Questões de Psicologia do ano 2011

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Milhares de crianças são atendidas por psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, pediatras e outros profissionais que desenvolvem várias formas de avaliar, atender e tratar as crianças que fracassam [na escola] (Machado, apud Aquino, 1997).

O fenômeno descrito neste texto chama a atenção para a

  • A.

    carência cultural e afetiva de grande parte da população, que se vê forçada a recorrer a especialistas para supri-las e viabilizar a aprendizagem das crianças.

  • B.

    competência da escola em lidar com as diferenças, os diversos de ritmos de aprendizagem e as questões disciplinares de seu cotidiano.

  • C.

    importância de se cuidar bem de nossas crianças, oferecendo a elas a oportunidade de serem avaliadas por múltiplos profissionais.

  • D. tendência, perigosa, de tornar natural um fracasso que é historicamente produzido pela própria estrutura escolar.
  • E.

    parceria produtiva que deveria ser mais orgânica entre os sistema de ensino e de saúde que atendem as crianças e jovens do País.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 50 e 51.

A professora de história do 2º ano do Ensino Médio se surpreende positivamente com a capacidade de análise e crítica de seus alunos em discussão sobre filme que aborda dilemas morais e pessoais durante a Segunda Guerra Mundial. Ao final da aula, no entanto, ela vê os mesmos alunos “brincando” de virar do avesso a mochila de alguns colegas e fica perplexa com a situação.

A adolescência se caracteriza pela dualidade que tem, como um de seus exemplos, a situação relatada no texto. As especificidades desse período do desenvolvimento são

  • A.

    herdadas das sociedades tribais que, por não reservarem um período determinado para a adolescência, acabam por infantilizar os jovens adultos.

  • B.

    construídas culturalmente em sociedades que, por seu estilo de desenvolvimento, necessitam estender o período de preparação para a vida adulta.

  • C.

    desenvolvidas em função da dificuldade dos pais de, por identificação com os filhos, acatarem o rompimento necessário ao seu amadurecimento.

  • D.

    estabelecidas arbitrariamente, por conta das constantes oscilações de humor típicas dessa faixa etária, em todos os tipos de sociedade.

  • E.

    marcadas por uma incompreensão da sociedade, dados os descontroles próprios dessa fase, até que os rituais de passagem sejam completados.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 50 e 51.

A professora de história do 2º ano do Ensino Médio se surpreende positivamente com a capacidade de análise e crítica de seus alunos em discussão sobre filme que aborda dilemas morais e pessoais durante a Segunda Guerra Mundial. Ao final da aula, no entanto, ela vê os mesmos alunos “brincando” de virar do avesso a mochila de alguns colegas e fica perplexa com a situação.

A perplexidade inicial da professora levou-a a compreender que o mais adequado para lidar com os adolescentes seria

  • A.

    lançar mão de postura típica de educador que lida com crianças, de forma a marcar discordância com a infantilidade do ato.

  • B.

    manter sempre a interlocução em um nível intelectual elevado, para que os alunos não se sintam tratados como crianças.

  • C.

    reconhecer a ambiguidade dessa etapa da vida humana e fornecer parâmetros de adequação, buscando utilizar uma linguagem que seja compreendida por eles e os estimule.

  • D.

    estabelecer limites claros tanto para as transgressões adolescentes quanto para suas conjecturas intelectuais, ainda imaturas e onipotentes.

  • E.

    centrar-se exclusivamente nos conteúdos de história, não dando margens para muita reflexão que disperse e abra espaço para brincadeiras em aula.

As escolas recebem alunos com diferentes vivências, com diferentes expectativas, com diferentes sonhos, com diferentes valores, com diferentes culturas e com diferentes hábitos. E este conjunto de diferenças é causador de conflitos que, quando não trabalhados, provocam uma manifestação violenta. Neste caso, segundo Álvaro Chrispino (2007), é importante que a escola não só identifique a existência de situações de conflito mas também procure

  • A.

    identificar os culpados para serem devidamente punidos.

  • B.

    inibir os causadores do conflito para evitar novas ocorrências.

  • C.

    identificar as circunstâncias que derivam do conflito ou redundam nele.

  • D.

    suprimir os fatores que contribuem para a manifestação do conflito.

  • E.

    reconhecer o conflito como uma anomalia do controle social.

Um professor pergunta a um colega se os adolescentes que deixaram de lidar na infância com relações de autoridade estão “perdidos” para a moralidade. Para ele, esse é um processo irreversível. O colega responde, acertadamente, que

  • A.

    sim, porque essa é uma ideia determinista, válida para explicar o ser humano.

  • B.

    sim, pois a psicologia postula que os eventos da infância são de fato determinantes.

  • C.

    sim, porque o homem tende sempre a ser regido por uma variável instrumental.

  • D.

    não, porque o processo educativo é uma constante na vida dos indivíduos.

  • E.

    não, porque a moralidade é multideterminada, não se atendo a uma única causa.

