Questões de Psicologia do ano 2009

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Existem várias técnicas de seleção e treinamento. Aquelas relacionadas às tarefas do cargo, como um teste de digitação e a operação de uma empilhadeira, são classificados como

  • A.

    objetivas.

  • B.

    psicodramáticas.

  • C.

    dinâmicas de grupo.

  • D.

    situcionais.

  • E.

    projetivas.

Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais; resistência generalizada à necessidade de mudança interna; dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios; tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes; mais recursos dispendidos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento dos clientes são sintomas de

  • A.

    socialização da cultura organizacional.

  • B.

    disfunções da cultura organizacional.

  • C.

    mecanismos de defesa praticados pelos colaboradores para manifestarem seus descontentamentos com os benefícios aplicados pela empresa.

  • D.

    mecanismos de defesa praticados pelos colaboradores para sinalizarem suas insatisfações quanto às políticas de remuneração praticadas pela empresa.

  • E.

    fontes de informações que devem ser analisadas pelos gestores da empresa, visando a adotar uma ação no grupo de trabalho para que possam apresentar resultados de trabalho mais homogêneos, facilitando assim o desenvolvimento de boas práticas de trabalho percebidas pelo mercado.

O modelo tarefa-pessoas revela que a liderança é um processo social

  • A.

    complexo, que abrange múltiplos comportamentos e que depende tanto do líder quanto dos liderados, entre outros fatores.

  • B.

    que prevê que líder e liderado atuem de forma a revelar seus motivadores para que possam interagir de forma aberta e franca no ambiente de trabalho.

  • C.

    dinâmico, que privilegia a recompensa financeira.

  • D.

    sistêmico, que flutua por diversas ações e reações advindas da forma pela qual colaborador e gestor conseguem desenvolver maturidade para lidar com os conflitos inerentes à execução e à cobrança dos trabalhos a serem realizados.

  • E.

    dinâmico, que evidencia conflitos que devem ser solucionados de forma rápida e sempre com foco dirigido ao alcance dos resultados estabelecidos pela organização.

David McClelland identificou e estudou três necessidades específicas, que se encaixam naquelas propostas por Maslow, ou que a elas acrescentam-se. Essas necessidades específicas são

  • A.

    sociais, estima e higiênicas.

  • B.

    sociais, estima e autorrealização.

  • C.

    realização, poder e associação ou filiação.

  • D.

    higiênicas, sociais e afiliação.

  • E.

    básicas, intermediárias e superiores.

Os autores do DO (Desenvolvimento Organizacional) adotam uma posição antagônica ao conceito tradicional da organização, salientando as diferenças fundamentais existentes entre os sistemas

  • A.

    mecânicos e orgânicos.

  • B.

    autônomos e diferenciais.

  • C.

    fechados e semiabertos.

  • D.

    autônomos e fechados.

  • E.

    democráticos e autoritários.

A Administração por Objetivos (APO) é uma técnica de direção de esforços por meio do planejamento e controle administrativo fundamentada no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa

  • A.

    ajustar seu modelo de remuneração para um modelo flexível que preveja o pagamento de bônus e/ou participação nos resultados.

  • B.

    analisar o potencial de sua equipe visando garantir o alcance dos resultados a serem atingidos.

  • C.

    analisar o risco legal da implantação deste sistema frente às exigências do sindicato.

  • D.

    definir sua missão e valores, para que possa cobrar dos colaboradores uma ação proativa em seus trabalhos.

  • E.

    definir, antes, em que negócio está atuando e aonde pretende chegar.

O tipo de organização linha – "staff" é o resultado da combinação dos tipos de organização

  • A.

    formal e ocasional.

  • B.

    linear e funcional.

  • C.

    clássica e neoclássica.

  • D.

    autoritária e paternalista.

  • E.

    multiprofissional e de governança corporativa.

Em toda organização formal existe uma hierarquia que divide a organização em níveis de

  • A.

    comunicação.

  • B.

    maturidade.

  • C.

    capacidade de influência.

  • D.

    autoridade.

  • E.

    potencial.

A teoria de Expectativa de Victor Vroom apresenta três conceitos: valência, expectativa e força. Valência é

  • A.

    a força objetiva que leva a alcançar metas no ambiente de trabalho.

  • B.

    o grau em que a pessoa acredita ou espera que seus objetivos sejam atingidos.

  • C.

    o grau em que a pessoa julga que seus resultados serão atingidos.

  • D.

    a orientação afetiva em direção a resultados particulares.

  • E.

    o grau de intenção que uma pessoa imprime para ter suas necessidades satisfeitas.

Existem quatro fatores que condicionam o aparecimento dos chamados grupos informais: os interesses comuns; a interação provocada pela própria organização formal, os períodos de lazer e

  • A.

    a necessidade do ser humano em satisfazer suas necessidades de autorrealização.

  • B.

    as práticas de celebrações e comemorações sociais.

  • C.

    a dinâmica dos negócios.

  • D.

    o jogo político presente na relação empresarial.

  • E.

    a flutuação do pessoal dentro da empresa.

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O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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