Questões de Psicologia do ano 2011

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Julgue os itens de 88 a 93, considerando os aspectos éticos do trabalho do psicólogo lotado em uma instituição hospitalar do sistema público de saúde.

Ao receber pacientes homossexuais, o psicólogo deve oferecer a eles a oportunidade de tratar sua orientação sexual, com o objetivo de recuperar a heterossexualidade, em algum momento antes, durante ou após o tratamento da queixa primária que motivou a busca de psicoterapia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à atuação do psicólogo no contexto da saúde, julgue os itens subsequentes.

O psicólogo que atua em hospitais deve-se pautar em pressupostos do modelo biomédico para identificar e compreender patologias do corpo e da mente humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em algumas escolas verifica-se a prática de recompensar ou enaltecer os alunos que obtiveram os melhores resultados. Estratégias desse tipo

  • A.

    Em algumas escolas verifica-se a prática de recompensar ou enaltecer os alunos que obtiveram os melhores resultados. Estratégias desse tipo

  • B.

    favorecem a competição, que estimula todos os alunos, igualmente, a apresentar seu melhor desempenho.

  • C.

    valorizam o desenvolvimento e o emprego adequado de diferentes estratégias de aprendizagem.

  • D.

    prestigiam os alunos disciplinados, automotivados e os ensinam a estabelecer metas de aprendizagem.

  • E.

    desconsideram o esforço e desmotivam aqueles que podem não ter as mesmas condições que os demais.

De acordo com Telma Weisz (2002), quando, numa atividade para verificar uma aprendizagem determinada, a maioria dos alunos vai mal, é certo que o professor não está acertando e precisa rever o seu encaminhamento. E, no caso da maioria dos alunos ir bem e alguns não, a conduta esperada da escola é

  • A.

    separar esses alunos do restante da classe, de modo que possam se estimular mutuamente sem a imposição do ritmo dos outros.

  • B.

    oferecer aos alunos outras atividades específicas, em classe ou em espaços alternativos, que possibilitem a superação de suas dificuldades.

  • C.

    deslocar esse professor para o atendimento especial a estes alunos que demonstram maior dificuldade de aprendizagem.

  • D.

    cuidar para que os mais lentos não atrapalhem o ritmo de aprendizagem dos mais rápidos, causando um prejuízo para toda a classe.

  • E.

    estipular um prazo para o professor trabalhar novamente com todos e propor uma atividade semelhante, verificando como vão os alunos.

A diferenciação pedagógica consiste em diversificar as atividades e as formas de agrupamento de tal maneira que todos sejam, simultaneamente, orientados em suas aprendizagens e acompanhados na conquista de sua autonomia. Ela é necessária porque

  • A.

    a riqueza da instituição escolar é a constituição de grupos nos quais se conjuguem direito à semelhança e direito à diferença, objetivos comuns de aprendizagem e acesso de cada um à capacidade de trabalhar e de ‘pensar por si mesmo’.

  • B.

    a qualidade de um trabalho pedagógico, o cuidado dedicado à sua elaboração, a precisão em sua execução não são, de modo algum, elementos suplementares que possibilitariam o acesso à inteligibilidade das coisas, a um verdadeiro conhecimento do mundo.

  • C.

    o trabalho escolar sempre comporta uma tarefa visível, quase sempre avaliada, mas que não é suficiente para explicar a natureza do trabalho intelectual esperado, que, por sua vez, deve favorecer a aprendizagem proposta.

  • D.

    a classe é um coletivo que deve dispor de momentos de trabalho comuns, o que não significa que se possa individualizar completamente o funcionamento de uma classe e a interação entre as pessoas requer que se construa uma linguagem compartilhada.

  • E.

    a sala de aula, no conjunto de suas atividades, é uma aprendizagem da democracia, que deve possibilitar aos alunos aprender a construir-se na sua individualidade e a definir as regras de convivência.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 56 e 57.

As redes sociais como Orkut e Facebook reúnem virtualmente, em torno das telas dos computadores, jovens e adolescentes que fazem usos mais ou menos interessantes das possibilidades que elas oferecem. Entre as questões que o uso dessas redes têm levantado está o imediatismo com que esses usuários se colocam e a pouca consciência que demonstram ao postar rapidamente aquilo que estão fazendo, pensando ou sentindo no momento. Usos indevidos das redes têm sido cenário de conflitos que repercutem fortemente nas escolas. Certa vez, um aluno de Ensino Médio criou um falso perfil no Orkut de um de seus professores e começou a interagir virtualmente com colegas da turma, com outros professores e até com familiares desse professor. Nesses contatos utilizou, em nome do docente, linguagem imprópria e fez comentários inadequados. Ninguém sabia quem era o responsável por isso.

A maneira com que os adolescentes se colocam nas redes sociais revela algumas vezes confusão e promiscuidade entre o espaço público e o privado. Esses casos preocupam educadores por remeter a uma ausência de limites que

  • A.

    dificulta a percepção dos obstáculos existentes, que precisam ser transpostos para se atingir a maturidade.

  • B.

    compromete a constituição da própria identidade, que está ligada ao exercício de sua intimidade, ao reconhecimento e ao respeito da individualidade do outro.

