apresentando exaustão física e emocional.
Os efeitos do estresse excessivo em controladores de vôo são perigosos porque, entre outras razões, diminuem a concentração e a capacidade de observação.
As catecolaminas liberadas durante os picos de estresse, a longo prazo, podem trazer diferentes tipos de problemas físicos aos controladores.
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