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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de psicologia institucional e comunitária, julgue os itens de 57 a 62.
A psicologia institucional se caracteriza por ser uma prática na qual o psicólogo, na condição de empregado, se limita a executar tarefas determinadas pela própria instituição.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de psicologia institucional e comunitária, julgue os itens de 57 a 62.
Com a migração de psicólogos dos hospitais públicos para as clínicas privadas, observa-se uma redução do interesse pela área da saúde e a diminuição do espaço público e das demandas do contexto social disponíveis.
Ao constituir equipes para discutir os problemas da organização e buscar solução para eles, um psicólogo opta por trabalhar com a técnica de grupo nominal, cuja utilização apresenta, como vantagem(ns)
Um psicólogo realiza a seleção dos integrantes para um novo setor em sua organização. Após duas semanas de convivência, o psicólogo é alertado para um grande problema: o grupo não está conseguindo atingir as metas do setor. Além disso, existem alguns conflitos dentro do grupo. O psicólogo explica que tal situação já era prevista, baseando-se no modelo de desenvolvimento de grupo de Lacoursiere, composto por cinco estágios, entre os quais o estágio de resolução (normalização). Este estágio se caracteriza por um(a)
Diante de uma discussão sobre a teoria de liderança que melhor se aplica ao contexto de sua organização, um psicólogo argumenta favoravelmente à Teoria LPC de liderança, de Fred Flieder. Tal teoria tem como base a(s)
Em uma empresa, um grupo de funcionários aumentou seu grau de coesão. Situações como essa remetem a um fator que contribui para o aumento da coesão de um grupo, que é o fato de haver
Ao discutir a relação entre liderança e confiança nas organizações, Drummond (2007) afirma que a liderança
Após a leitura da obra de Goulart (2002), um psicólogo elencou os fundamentos da metodologia do desenvolvimento de equipes, destacando:
I - vivências que possibilitem o desenvolvimento de autoavaliações e aprofundamento da autopercepção;
II - experiências que possibilitem o desenvolvimento da avaliação do outro e da oferta de feedback construtivo, capaz de criar confiança entre os participantes, para que as questões possam ser tratadas com extrema clareza;
III - valorização da interdependência, do trabalho cooperativo, da sinergia e da polivalência, em contraposição ao estrelismo, ao isolado, ao "melhor que os outros", ao especialista;
IV - questionamento das verdades absolutas, das certezas, do caminho único, do imutável, que passam a ser substituídos pelo questionamento constante.
Correspondem a essa metodologia os fundamentos
Para desenvolver uma intervenção grupal na organização, Fleury (2005) destaca dois métodos que devem ser utilizados por permitirem a escuta de diversas questões trazidas pelo grupo, favorecendo uma evolução como equipe ou time, por meio de uma dinâmica relacional e de um percurso saudáveis, com espontaneidade e criatividade. Tais métodos são:
Ao caracterizar a diferença entre equipes de trabalho e grupos de trabalho, Goulart (2002) afirma que
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