Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, a respeito da resolução de conflitos pela mediação.
A mediação visa à restauração do diálogo e da comunicação, em um procedimento protegido pela confidencialidade, que assegura a dignidade da pessoa, dando-lhe a oportunidade de exercer a experiência humana da inclusão social.
Julgue os itens a seguir, a respeito da resolução de conflitos pela mediação.
Em uma sessão de mediação, proporciona-se às partes uma vivência de escuta qualificada, oferecendo subsídios para cada um formar seu julgamento, em que, enquanto um exerce a fala, o mediador e a outra parte escutam e, assim, todos falam e se escutam.
Julgue os itens a seguir, a respeito da resolução de conflitos pela mediação.
A mediação nos conflitos familiares toma da psicanálise alguns aportes, como sua contribuição específica da escuta e a concepção da singularidade de cada caso, porém não outorga ao mediador a função de interpretação da escuta e da palavra.
Um meio de resolução de controvérsias, referentes a direitos patrimoniais disponíveis, no qual ocorre a intervenção de um terceiro independente e imparcial, que recebe poderes de uma convenção para decidir por elas, sendo sua decisão equivalente a uma sentença judicial é denominado de
Mediação.
Arbitragem.
Conciliação.
Audiência.
Avaliação.
A mediação é um dos vários métodos chamados de alternativos para a resolução de conflito, por se constituir em opção ao sistema tradicional de justiça, sendo que se desdobra em etapas. A etapa denominada Investigação ocorre após a de
Agenda.
Criação de opções.
Avaliação das opções.
Abertura.
Escolha das opções.
Julgue os itens de 101 a 106, acerca de cuidados oferecidos a idosos e crianças.
Os profissionais que recebem idosos em instituições hospitalares nem sempre têm repertório mínimo para lidar com esses pacientes, porque ainda não há legislação que requeira o especial treinamento de equipes de saúde, exceto no caso de geriatras, para atender a população idosa.
Um jovem de 14 anos de idade vive desde os 10 anos de idade em uma comunidade onde é perseguido por um grupo de jovens de sua idade, que já morava nas redondezas quando ele chegou com sua família. Esses jovens correm atrás dele para assustá-lo, colocam-lhe apelidos, jogam pedras nele e, não raro, o espancam em grupo, chegando a machucá-lo muito. Os pais do jovem são humildes, pouco assertivos e temem a reação que os outros pais possam ter caso eles tomem alguma iniciativa contra os jovens agressores. O agredido está sobressaltado, assusta-se com muita frequência, tem muita dificuldade para iniciar o sono e quando dorme tem sonhos perturbados. Está começando, também, a mostrar uma agressividade com acessos de cólera, que nunca apresentou antes.
Acerca do caso acima relatado, da violência e de eventos traumáticos na infância e na adolescência, julgue os itens de 63 a 68.
Um trabalho ambulatorial para treinar o repertório de assertividade em crianças vítimas de agressão física e psicológica perpetrada por seus pares, como acontece com o jovem agredido em questão, contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente, porque, fora do contexto instituído pelo sistema socioeducativo e judicial, treinar a assertividade dos filhos compete apenas à família.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Quem é o cliente do psicólogo quando ele atua no campo do jurídico?
A instituição judiciária.
O juiz.
O promotor.
O sujeito.
O advogado.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Da justiça terapêutica podemos afirmar que:
Constitui novo modelo de enfrentamento da violência e da criminalidade relacionado direta e indiretamente ao uso, abuso e dependência de drogas.
Apresenta-se como um novo tipo de tratamento clínico para os usuários de álcool e de outras drogas.
Paradigma clássico do Direito para aplicar leis a infratores que usam da violência para com suas vítimas.
É uma prática discriminatória e que termina por favorecer a perserguição dos infratores que, em seus delitos, estavam sob o uso de álcool e de outras drogas.
É a maneira que o Estado tem de interferir, visando à cura, na vida privada e na escolha do indíviduo em fazer uso de substâncias psicoativas que causam dependências.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Com relação às penas alternativas, podemos afirmar que:
seu objetivo termina por constranger a liberdade de ir e vir do cidadão.
por serem restritivas de direito, são aplicadas diretamente, quando o crime é considerado de média gravidade.
levam sempre o infrator ao Sistema Carcerário.
seu objetivo essencial não é reduzir a incidência da pena detentiva.
são medidas aplicadas quando o crime é considerado de menor gravidade – os chamados crimes de menor potencial ofensivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...