Questões de Psicologia do ano 2009

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Um modelo de motivação amplamente aceito é a teoria da expectativa. Este modelo declara que a motivação é a consequência

  • A.

    da satisfação de fatores motivacionais e de manutenção.

  • B.

    dos resultados que uma pessoa busca e sua estimativa de que a ação conduzirá aos resultados desejados.

  • C.

    da satisfação das 5 necessidades básicas estabelecidas por Maslow.

  • D.

    da interação de alguns fatores que formam principalmente a satisfação das necessidades classificadas como mais altas.

  • E.

    da interação de alguns fatores que formam principalmente a satisfação das necessidades classificadas como elevada expectativa.

Uma qualidade essencial da seleção por competências é o fato de ser baseada em fatos concretos e mensuráveis como o comportamento. Esse método tem como ferramentas de avaliação a entrevista comportamental e os jogos com foco em competências. Na entrevista comportamental as perguntas são planejadas para obter respostas que tenham

  • A.

    contexto, ação e resultado.

  • B.

    planejamento, análise e indicador de como o candidato atuou para solucionar um dado problema.

  • C.

    estratégia, solução e indicadores de como o candidato atuou para solucionar um dado problema.

  • D.

    percepção, ação e motivadores que indicam comportamentos futuros que o candidato adotará para solucionar problemas semelhantes no seu trabalho.

  • E.

    percepção, motivadores e análise de como o candidato atuará sob pressão diante de um dado problema no seu ambiente de trabalho.

O método de avaliação de desempenho da escala gráfica, apesar de reduzir as tendências do avaliador em relação a outros métodos, ainda é sujeito a subjetividade. Essas tendências são chamadas de propensões do avaliador. Entre elas tem-se a complacência e rigor que ocorre quando

  • A.

    o superior opta por concentrar sua avaliação mediante a percepção de terceiros, tais como: pares, fornecedores e outros gestores; obtendo mais dados e fatos para vir a ser complacente ou rigoroso no seu parecer.

  • B.

    o superior gosta de um colaborador, sua opinião pode ser distorcida em relação ao seu desempenho. Pelo fato de gostar do colaborador, sua opinião quanto ao desempenho é sempre boa.

  • C.

    um superior não aprecia o desempenho de um colaborador e, por isso, sua percepção negativa distorce o valor da avaliação de desempenho.

  • D.

    um superior se detém em avaliar somente os fatos mais recentes ao invés de se manter atento ao período que está sendo sugerido a ser avaliado. Este comportamento pode favorecer ou desfavorecer o colaborador, frente aos resultados que emitiu em curto prazo.

  • E.

    alguns superiores tendem a ser "bonzinhos" ao avaliar o desempenho dos colaboradores, ou quando usam de muito rigor. O resultado é que todos os colaboradores são classificados como ótimos ou péssimos.

Uma técnica de treinamento orientada para o conteúdo é

  • A.

    o treinamento de sensitividade.

  • B.

    o Role-playing.

  • C.

    a instrução programada.

  • D.

    o treinamento de grupos-T.

  • E.

    a simulação.

O treinamento de sensitividade faz parte de uma das principais técnicas de intervenção em Desenvolvimento Organizacional e tem demonstrado ser um dos métodos mais eficazes na melhoria da competência

  • A.

    foco em resultados.

  • B.

    intrapessoal.

  • C.

    técnica.

  • D.

    interpessoal.

  • E.

    automotivação.

Uma explicação completa dos quatro níveis de avaliação de treinamento pode ser encontrada no livro Evaluating training programs, de Donald Kirkpatrick (1998). A avaliação feita com um questionário que mede as impressões dos participantes sobre os programas de treinamento e desenvolvimento com relação a conteúdo, instrutores, materiais e recursos instrucionais, ambiente e instalações é denominada avaliação de

  • A.

    aplicação.

  • B.

    reação.

  • C.

    conhecimento.

  • D.

    resultado.

  • E.

    aprendizado.

Escanear o futuro para antecipar uma nova onda de tendências, que permita incorporar práticas organizacionais que façam as pessoas trabalhar cada vez mais, melhor e mais rápido, é uma preocupação constante. Não por coincidência, as empresas interessadas em projetos de educação corporativa são as que realizam esforços intensos para mapear suas competências críticas e investem em gestão do conhecimento. Para o entendimento simplificado de competência, ela é resultante de três fatores básicos:

  • A.

    formação acadêmica, experiência e motivação.

  • B.

    performance, experiência e motivação.

  • C.

    performance, motivação e preferências organizacionais.

  • D.

    conhecimentos, habilidades e atitudes.

  • E.

    formação acadêmica, experiência e valores.

É possível distinguir dois tipos de conhecimento no ambiente organizacional: o explícito e o tácito. Na visão de Spender (2001), tácito não significa conhecimento que não pode ser codificado, mas que ainda não foi explicado. O autor menciona que o conhecimento tácito, no local de trabalho, apresenta três componentes: consciente, automático e

  • A.

    diversificado.

  • B.

    integrativo.

  • C.

    coletivo.

  • D.

    espontâneo.

  • E.

    assimilado.

Em uma organização, o processo de aprendizagem pode ocorrer nos três níveis: do indivíduo, do grupo e da organização. No nível do grupo, a aprendizagem pode vir a constituir um processo

  • A.

    social partilhado pelas pessoas do grupo.

  • B.

    carregado de emoções positivas ou negativas, por meio de caminhos diversos.

  • C.

    na compreensão e interpretação partilhados pelo grupo interno e externo à organização que o torna institucionalizado e se expressa em diversos artefatos organizacionais, como estrutura, regras e procedimentos.

  • D.

    na aquisição e no desenvolvimento de habilidades físicas para produções e ações.

  • E.

    na aquisição e desenvolvimento da capacidade para articular conhecimentos conceituais sobre uma experiência passada.

Como técnica utilizada principalmente em programas de desenvolvimento gerencial, a avaliação 360 graus consiste em

  • A.

    inferir ações de melhoria para com o trabalho apresentado por todas as equipes envolvidas, focalizando de forma sistêmica ações que fortaleçam a integração e o aumento da sinergia de todos os componentes da corporação para atingirem metas classificadas como de alta complexidade.

  • B.

    identificar os principais problemas de comunicação dos gestores para com o mercado de trabalho.

  • C.

    analisar comportamentos adequados e inadequados apresentados pelos líderes somente sob a ótica dos seus colaboradores.

  • D.

    analisar comportamentos adequados e inadequados apresentados pelos líderes somente sob a ótica dos seus colaboradores e pares.

  • E.

    coletar feedbacks dos comportamentos de liderança dos principais gestores no ambiente interno e externo da organização.

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