Questões de Psicologia do ano 2009

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Assinale a opção que associa corretamente alguns aspectos associados aos temas ergonomia e psicodinâmica do trabalho.

  • A.

    ergonomia: compreensão da relação dialética do sujeito com o seu trabalho; psicodinâmica: inclusão no trabalho de pessoas com necessidades especiais.

  • B.

    ergonomia: inclusão da discussão sobre os temas sofrimento e prazer; psicodinâmica: prevenção de problemas de saúde, principalmente os da economia somática.

  • C.

    ergonomia: estudo dos ritmos humanos; psicodinâmica: adequação do trabalho com a questão do envelhecimento.

  • D.

    ergonomia: confiabilidade humana; psicodinâmica: sentimento de justiça e de reconhecimento.

Assinale a opção correta, com relação à definição de grupo.

  • A.

    Um grupo é um conjunto de duas ou mais pessoas interagindo para atingir objetivos, como os amigos que se reúnem para jogar futebol.

  • B.

    Um conjunto de pessoas se caracteriza como grupo quanto maior for o número de seus membros e quanto maior for a interação entre eles.

  • C.

    Pessoas formam um grupo, independente da perspectiva de futuro partilhada entre elas.

  • D.

    Pessoas esperando um ônibus em uma parada constituem um grupo porque o objetivo a alcançar é o mesmo.

Assinale a opção incorreta, a respeito dos conflitos na organização.

  • A.

    Em alguns momentos ou contextos, o conflito pode ser considerado necessário para evitar um processo de estagnação.

  • B.

    Um conflito não é apenas impulsionador de agressões, mas pode promover uma percepção e gerar uma nova ação adequada e positiva.

  • C.

    Um conflito pode surgir de uma pequena discussão e tomar proporções hostis e destrutivas.

  • D.

    Um conflito compromete a socialização do grupo quando oferece aos seus participantes a adoção e o envolvimento com uma causa.

Assinale a opção correta, acerca das habilidades associadas à liderança.

  • A.

    Vontade de aprender e de inovar como estilo de liderança ideal para toda e qualquer situação.

  • B.

    Autoconsciência ou percepção de seus potenciais e deficiências, com avaliação constante com respeito ao tipo de poder que exerce e com relação ao seu estilo.

  • C.

    Integração da vida profissional e pessoal revelando autenticidade e confiança, que lhe confere seu poder de líder.

  • D.

    Respeito pelas diferenças de cultura e dos estilos pessoais, como habilidade inata de todo e qualquer líder.

Texto para as questões 27 e 28

Uma empresa vem identificando alguns problemas de satisfação no trabalho por parte dos seus colaboradores devido às políticas administrativas cujos procedimentos estão obsoletos, e cujas normas sem clareza ou desnecessárias têm sido fonte de frustração para os colaboradores da empresa. Soma-se a esse quadro o fato de que as mesmas normas de procedimentos não são exigidas e seguidas por todos na empresa. Sabendo que a satisfação no trabalho depende de dois fatores básicos — de higiene e de motivação —, um psicólogo organizacional pode propor algumas medidas para diminuir as insatisfações dos colaboradores dessa empresa.

Ainda com base na situação hipotética apresentada no texto, assinale a opção incorreta, acerca das sugestões de um psicólogo organizacional concernentes aos fatores de motivação para a empresa.

  • A.

    Fator de motivação: o próprio trabalho produzido. Recomendações: a empresa deve certificar-se de que seus colaboradores acreditam que o trabalho que estão executando é importante e que suas tarefas são significativas, enfatizando que suas contribuições afetam positivamente os resultados da companhia.

  • B.

    Fatores de motivação: a conquista e a realização do colaborador. Recomendações: estabelecer metas, proporcionando aos indivíduos desafios específicos a serem alcançados, com objetivos claros e realistas, para que saibam desde o início o que é esperado deles, fornecer feedback regularmente.

  • C.

    Fatores de motivação: o reconhecimento do trabalho, do tempo e do esforço despendidos. Recomendações: tornar o reconhecimento do trabalho parte da cultura da empresa, elogiar o bom desempenho dos funcionários, para não somente aumentar a produtividade e a satisfação pessoal, mas também reter os talentos.

  • D.

