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Um modelo de motivação amplamente aceito é a teoria da expectativa. Este modelo declara que a motivação é a consequência
da satisfação de fatores motivacionais e de manutenção.
dos resultados que uma pessoa busca e sua estimativa de que a ação conduzirá aos resultados desejados.
da satisfação das 5 necessidades básicas estabelecidas por Maslow.
da interação de alguns fatores que formam principalmente a satisfação das necessidades classificadas como mais altas.
da interação de alguns fatores que formam principalmente a satisfação das necessidades classificadas como elevada expectativa.
Uma qualidade essencial da seleção por competências é o fato de ser baseada em fatos concretos e mensuráveis como o comportamento. Esse método tem como ferramentas de avaliação a entrevista comportamental e os jogos com foco em competências. Na entrevista comportamental as perguntas são planejadas para obter respostas que tenham
contexto, ação e resultado.
planejamento, análise e indicador de como o candidato atuou para solucionar um dado problema.
estratégia, solução e indicadores de como o candidato atuou para solucionar um dado problema.
percepção, ação e motivadores que indicam comportamentos futuros que o candidato adotará para solucionar problemas semelhantes no seu trabalho.
percepção, motivadores e análise de como o candidato atuará sob pressão diante de um dado problema no seu ambiente de trabalho.
O método de avaliação de desempenho da escala gráfica, apesar de reduzir as tendências do avaliador em relação a outros métodos, ainda é sujeito a subjetividade. Essas tendências são chamadas de propensões do avaliador. Entre elas tem-se a complacência e rigor que ocorre quando
o superior opta por concentrar sua avaliação mediante a percepção de terceiros, tais como: pares, fornecedores e outros gestores; obtendo mais dados e fatos para vir a ser complacente ou rigoroso no seu parecer.
o superior gosta de um colaborador, sua opinião pode ser distorcida em relação ao seu desempenho. Pelo fato de gostar do colaborador, sua opinião quanto ao desempenho é sempre boa.
um superior não aprecia o desempenho de um colaborador e, por isso, sua percepção negativa distorce o valor da avaliação de desempenho.
um superior se detém em avaliar somente os fatos mais recentes ao invés de se manter atento ao período que está sendo sugerido a ser avaliado. Este comportamento pode favorecer ou desfavorecer o colaborador, frente aos resultados que emitiu em curto prazo.
alguns superiores tendem a ser "bonzinhos" ao avaliar o desempenho dos colaboradores, ou quando usam de muito rigor. O resultado é que todos os colaboradores são classificados como ótimos ou péssimos.
Uma técnica de treinamento orientada para o conteúdo é
o treinamento de sensitividade.
o Role-playing.
a instrução programada.
o treinamento de grupos-T.
a simulação.
O treinamento de sensitividade faz parte de uma das principais técnicas de intervenção em Desenvolvimento Organizacional e tem demonstrado ser um dos métodos mais eficazes na melhoria da competência
foco em resultados.
intrapessoal.
técnica.
interpessoal.
automotivação.
Uma explicação completa dos quatro níveis de avaliação de treinamento pode ser encontrada no livro Evaluating training programs, de Donald Kirkpatrick (1998). A avaliação feita com um questionário que mede as impressões dos participantes sobre os programas de treinamento e desenvolvimento com relação a conteúdo, instrutores, materiais e recursos instrucionais, ambiente e instalações é denominada avaliação de
aplicação.
reação.
conhecimento.
resultado.
aprendizado.
Escanear o futuro para antecipar uma nova onda de tendências, que permita incorporar práticas organizacionais que façam as pessoas trabalhar cada vez mais, melhor e mais rápido, é uma preocupação constante. Não por coincidência, as empresas interessadas em projetos de educação corporativa são as que realizam esforços intensos para mapear suas competências críticas e investem em gestão do conhecimento. Para o entendimento simplificado de competência, ela é resultante de três fatores básicos:
formação acadêmica, experiência e motivação.
performance, experiência e motivação.
performance, motivação e preferências organizacionais.
conhecimentos, habilidades e atitudes.
formação acadêmica, experiência e valores.
É possível distinguir dois tipos de conhecimento no ambiente organizacional: o explícito e o tácito. Na visão de Spender (2001), tácito não significa conhecimento que não pode ser codificado, mas que ainda não foi explicado. O autor menciona que o conhecimento tácito, no local de trabalho, apresenta três componentes: consciente, automático e
diversificado.
integrativo.
coletivo.
espontâneo.
assimilado.
Em uma organização, o processo de aprendizagem pode ocorrer nos três níveis: do indivíduo, do grupo e da organização. No nível do grupo, a aprendizagem pode vir a constituir um processo
social partilhado pelas pessoas do grupo.
carregado de emoções positivas ou negativas, por meio de caminhos diversos.
na compreensão e interpretação partilhados pelo grupo interno e externo à organização que o torna institucionalizado e se expressa em diversos artefatos organizacionais, como estrutura, regras e procedimentos.
na aquisição e no desenvolvimento de habilidades físicas para produções e ações.
na aquisição e desenvolvimento da capacidade para articular conhecimentos conceituais sobre uma experiência passada.
Como técnica utilizada principalmente em programas de desenvolvimento gerencial, a avaliação 360 graus consiste em
inferir ações de melhoria para com o trabalho apresentado por todas as equipes envolvidas, focalizando de forma sistêmica ações que fortaleçam a integração e o aumento da sinergia de todos os componentes da corporação para atingirem metas classificadas como de alta complexidade.
identificar os principais problemas de comunicação dos gestores para com o mercado de trabalho.
analisar comportamentos adequados e inadequados apresentados pelos líderes somente sob a ótica dos seus colaboradores.
analisar comportamentos adequados e inadequados apresentados pelos líderes somente sob a ótica dos seus colaboradores e pares.
coletar feedbacks dos comportamentos de liderança dos principais gestores no ambiente interno e externo da organização.
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