Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma equipe multifuncional é formada por profissionais
de diferentes níveis hierárquicos, que se reúnem para uma tomada de decisão estratégica.
que utilizam a tecnologia de informação para reunir membros fisicamente dispersos, para atingir objetivos comuns.
de igual nível hierárquico, mas oriundos de diferentes setores da organização, que se reúnem para cumprir uma tarefa.
que se reúnem para discutir meios de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho.
com atividades muito relacionadas e interdependentes, que assumem responsabilidades de supervisão mútua.
As teorias cognitivistas sobre motivação, pressupõem que os indivíduos
procurem liberar suas tensões, evitando punições.
respondem no presente de acordo com respostas aprendidas no passado.
possuem representações internalizadas de seu ambiente.
possuem comportamento não direcionado.
são estimulados somente por recompensas financeiras.
Várias perspectivas são consideradas para o estudo e compreensão da liderança. A abordagem do comportamento pressume que
certos comportamentos do líder serão eficientes não importando qual a situação.
certas características das pessoas farão delas bons líderes.
certos comportamentos do líder definem sua estrutura motivacional.
certas características das pessoas possibilitam o controle de situações junto à equipe.
certos comportamentos do líder facilitam o alcance dos objetivos.
O poder de liderança pode ter origem em duas fontes: o poder de posição e o poder pessoal. O poder de posição pode ser dividido em três subtipos: o poder
de realização, de decisão e motivacional.
de especialização, de referência e de influência.
técnico, carismático e de empowerment.
de transformação, de mando e de comunicação.
legítimo, de recompensa e coercitivo.
A segurança no trabalho é definida como: uma série de medidas técnicas, médicas e psicológicas, destinadas a prevenir os acidentes profissionais, educando os trabalhadores de maneira a evitá-los, como também procedimentos
para aumentar a lucratividade da empresa, por meio da diminuição de gastos com despesas médicas.
capazes de eliminar as condições inseguras do ambiente de trabalho.
que exerçam o poder de inibir os trabalhadores a adotarem comportamentos de risco no ambiente de trabalho.
rígidos para inibir condutas inadequadas dos trabalhadores na execução do trabalho.
ergonômicos que viabilizem o alcance de resultados diferenciados para a empresa.
As equipes de trabalho, após seu nascimento ou sua formação, passam por diferentes fases até atingir o estágio em que o desempenho das tarefas é favorecido. Tais fases são: formação, conflito, normatização, desempenho e desintegração. A fase de normatização se caracteriza
pela efetiva execução das atividades.
pelo início do processo de ajuste ou negociação entre os membros da equipe.
pela necessidade dos membros da equipe de realizarem contatos com vistas à realização do trabalho.
pela coesão e identificação dos membros da equipe.
pela definição clara dos papéis, responsabilidades, metodologias de trabalho e processo de relacionamento interpessoal.
Distinguem-se atualmente em psicodinâmica do trabalho dois tipos de julgamento (Dejours, 1993b):
percepção e sensação.
conformidade e rejeição.
utilidade e beleza.
conformidade e percepção.
aceitação e rejeição.
A Psicopatologia do Trabalho é levada a pesquisar em primeiro lugar o que, no Trabalho, está dialeticamente oposto
à motivação.
à sobrevivência.
à necessidade.
ao desejo.
à organização.
Há dois grupos de indicadores de reações de estresse no trabalho. Os relacionados com
os fatores negativos diagnosticados na pesquisa de clima organizacional e aqueles associados à utilização dos programas de qualidade de vida.
as condições materiais e aqueles associados às condições financeiras oferecidas ao trabalhador na empresa.
o estilo de gerenciamento oferecido e aqueles associados às políticas de motivação e remuneração.
fatores negativos diagnosticados na pesquisa de clima organizacional e aqueles associados ao índice de afastamento por doenças crônicas.
as condições de saúde e aqueles associados ao desempenho do trabalhador na empresa.
Freudenberger criou a expressão Staff Burnout para descrever uma síndrome composta por
estresse, dissociação psíquica e paranoia em trabalhadores da saúde mental.
exaustão, desilusão e isolamento em trabalhadores da saúde mental.
alucinações (auditivas e visuais), dissociação psíquica e fobia em trabalhadores da saúde mental.
fuga, pânico e dissociação psíquica em trabalhadores da saúde mental.
alucinações (auditivas e visuais), sentimento de perseguição e pânico em trabalhadores da saúde mental.
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