Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A descoberta de Freud acerca da resistência dos pacientes levou-o a formular o princípio fundamental da repressão, descrita como o processo
de expulsão ou exclusão de qualquer idéia, lembrança e desejo inaceitáveis da consciência, deixandoos, no entanto, operar no inconsciente.
que ocorre sempre que o paciente apresenta no processo terapêutico, sintomas de histeria e fuga, deixando o id dominar sua capacidade de realizar conexões positivas.
de bloqueio ou recusa em revelar lembranças dolorosas durante uma sessão livre de associação.
que libera o inconsciente para levar ao consciente conteúdos ainda não acessados, que em sessões de associações livres tornam-se fundamentais para a elaboração de insights.
de bloqueio em identificar situações que podem gerar desconforto racional, revelando a incapacidade do paciente em resolver problemas enfrentados em seu cotidiano e que podem revelar psicopatologias leves.
Existem regras básicas para a interpretação individual do Teste de Bender no adulto, no enfoque projetivo. As hipóteses interpretativas de caráter dinâmico NÃO se aplicam quando
vários sinais concorrem para se chegar a uma inferência, porque um sinal isolado, ainda que considerado significativo, é pouco válido.
há possíveis regularidades no desenvolvimento.
existe baixa escolaridade e, conseqüentemente, escassa experiência com lápis e papel.
vários sinais concorrem para se chegar a uma inferência, para a qual não haja, no protocolo, uma evidência contraditória.
são considerados somente o caráter probabilístico, já que dificilmente apresentam consistência interna, devendo ser confirmados por outros dados da testagem e pela história clínica.
A técnica projetiva de desenho HTP (House-Tree-Person) estimula a projeção de elementos da personalidade e de áreas de conflito dentro da situação terapêutica. Segundo o Manual e Guia de Interpretação, de John N. Buck, o uso desse instrumento é mais adequado para indivíduos com idade superior a
15 anos.
8 anos.
5 anos.
20 anos.
18 anos.
A psicoterapia breve psicodinâmica tem sua origem na psicanálise freudiana. A terapia focal é uma modalidade de psicoterapia breve psicodinâmica que se desenvolveu a partir de contribuições de outros autores. A terapia focal baseia-se nos conceitos de experiência emocional corretiva e efeito carambola, possuindo características técnicas específicas que a distinguem das outras psicoterapias breves psicodinâmicas. O conceito de efeito carambola foi desenvolvido para explicar
o mecanismo de potencialização dos ganhos terapêuticos na Terapia Focal por repetidas experiências emocionais corretivas.
o veículo por meio do qual se processam os tratamentos psicoterápicos.
o fenômeno de transferir, para pessoas e situações do presente, aspectos da vida psíquica ligados a pessoas e situações do passado.
a capacidade do paciente de estabelecer uma relação de trabalho com o terapeuta, em oposição às reações transferenciais regressivas e à resistência.
as respostas psicológicas do terapeuta ao paciente, resultantes de conflitos neuróticos a serem superados.
Dentre as técnicas mais utilizadas na terapia cognitivocomportamental do comportamento adictivo está a Identificação dos Pensamentos Automáticos (PAs), que corresponde a
identificar e delimitar o problema, pensar nas diversas soluções possíveis (tempestade de idéias), examinar os prós e contras para cada solução pensada e, ao escolher a melhor solução possível, colocá-la em prática.
treinar o paciente e solicitar que ele registre seus pensamentos disfuncionais no final do dia ou, de preferência, ainda na vigência do desconforto psicológico, sendo que, no tratamento de comportamento adictivo, o mesmo deve ser feito com relação às fissuras.
identificar crenças sobre drogas, sobre fissuras e as intermediárias e nucleares do paciente, por meio da observação, pinçando um pressuposto do paciente e explorando-o ou aplicando inventários de crenças sobre uso de drogas e sobre fissuras.
investigar (o terapeuta ou o próprio paciente), logo após importante modificação de humor ou surgimento de forte vontade de usar a droga, o que o paciente estava pensando naquele momento, naquela situação, ou seja, quais os pensamentos lhe passavam pela cabeça.
oferecer ao paciente uma grade com os sete dias da semana (uma vez que o paciente concorde em utilizar o método), divididos em intervalos de uma hora, para registrar – monitorar – as atividades realizadas e o grau de satisfação e de competência percebidos em cada atividade, além do seu estado de humor.
Existem diversas técnicas psicoterápicas voltadas para o tratamento do alcoolismo. A abordagem criada com o intuito de auxiliar as pessoas a reconhecerem e fazerem algo a respeito de seus problemas e que propõe intervenções terapêuticas vinculadas a cada estágio de mudança, visando a resolver a ambivalência e a mover os indivíduos em relação à mudança corresponde
aos Grupos de Auto-ajuda.
à Terapia Familiar.
à Entrevista Motivacional.
a Intervenções Breves.
à Psicoterapia Psicodinâmica.
Ao supor a psicopatologia borderline repousando no fracasso do paciente em desenvolver a introjeção de objetos internos com funções de tranqüilização e continência emocional, o objetivo da psicoterapia não é mais o de desfazer ou corrigir introjeções precoces distorcidas, mas de
ajudar a criar introjeções positivas que não puderam ser feitas e que, portanto, nunca existiram
propiciar que o self disponha de objetos empáticos no desenvolvimento da auto-estima normal.
modificar a vulnerabilidade narcísica fundamental ou a auto-estima frágil, evitando a culpa e o autodenegrimento.
tratar traumas precoces, que induzem a representações problemáticas do self e do objeto.
transformar o universo simbólico, tendo em vista a perda da auto-estima como o problema central das pessoas borderlines.
As terapias de orientação analítica, em princípio, são contra-indicadas para pacientes
com atrasos ou lacunas em tarefas evolutivas.
com traços de personalidade ou problemas caracterológicos desadaptativos.
com transtornos leves ou moderados de personalidade.
gravemente comprometidos e, portanto, sem condições cognitivas para trabalhar na busca de insights.
com conflitos internos, predominantemente de natureza edípica, que interferem nas relações interpessoais atuais.
Dentre as técnicas utilizadas na Terapia Cognitiva está a Técnica da Seta Descendente, que consiste
em construir com o paciente um continuum cognitivo (um gráfico linear de 0 a 100 %) para a característica que é avaliada em termos de tudo ou nada.
em fazer com que o indivíduo imagine a conseqüência mais temida e possa reavaliá-la por meio de diversas técnicas cognitivas.
em ressaltar as desvantagens e enfraquecer as vantagens que mantêm uma crença.
em gerar a visualização dos pensamentos em gráficos, para que o paciente discrimine qual sua parcela de responsabilidade em algum resultado.
no questionamento sucessivo sobre o significado de uma determinada cognição até alcançar o seu significado mais central.
A Terapia Cognitiva é um método fundamentado no modelo cognitivo, segundo o qual a emoção e o comportamento são influenciados pela forma como o indivíduo
atua diante de limites.
atua no mundo, considerando sua subjetividade.
posiciona-se frente a outros.
interpreta os acontecimentos.
aceita as experiências de luto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...