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Existem várias técnicas de seleção e treinamento. Aquelas relacionadas às tarefas do cargo, como um teste de digitação e a operação de uma empilhadeira, são classificados como
objetivas.
psicodramáticas.
dinâmicas de grupo.
situcionais.
projetivas.
Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais; resistência generalizada à necessidade de mudança interna; dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios; tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes; mais recursos dispendidos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento dos clientes são sintomas de
socialização da cultura organizacional.
disfunções da cultura organizacional.
mecanismos de defesa praticados pelos colaboradores para manifestarem seus descontentamentos com os benefícios aplicados pela empresa.
mecanismos de defesa praticados pelos colaboradores para sinalizarem suas insatisfações quanto às políticas de remuneração praticadas pela empresa.
fontes de informações que devem ser analisadas pelos gestores da empresa, visando a adotar uma ação no grupo de trabalho para que possam apresentar resultados de trabalho mais homogêneos, facilitando assim o desenvolvimento de boas práticas de trabalho percebidas pelo mercado.
O modelo tarefa-pessoas revela que a liderança é um processo social
complexo, que abrange múltiplos comportamentos e que depende tanto do líder quanto dos liderados, entre outros fatores.
que prevê que líder e liderado atuem de forma a revelar seus motivadores para que possam interagir de forma aberta e franca no ambiente de trabalho.
dinâmico, que privilegia a recompensa financeira.
sistêmico, que flutua por diversas ações e reações advindas da forma pela qual colaborador e gestor conseguem desenvolver maturidade para lidar com os conflitos inerentes à execução e à cobrança dos trabalhos a serem realizados.
dinâmico, que evidencia conflitos que devem ser solucionados de forma rápida e sempre com foco dirigido ao alcance dos resultados estabelecidos pela organização.
David McClelland identificou e estudou três necessidades específicas, que se encaixam naquelas propostas por Maslow, ou que a elas acrescentam-se. Essas necessidades específicas são
sociais, estima e higiênicas.
sociais, estima e autorrealização.
realização, poder e associação ou filiação.
higiênicas, sociais e afiliação.
básicas, intermediárias e superiores.
Os autores do DO (Desenvolvimento Organizacional) adotam uma posição antagônica ao conceito tradicional da organização, salientando as diferenças fundamentais existentes entre os sistemas
mecânicos e orgânicos.
autônomos e diferenciais.
fechados e semiabertos.
autônomos e fechados.
democráticos e autoritários.
A Administração por Objetivos (APO) é uma técnica de direção de esforços por meio do planejamento e controle administrativo fundamentada no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa
ajustar seu modelo de remuneração para um modelo flexível que preveja o pagamento de bônus e/ou participação nos resultados.
analisar o potencial de sua equipe visando garantir o alcance dos resultados a serem atingidos.
analisar o risco legal da implantação deste sistema frente às exigências do sindicato.
definir sua missão e valores, para que possa cobrar dos colaboradores uma ação proativa em seus trabalhos.
definir, antes, em que negócio está atuando e aonde pretende chegar.
O tipo de organização linha – "staff" é o resultado da combinação dos tipos de organização
formal e ocasional.
linear e funcional.
clássica e neoclássica.
autoritária e paternalista.
multiprofissional e de governança corporativa.
Em toda organização formal existe uma hierarquia que divide a organização em níveis de
comunicação.
maturidade.
capacidade de influência.
autoridade.
potencial.
A teoria de Expectativa de Victor Vroom apresenta três conceitos: valência, expectativa e força. Valência é
a força objetiva que leva a alcançar metas no ambiente de trabalho.
o grau em que a pessoa acredita ou espera que seus objetivos sejam atingidos.
o grau em que a pessoa julga que seus resultados serão atingidos.
a orientação afetiva em direção a resultados particulares.
o grau de intenção que uma pessoa imprime para ter suas necessidades satisfeitas.
Existem quatro fatores que condicionam o aparecimento dos chamados grupos informais: os interesses comuns; a interação provocada pela própria organização formal, os períodos de lazer e
a necessidade do ser humano em satisfazer suas necessidades de autorrealização.
as práticas de celebrações e comemorações sociais.
a dinâmica dos negócios.
o jogo político presente na relação empresarial.
a flutuação do pessoal dentro da empresa.
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