    Fator de motivação: a condição de trabalho. Recomendações: manter os equipamentos e a mobília da empresa atualizados e em boas condições, evitar lotar áreas de trabalho e permitir a cada empregado ter seu próprio espaço pessoal.

Texto para as questões 27 e 28

Uma empresa vem identificando alguns problemas de satisfação no trabalho por parte dos seus colaboradores devido às políticas administrativas cujos procedimentos estão obsoletos, e cujas normas sem clareza ou desnecessárias têm sido fonte de frustração para os colaboradores da empresa. Soma-se a esse quadro o fato de que as mesmas normas de procedimentos não são exigidas e seguidas por todos na empresa. Sabendo que a satisfação no trabalho depende de dois fatores básicos — de higiene e de motivação —, um psicólogo organizacional pode propor algumas medidas para diminuir as insatisfações dos colaboradores dessa empresa.

Com base nessa situação hipotética, assinale a opção incorreta, acerca das recomendações de um psicólogo organizacional focando os fatores de higiene desmotivacionais para a empresa.

  • A.

    Fatores de higiene desmotivacionais: políticas administrativas obsoletas e normas sem clareza ou desnecessárias. Recomendações: propor a publicação das normas distribuindo a todos colaboradores o manual, e garantir que a política administrativa seja justa e que será aplicada igualmente para todos seus integrantes.

  • B.

    Fator de higiene desmotivador: supervisão. Recomendações: identificar comportamentos gerenciais que podem ser tóxicos, como insensibilidade ao próximo, arrogância, falta de habilidade para gerenciar conflitos, e admitir pessoas certas para posições de liderança e treinar os supervisores a fazer uso de feedback.

  • C.

    Fator de higiene desmotivador: salário, os empregados esperam ser pagos, de maneira justa, pelo trabalho que executam. Recomendações: fazer pesquisas de salários e benefícios na mesma área, propor uma política de salário, e freqüência de aumentos e bônus com mais clareza.

  • D.

    Fator de higiene desmotivador: relação interpessoal. Recomendações: aumentar a interação social da organização, criar um lugar confortável para as pausas de lanche ou almoço, criar eventos especiais após o trabalho, e também sugerir que descortesia, comportamento impróprio e comentários ofensivos sejam punidos.

São meios utilizados para o levantamento de necessidades de treinamento/capacitação:

I – Avaliação de desempenho.

II – Questionários.

III – Entrevista com supervisores e gerentes.

IV – Análise de cargos.

  • A.

    Apenas os itens II e IV são falsos.

  • B.

    Apenas os itens I e II são verdadeiros.

  • C.

    Os itens I, II, III e IV são verdadeiros.

  • D.

    Os itens I, II, III e IV são falsos.

  • E.

    Apenas o item I é falso.

O ambiente institucional agrega conflitos no interior dos grupos. Qual o papel do psicólogo ao detectar o poder atuando nessas situações?

  • A.

    Fortalecer o grupo atuando sobre a ideologia instituída.

  • B.

    Fazer circular o foco de ação de poder para que não atue em um único ponto.

  • C.

    Confundir a ação do grupo de poder para minimizá-la.

  • D.

    Reafirmar a ideologia institucional como forma de aproximação dos demais.

  • E.

    Focar a atenção na onipotência do grupo como estratégia de mudança.

O que Bleger chama de sociabilidade sincrética quando se refere ao grupo como instituição e o grupo nas instituições?

  • A.

    O que se coloca de forma independente.

  • B.

    O que se refere a um fundo comum da sociabilidade.

  • C.

    O que permite a iminência do acontecimento.

  • D.

    O que possibilita predizer o tipo de relação.

  • E.

    O que existe durante a falta de interação, no silêncio da comunicação.

A síndrome de Burnout refere-se ao esgotamento da resistência física ou emocional, ou da motivação, geralmente resultado de estresse ou frustração prolongados. Marque a melhor opção para significar um dos três aspectos básicos da síndrome, aquele que ressalta a instalação da frieza e distanciamento emocional.

  • A.

    Exaustão emocional.

  • B.

    Redução da realização pessoal e profissional.

  • C.

    Iminência do acontecimento.

  • D.

    Despersonalização.

  • E.

    Possibilidade de predizer o acontecimento.

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