Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O trabalho multidisciplinar consiste em
uma proposta em que as fronteiras ficam relativizadas e o fundamento desse espaço de trabalho deve ser procurado na negação e na superação de fronteiras disciplinares.
exploração científica especializada de determinado domínio homogêneo de estudo, isto é, o conjunto sistemático e organizado de conhecimentos que apresentam características próprias nos planos de ensino, da formação, dos métodos e das matérias.
estudar um objeto sob diferentes ângulos, mas sem que tenha necessariamente havido um acordo prévio sobre os métodos a seguir ou sobre os conceitos a serem utilizados, havendo uma justaposição de recursos de uma ou várias disciplinas.
trocas intensas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas, no interior de um projeto específico de pesquisa, tendo por horizonte epistemológico o campo unitário do conhecimento.
uma etapa superior, que não se contenta em atingir interações ou reciprocidade entre pesquisas especializadas, mas que situa essas ligações no interior de um sistema total, sem fronteiras estabelecidas entre as disciplinas.
No Teste de Bender, na criança e no adolescente, Koppitz considera que, no item da linha ondulada, quando há duas ou mais mudanças abruptas na direção da linha de pontos ou círculos, a interpretação corresponde à presença de
expressão típica de crianças bem ajustadas, com desejo de agradar aos adultos e um sentimento de liberdade na escola.
timidez e retraimento.
impulsividade, agressividade, possível atuação.
instabilidade na coordenação motora e na personalidade, por fatores orgânicos e/ou emocionais.
comportamento desajustado, sendo expressão de criança com personalidade egocêntrica.
Como todas as técnicas projetivas, o teste HTP estimula a projeção de elementos
cognitivos, compreendendo duas escalas, verbal e de execução, com seis e cinco subtestes.
ideográficos, colocando o sujeito numa situação imaginária, respondendo a perguntas sobre o que desejaria ser.
não-verbais, sendo constituído por um caderno com 60 itens ou figuras, que representam cada uma um problema, cuja solução deve ser escolhida entre seis alternativas de respostas.
da própria identidade, ao se solicitar o desenho de uma pessoa inteira, sendo a escala utilizada para avaliar o desenho constituída por 73 itens.
da personalidade e de áreas de conflito dentro da situação terapêutica.
Tendo em vista a importância da avaliação de testes psicológicos para a comunidade, o CFP – Conselho Federal de Psicologia elaborou o SATEPSI – Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos, reunindo as principais informações referentes ao assunto. Os seguintes testes estão incluídos na lista dos testes atualmente aprovados:
Questionário Desiderativo; Prova de Nível Mental e Método Gomes.
Bateria de testes de aptidões gerais II – BTAG II; Inventário de interesses de L.L. Thurstone e Teste Zulliger (Sistema Freitas).
HTP; Palográfico e Rorschach Sistema Compreensivo.
Figuras Complexas de Rey; Suplemento para o teste de apercepção temática CAT – S e Inventário de Interesses Kuder.
Teste de personalidade 16 PF; Teste do desenho – Wartegg e Teste de Apercepção Infantil com figuras de animais CAT – A.
Existem diferentes formas de abordagem para o tratamento da drogadição. Não há conceitos ou programas de validade universal. Quando se entende que o adito é um ser que pôs em atividade a parte psicótica da personalidade (pois não responde à prova de realidade, nem à de experiência, não tem consciência da doença ou a tem parcialmente/dissociadamente e vive de acordo com o delírio, que se converte, assim, em sua própria "ideologia de vida", tal como ocorre no psicótico em seu sentido mais clássico), a internação em uma instituição, com um programa especialmente preparado para o tratamento de aditos, é indicada, pois garante a supressão do consumo de drogas, o estabelecimento do limite e a emergência dos estados de abstinência, gerando
dificuldades para o tratamento global do paciente.
depressão endógena a ser tratada após a desinternação.
uma rebeldia que dificultará o tratamento psicoterápico.
conflitos para poder trabalhar terapeuticamente.
a intensificação e cronificação da sintomatologia do paciente.
Na psicoterapia breve, tempo e objetivos são
relativos.
humanizados.
limitados.
curtos.
modestos.
A terapia de comportamento utilizada para reduzir as respostas de ansiedade dos clientes por meio do contracondicionamento é denominada de
terapia centrada no cliente.
terapia de aversão.
treinamento em habilidades sociais.
terapia de insight.
dessensibilização sistemática.
Existem diversas modalidades terapêuticas com pacientes borderline. A abordagem cognitivo-comportamental, utilizando métodos específicos que objetivam trabalhar a impulsividade e a instabilidade emocional, tem conseguido gradativamente espaço e sucesso no tratamento de pacientes borderline, principalmente por meio da terapia dialética comportamental. Essa técnica procura
focalizar a construção de relações de intimidade, a clarificação de metas a serem alcançadas e a possibilidade de remediar as relações familiares, principalmente com pais e irmãos, se possível reduzindo os efeitos de traumas físicos e sexuais ocorridos no passado, mudando, dessa forma, o contexto de aceitação da realidade.
tratar a acentuada vulnerabilidade para perceber insultos e desrespeitos, por parte do borderline, devido ao predomínio do ódio em seu mundo mental, que aparece na relação transferencial/contratransferencial de forma objetiva e subjetiva, dificultando o trabalho analítico e podendo levar ao acting out contratransferencial.
integrar várias modalidades de tratamento, a fim de tentar abarcar globalmente diferentes aspectos e níveis da problemática, sendo denominada também de abordagem multimodal.
indicar hospitalizações mais longas para pacientes autodestrutivos, embora também tenha considerado que hospitalizações parciais possam propiciar experiências ocupacionais, recreativas, sociais, além de experiências emocionais corretivas, minimizando os níveis de suicídio.
oferecer uma referência grupal, uma vez que considera que a patologia borderline resulta de um distúrbio na interação social, sendo que mecanismos defensivos específicos levam a severas distorções da percepção da realidade, manifestando a patologia na realidade social.
O psicodiagnóstico pode ser considerado como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas por meio de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo. Quando o objetivo de uma avaliação psicológica clínica é realizar uma avaliação compreensiva,
o exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente.
são investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas.
procura-se fornecer subsídios para questões relacionadas com "insanidade", competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, entre outras.
procura-se identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.
é determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos.
A terapia rogeriana é apontada como
a que o terapeuta modifica as metas da terapia para iniciar as mudanças comportamentais.
conduzida pelo terapeuta, mesmo este tendo a tarefa de ouvir as idéias do cliente sobre suas dificuldades.
encaminhada pelo terapeuta, já que o cliente vem com o desejo de compreender seus próprios problemas.
dirigida pelo cliente ou centrada no cliente.
a que conta com "intervenções do especialista" para auxiliar no crescimento da pessoa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...