Questões de Psicologia do ano 2009

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Charan (2008), após várias décadas de observação da forma pela qual os líderes se desenvolvem ou deixam de se desenvolver, chegou à conclusão de que:

I - nem todos podem se tornar líderes;

II - a liderança deve ser desenvolvida a partir de um programa de aulas e instrução;

III - a liderança é desenvolvida por meio da prática e autocorreção;

IV - a liderança ocorre naturalmente com a experiência de muitos anos em uma empresa;

V - o trabalho do CEO requer gigantescos saltos de aprendizado.

De acordo com as concepções do autor, são corretas APENAS as conclusões

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV
  • D. IV e V.
  • E. I, III e V.

De acordo com Mintzberg, existem cinco categorias de bases de poder nas organizações. Além do controle de recursos, da competência ou habilidade técnica e do corpo de conhecimentos críticos de que a organização necessita, identificam-se a(s)

  • A. chefia e a liderança.
  • B. coerção e a recompensa
  • C. meritocracia e o autoritarismo.
  • D. bases de referência e de legitimidade.
  • E. prerrogativas legais e o acesso aos poderosos.

Um grupo de psicólogos estabeleceu uma comparação da forma pela qual a captação de pessoas é desenvolvida na abordagem tradicional e na abordagem por competência. A conclusão do grupo foi que, na abordagem por competência, o(as)

  • A. processo de escolha tem como foco a adequação do indivíduo ao cargo
  • B. candidato é selecionado para atender ao perfil de um cargo específico.
  • C. compromisso da organização é desenvolver a pessoa para determinada trajetória dentro da empresa
  • D. contrato psicológico é construído visando a determinada posição na empresa
  • E. ferramentas de escolha são testes de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao cargo.

Em uma organização, há uma tendência de despedir os funcionários que apresentam algum tipo de problema, mesmo que seja pela primeira vez. Um psicólogo, encarregado de estudar os motivos da alta rotatividade de funcionários e de apresentar soluções para o problema, argumenta pela necessidade de considerar as diferentes bases de poder de French e Raven, envidenciando outras formas de influenciar as pessoas além da ameaça constante de desemprego. Uma delas é o poder de referência, que tem como característica ser um tipo de poder

  • A. com base nas relações que envolvem efetiva sanção ou ameaça por parte do supervisor.
  • B. com base na crença do subordinado em ser recompensado ou favorecido por obedecer ao supervisor
  • C. com base no reconhecimento de que o supervisor ocupa uma posição em que se justifica ter que obedecer a ele.
  • D. com base na identificação pessoal dos subordinados com o supervisor
  • E. em que a influência do supervisor está calcada na abrangência e solidez do conteúdo de suas mensagens.

Ao propor um método de treinamento a ser adotado na organização, um psicólogo argumenta que, diante das necessidades identificadas, o método mais adequado é o da autoinstrução. Conclui-se, então, que a organização necessita de um método de treinamento

  • A. que possibilite buscar o consenso dentro do grupo, estimulando a participação dos trainees
  • B. destinado a tornar a apresentação mais rápida e eficiente, despertando o interesse e estimulando a participação.
  • C. capaz de fornecer feedback imediato aos trainees e ter um ritmo de desenvolvimento individualizado
  • D. capaz de aumentar o nível de energia e de sinergia do grupo e romper com o ambiente frio e impessoal
  • E. capaz de promover a comunicação e a criatividade, interligando o aprendizado com o dia a dia da organização.

Os grupos de funcionários da mesma área, que se encontram com frequência semanal ou mensal a fim de discutir e recomendar soluções para os problemas de trabalho, constituem as(os)

  • A. equipes de trabalho
  • B. equipes de solução de problemas.
  • C. grupos gerenciais
  • D. círculos de qualidade.
  • E. círculos de desenvolvimento de produtos.

O Burnout tem sido entendido como o resultado de um contexto laboral desfavorável, de características individuais, do tipo de enfrentamento utilizado e da relação entre estes elementos. Assim, para atuar em relação a essa Síndrome, deve-se usar um programa de intervenção e prevenção centrado na resposta do indivíduo, que deve consistir na(o)

  • A. aprendizagem de estratégias de enfrentamento adaptativas diante das situações estressantes.
  • B. mudança da situação em que se desenvolvem as atividades.
  • C. mudança do contexto organizativo, político e técnico das funções ocupacionais.
  • D. modificação das condições ocupacionais, da percepção do trabalhador e da forma de enfrentamento diante das situações de estresse.
  • E. aumento da experiência e da capacidade de tomada de decisões dos trabalhadores

Quando o indivíduo desenvolve seu trabalho, seu corpo vai-se modelando às exigências e necessidades mentais, físicas e de relacionamento de cada função. Diante de tais exigências, ocorrem várias manifestações, com forte carga emocional levando a problemas graves, dentre eles a Síndrome de Burnout. Nese contexto, a Síndrome de Burnout é definida como

  • A. estado de exaustão total decorrente de esforço excessivo e contínuo.
  • B. medo contínuo da perda do emprego e sentimento de perseguição
  • C. falta de ânimo, descrença na vida e uma profunda sensação de abandono
  • D. desgaste de energia física ou mental, que pode ser recuperada por meio de repouso
  • E. estado de medo intenso, repentino, acompanhado de imobilidade e sudorese

As reações de estresse são naturais e necessárias para a própria vida, mas em alguns casos são prejudiciais ao indivíduo. Torna-se necessário, por conseguinte, diferenciar os tipos específicos de estresse. Neste sentido, o eustress é definido como tensão com

  • A. equilíbrio entre esforço e realização, mas com baixos resultados e prejuízo para o organismo.
  • B. equilíbrio entre esforço, tempo, realização e resultados
  • C. rompimento do equilíbrio biopsicossocial por excesso ou falta de esforço, incompatível com tempo, resultados e realização.
  • D. rompimento do equilíbrio biopsicossocial por excesso ou falta de esforço
  • E. baixo esforço e baixa realização

Em relação ao tema estresse, concebe-se a existência de três fases distintas: reação de alarme, fase de resistência e fase de exaustão. A fase de exaustão é caracterizada, predominantemente, por:

  • A. insônia e irritabilidade
  • B. falha do mecanismo de adaptação e esgotamento por sobrecarga
  • C. mudanças no humor e diminuição do desejo sexual
  • D. ansiedade e aumento da frequência cardíaca.
  • E. ulcerações no aparelho digestivo e aumento da frequência cardíaca
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