Considere:

I. Coletar, via provas, dados referentes ao nível de desempenho dos alunos em diferentes disciplinas e séries.

II. Buscar, via questionários, informações contextuais sobre os alunos, as turmas, os professores, os diretores e as escolas que permitam identificar os fatores associados ao desempenho desses alunos.

III. Avaliar o universo ou apenas uma amostra representativa do alunado em diferentes séries e disciplinas do ensino fundamental e do ensino médio.

IV. Universalizar o acesso à escola.

V. Ampliar a equidade e a eficiência do sistema educacional.

As principais características dos sistemas de avaliação da Educação Básica, com base no acima descrito, são apresentadas APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III, IV e V.

O IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) é um indicador de qualidade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, cuja função é fornecer um diagnóstico da situação das escolas da rede estadual paulista nesses níveis de ensino, indicando os aspectos que precisam ser aprimorados a cada ano. O IDESP é formado por dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o fluxo escolar. Esses critérios foram selecionados para compor o IDESP em razão de indicarem, respectivamente,

  • A.

    o quanto os alunos aprenderam e em quanto tempo.

  • B.

    a adequação do currículo ao perfil dos alunos e a trajetória escolar.

  • C.

    o perfil cognitivo dos alunos e a retenção/evasão.

  • D.

    as estratégias de ensino e a gestão da aprendizagem.

  • E.

    os níveis de proficiência e o cálculo da defasagem idade-ano escolar.

Professoras pediram à coordenadora pedagógica exemplos práticos de como saber se os alunos aprenderam os conceitos, já que são conteúdos de aprendizagem de caráter abstrato. A coordenadora pedagógica respondeu: − Não dá para se olhar dentro da cabeça dos alunos para ver se lá existem conhecimentos ou conteúdos. Só se consegue saber isso se o aluno fizer alguma coisa que indique para nós, professores, que ele domina esses conhecimentos porque sabe empregá-los. Isso que o aluno demonstra ou faz corresponde, exatamente, ao que se chama de competência. Por exemplo: identificar a teoria piagetiana em um texto, explicar os aspectos fundamentais dessa teoria, identificar os conceitos básicos nela utilizados etc.

Em relação à aprendizagem de conceitos e princípios, é correto afirmar que esses conceitos são aprendidos

  • A.

    de forma espontânea e, se não forem realizadas constantemente atividades para estimular a memória, corre-se o risco de que sejam esquecidos com facilidade.

  • B.

    pelo aluno quando este é capaz de reproduzir de forma mnemônica as ideias e princípios transmitidos pelo professor em situações de avaliação inicial, reguladora e final.

  • C.

    por meio de atividades propostas pelo professor que sejam complexas e promovam uma intensa atividade favorecendo as relações entre o professor, o aluno e o conhecimento científico.

  • D.

    quando se é capaz de utilizá-los para a interpretação, compreensão ou exposição de um fenômeno ou uma situação independentemente de se enunciar sua definiação.

  • E.

    para promover a interpretação de um fenômeno nas situações reais em que ele se manifesta e a aprendizagem pode ser facilitada pela realização de exercícios de repetição verbal.

Duas professoras estudavam como aprender e ensinar competências e uma delas queria um exemplo de competências atitudinais. A outra respondeu: As competências atitudinais dizem respeito às atitudes que precisamos ter diante da atividade argumentativa, notadamente ao respeito à ética que qualquer debate sério requer. Entendeu?

A professora ouviu e disse que sim, que competências atitudinais envolvem, por exemplo,

  • A.

    encontrar, interpretar e buscar informações capazes de solucionar nossos problemas; saber investigar dados para se situar diante do que se quer conhecer; avaliar se os conhecimentos assim obtidos alcançaram os fins propostos.

  • B.

    ouvir, respeitar e responder às ideias e argumentos dos outros; apresentar claramente as suas ideias, justificando-as de maneira sistemática; aceitar que suas ideias e argumentos sejam discutidos e avaliados pelos outros.

  • C.

    conhecer o significado dos conceitos empregados nas diferentes disciplinas do currículo escolar; utilizar adequadamente o vocabulário das várias matérias.

  • D.

    analisar textos e sintetizá-los; conseguir interpretar os textos lidos; elaborar exposições adequadas, articulando as principais ideias do texto.

  • E.

    levantar hipóteses e deduzir conclusões, analisar parte e todo, estabelecer comparações, realizar análises e sínteses, ordenar e classificar do maior para o menor e vice-versa.

Para desenvolver uma proposta pedagógica baseada na solução de problemas, o professor precisa adotar algumas premissas, entre as quais:

I. O problema deve ter relação direta com o conteúdo a ser aprendido.

II. A solução do problema deve ser logicamente derivada do problema.

III. Os problemas devem ser apenas de natureza perceptiva ou conceitual.

IV. A solução para o problema deve ser uma e apenas uma.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

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