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Cristina RAUTER, "Criminologia e Subjetividade no Brasil" (2003), ao falar sobre o nascimento da criminologia no Brasil, confirma qual das afirmações abaixo?
Em 1868, há noticia de um médico dirigindo uma prisão no Rio de Janeiro.
A partir do século XX, perde força a tendência médica no interior do discurso criminológico.
Com o Código Penal de 1890, o código da República, a real viabilidade da aplicação das idéias liberais foi muito comemorada pelos juristas.
A vinda da família real portuguesa para o Brasil impediu que as grandes transformações liberais influenciassem o Código Penal de 1830.
Todas as características abaixo estão presentes no "Plano para uma casa de inspeção penitenciária" contido no Panóptico de BENTHAM, EXCETO:
Um sino, destinado exclusivamente aos propósitos do alarme.
Luz plena para que cada prisioneiro veja os outros e o inspetor veja todos eles.
Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência e o apartamento do inspetor ocupa do centro.
Qual grupo de objetivos NÃO foi destacado por Jeremy BENTHAN, "O Panóptico" (2000), como uma utilidade de sua Casa de Inspeção?
Punir o incorrigível, encerrar o insano ou confinar o suspeito.
Reformar o viciado, curar o doente ou instruir os que estejam dispostos em qualquer ramo da indústria.
Sediar o governo, abrigar a força policial do Estado ou inspecionar as operações do poder legislativo.
Empregar o desocupado, manter o desassistido ou treinar a raça em ascensão no caminho da educação.
Segundo FOUCAULT (2002), é CORRETO afirmar sobre a técnica do exame:
O exame, quando bem realizado, não precisa registrar em arquivos, documentos e anotações escritas os resultados de sua observação.
O exame estabelece sobre os indivíduos uma visibilidade através do qual eles são diferenciados e premiados individualmente.
O exame combina as técnicas da hierarquia que vigia e as da sanção que normaliza.
O exame é um método educativo, uma prova que permite qualificar o indivíduo para sua reinserção social.
Em "Vigiar e Punir" (2002), os instrumentos abaixo garantem sucesso ao poder disciplinar, EXCETO:
"Em suma, a arte de punir, no regime disciplinar, não visa nem a expiação, nem mesmo exatamente a repressão. [...] Em uma palavra, ela normaliza." (FOUCAULT, Vigiar e Punir, 2002. p.152,153). Segundo este autor, qual conjunto de operações põe em funcionamento a arte de punir no regime disciplinar?
Reeducar, tratar, diferenciar, observar, reinserir.
Educar; diferenciar; tratar; homogeneizar; excluir.
Comparar, hierarquizar, reeducar, tratar, reinserir.
Comparar; diferenciar; hierarquizar; homogeneizar; excluir.
RUSCHE e KIRCHHEIMER, "Punição e Estrutura Social" (2004), afirmam que:
A política penal, do ponto de vista funcional, é independente de uma dada ordem social.
O sistema penal de uma dada sociedade é um fenômeno isolado sujeito às suas leis especiais.
A revisão da política penal, graças ao progresso do conhecimento humano que tornou o problema do tratamento penal mais compreensível, parece estar hoje mais perto de sua realização.
A taxa de criminalidade pode de fato ser influenciada somente se a sociedade está numa posição de oferecer aos seus membros certo grau de segurança e de garantir um nível de vida razoável.
BECCARIA, "Dos delitos e das penas" (2002), DISCORDA da afirmação:
As penas estabelecidas contra os infratores das leis são esses motivos sensíveis.
Toda liberdade dos homens foi entregue ao soberano da nação, para poderem viver com segurança e tranqüilidade na sociedade.
Fizeram-se necessários motivos sensíveis para dissuadir o espírito despótico de cada homem de novamente mergulhar as leis da sociedade no antigo caos.
As leis são condições sob as quais homens independentes e isolados se uniram em sociedade, cansados de viver em contínuo estado de guerra e de gozar de uma liberdade inútil pela incerteza de sua conservação.
A teoria estrutural-funcionalista da anomia e da criminalidade, "Criminologia Crítica e a Crítica do Direito Penal" (1999), afirma que:
o desvio é um fenômeno normal de toda estrutura social.
o comportamento desviante é inútil para o equilíbrio e o desenvolvimento sociocultural.
o fenômeno do desvio é sempre negativo para a existência e o desenvolvimento da estrutura social.
as causas do desvio devem ser pesquisadas em fatores bioantropológicos e naturais, bem como em uma situação patológica da estrutura social.
De acordo com Alessandro BARATTA, "Criminologia Crítica e a Crítica do Direito Penal" (1999), é CORRETO afirmar:
O delito é, para a Escola Clássica, um ente socialmente qualificado, possuidor de uma complexa significação social.
A Escola Positiva se detinha principalmente sobre o delito, entendido como conceito jurídico, isto é, como violação do direito e, também, daquele pacto social que estaria na base do Estado e do direito;
A Escola Liberal Clássica partia da hipótese de um rígido determinismo e sobre esta base a ciência teria por tarefa realizar uma pesquisa etiológica sobre a criminalidade.
LOMBROSO, no seu livro "L'uomo delinqüente" (1876), considerava o delito como um ente natural, "um fenômeno necessário, como o nascimento, a morte, a concepção", determinado por causas biológicas de natureza, sobretudo hereditária.
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