  • C.

    confunde os alunos a respeito do que é ou não moralmente pertinente pensar sobre seus colegas e professores.

  • D.

    estimula os jovens a uma maior descentralização, processo que não favorece o desenvolvimento do autoconhecimento.

  • E.

    propicia a internalização equivocada de fronteiras entre o eu e o outro que desestabilizam o processo de autonomia do sujeito.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 56 e 57.

As redes sociais como Orkut e Facebook reúnem virtualmente, em torno das telas dos computadores, jovens e adolescentes que fazem usos mais ou menos interessantes das possibilidades que elas oferecem. Entre as questões que o uso dessas redes têm levantado está o imediatismo com que esses usuários se colocam e a pouca consciência que demonstram ao postar rapidamente aquilo que estão fazendo, pensando ou sentindo no momento. Usos indevidos das redes têm sido cenário de conflitos que repercutem fortemente nas escolas. Certa vez, um aluno de Ensino Médio criou um falso perfil no Orkut de um de seus professores e começou a interagir virtualmente com colegas da turma, com outros professores e até com familiares desse professor. Nesses contatos utilizou, em nome do docente, linguagem imprópria e fez comentários inadequados. Ninguém sabia quem era o responsável por isso.

Diante dessa situação, a atuação mais adequada da escola seria

  • A.

    ignorar o acontecimento, por ter ocorrido fora do ambiente escolar, e esperar que a brincadeira terminasse por si mesma, evitando, assim, ampliar sua disseminação na escola.

  • B.

    denunciar para todos os alunos que tal prática equivale a crime e explicitar que caso os autores não se entregassem o caso seria levado para a polícia investigar e localizar os culpados.

  • C.

    atuar coletivamente de forma que todos os professores pudessem revelar sua indignação com o fato, promover debate sobre ética e, ao final, enfatizar que esperavam que o falso perfil fosse retirado.

  • D.

    convocar uma reunião de pais para relatar o que estava ocorrendo e pedir a parceira dos mesmos, indicando que deveriam proibir por algum tempo que seus filhos utilizassem computador.

  • E.

    entrevistar individualmente diferentes alunos procurando pistas ou denúncias que levassem ao autor, de modo a estabelecer algumas consequências que ele deveria assumir em função de seu ato.

Um professor de ensino médio comenta na sala dos professores: Acabei de fechar as médias. Ainda bem que quase todos meus alunos tiraram C, apesar de uma boa leva ter tirado D. A é mesmo para poucos. Esse tipo de observação revela uma concepção de avaliação restrita, preocupada principalmente em

  • A.

    discriminar alunos em condições ou não de acompanhar o próximo ano letivo.

  • B.

    identificar lacunas e causas de dificuldades de aprendizagem.

  • C.

    evidenciar os resultados alcançados ao longo de um período de aprendizagem.

  • D.

    replanejar o trabalho pedagógico em função dos acertos e erros percebidos.

  • E.

    favorecer o desenvolvimento da capacidade de se autoavaliar.

O professor de Psicologia do Ensino Médio chega animado à sala de aula após preparar uma aula em que relaciona uma obra literária, lida pelos alunos com o professor de literatura, e a teoria psicanalítica, que pretende apresentar a seus alunos. Fica desapontado ao perceber que os alunos não se envolvem com a questão. Diante do desinteresse e da falta de motivação explicitada pelos alunos, o professor deve

  • A.

    chamar a atenção da classe pela falta de compromisso dos jovens com a própria educação e pela falta de respeito com o trabalho docente, pedindo silêncio para continuar seu trabalho.

  • B.

    seguir conforme o planejado nesse momento e, nas aulas seguintes, procurar desenvolver atividades mais leves e prazerosas, capazes de motivar de imediato seus alunos.

  • C.

    perguntar aos alunos por que estão desinteressados, mostrar-se disposto a ouvi-los e promover uma ampla discussão sobre a função da escola e seu papel na formação dos jovens cidadãos.

  • D.

    lançar desafios para que os alunos levantem hipóteses ora sobre o texto lido, ora sobre psicanálise e, ao construírem respostas que as articulem, explicitar seus objetivos com essa aula.

  • E.

    procurar refazer seu planejamento no curso da aula e apresentar, de forma clara, as definições de alguns conceitos da psicanálise.

As propostas de trabalho em sala de aula e as atividades planejadas pelos professores precisam adquirir valor pedagógico. De acordo com Telma Weisz (2002), uma das condições importantes para que isso se efetive é

  • A.

    o planejamento das aulas em consonância com o PPP (projeto político pedagógico) da escola e o atendimento aos objetivos de ensino em relação aos conteúdos curriculares pre-viamente determinados pela coordenação.

  • B.

    a preparação do material pedagógico com o cuidado de eliminar todas as questões e dúvidas que possam surgir para os alunos, facilitando a absorção dos conteúdos.

  • C.

    a organização de atividades consistentes que incidam sempre sobre o cotidiano dos alunos, atendo-se ao universo que eles conhecem bem.

  • D.

    o trabalho em grupo que facilita a aprendizagem entre pares e garante que, com o auxílio do colega, todos concluam a atividade proposta.

  • E.

    a elaboração de situações de modo que os alunos mobilizem diferentes conhecimentos e ideias para pensar sobre o que está sendo ensinado.

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