Questões de Psicologia do ano 2011

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O assédio moral no trabalho é, ao mesmo tempo, um fenômeno relativo às esferas individual, organizacional e social, e os seus impactos e prejuízos são arcados ou imputados em diferentes graus sobrepostos. No nível organizacional podem-se citar os seguintes efeitos nocivos:

  • A.

    afastamento de pessoal por doenças e acidentes de trabalho; aumento dos casos de estresse e depressão; turnover com custo de reposição e custos de imagem para os clientes.

  • B.

    perda do emprego; sentimento de nulidade e de injustiça; alcoolismo e agressividade.

  • C.

    afastamento dos familiares; alcoolismo; descrença e apatia.

  • D.

    perda do emprego; sentimento de nulidade e de injustiça; descrença e apatia.

  • E.

    sentimento de inutilidade; desprezo social; afastamento familiar e perda de clientes.

Para Álvaro Chrispino (2007), se o conflito é inevitável, devemos aprender o ofício da “mediação de conflito”, entendido como o procedimento em que

  • A.

    o mediador, nomeado pela equipe gestora da escola, induz atitudes de tolerância e responsabilidade para uma nova ordem social ao investigar, identificar e punir os causadores do conflito.

  • B.

    os participantes, com a assistência de um mediador, colocam as questões em pauta com o objetivo de desenvolver opções, considerar alternativas e chegar a um acordo que seja mutuamente aceitável.

  • C.

    o mediador escuta e analisa as argumentações dos envolvidos com o objetivo de definir, com base nos dados coletados, as estratégias adequadas para resolver a situação e definir as responsabilidades.

  • D.

    os participantes nomeiam um mediador para uma discussão assistida que tem por objetivo identificar as circunstâncias e causas do conflito para definir as medidas cabíveis em relação aos envolvidos.

  • E.

    os envolvidos no conflito são ouvidos por um mediador, designado pela gestão da escola, visando inibir manifestações conflituosas e promover um ambiente saudável de controle social no contexto escolar.

A violência sexual contra crianças e adolescentes é, em geral, mantida em segredo por anos, até que as vítimas consigam revelar os abusos ou alguém os denuncie. Nesses casos, é muito importante

  • A.

    entender que a violência sexual determina e reproduz a violência vivida pelo perpetrador do abuso.

  • B.

    precaver-se contra a vítima, pois ela, em função do abuso, não é mais capaz de administrar suas vivências violentas e torna-se, portanto, também violenta.

  • C.

    incentivar a vítima a falar sobre a situação abusiva, indicando-lhe que, a despeito de ter sido nela envolvida, não é responsável pelo abuso.

  • D.

    cuidar do agressor, pois ele comete o ato abusivo por problemas psicológicos, como desajuste social e ausência de sentimento moral.

  • E.

    configurar a violência como uma questão que decorre de conflitos interpessoais entre pais e filhos.

Na abordagem de John M. Haynes (descrita no livro Fundamentos da Mediação Familiar), quando um ou ambos os cônjuges abusam de álcool e/ou drogas, o mediador deve estabelecer regras específicas para lidar com esta condição. Informam aos clientes que eles devem vir a cada sessão livres de substâncias. Se algum membro do casal vem à sessão sob o efeito de alguma substância química, a sessão será

  • A.

    cancelada em favor de sua própria proteção e esta pessoa pagará pelo horário, já que alcoolizados ou drogados não podem representar adequadamente seu legítimo interesse individual.

  • B.

    adaptada, sendo que o mediador conversa com o membro do casal não alcoolizado, para lhe oferecer suporte diante do cônjuge em mal estado.

  • C.

    mantida, uma vez que o cônjuge não alcoolizado ou drogado demanda ajuda e não pode controlar a atitude do outro, que tão logo recuperar-se-á deste estado.

  • D.

    postergada em uma hora para que o casal possa dialogar em situação de sanidade mental, propiciando assim a viabilidade dos acordos.

  • E.

    reorganizada de modo a oferecer chances iguais e controlar o perigo de uma lide interminável, já que se deva tentar, via mediação, a aproximação e pacificação das partes.

O mediador pode assumir vários papéis para ajudar as partes na resolução de disputas, entre eles o de agente de realidade, ou seja, ele

  • A.

    pode assumir certa responsabilidade ou culpa por uma decisão impopular que as partes, apesar de tudo, estejam dispostas a aceitar.

  • B.

    ajuda a elaboração de um acordo razoável e viável e questiona e desafia as partes que têm objetivos radicais e não-realistas.

  • C.

    toma a iniciativa de prosseguir as negociações por meio de sugestões processuais ou fundamentais.

  • D.

    proporciona assistência às partes e as vincula a especialistas e a recursos externos (ex: advogados, especialistas técnicos) que podem capacitá-los a aumentar as opções aceitáveis de acordo.

  • E.

    instrui os negociadores iniciantes, inexperientes ou despreparados no processo de barganha.

Na mediação de conflitos, a consciência de Si e do Outro (o reconhecimento do Outro como diferente de Mim) é condição básica para a proposição de um diálogo e para se garantir, dentro das diferenças, o princípio da

  • A.

    estrutura básica.

  • B.

    moralidade.

  • C.

    equidade.

  • D.

    desigualdade.

  • E.

    normalidade.

Na mediação transformativa, a atenção do mediador se concentra nas necessidades dos disputantes e em sua relação. Os mediadores facilitam um processo pelo qual os próprios disputantes determinam o rumo e o resultado da

  • A.

    lide e investem em obrigatoriamente obter um acordo, já que este é o objetivo primeiro do processo.

  • B.

    mediação, não importando se isto acabará levando a um acordo ou não.

  • C.

    disputa, em que quem tiver a opção mais aplicável ganhará prioridade no acordo urgente.

  • D.

    solução, sendo que não é objetivo, neste momento, desenvolver a consciência social de que conflito e resultados precisam ser em consenso.

  • E.

    resolução do conflito, sem que se precise considerar que cada um tem seus motivos, pois o que importa é a assunção de um encaminhamento transformativo.

Julgue os itens seguintes, relativos a estresse, seus efeitos e tratamento entre profissionais de saúde.

O fato de que parte da demanda diária no trabalho hospitalar não pode ser evitada ou controlada é um dos responsáveis pelo alto nível de estresse entre profissionais de saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 88 a 93, considerando os aspectos éticos do trabalho do psicólogo lotado em uma instituição hospitalar do sistema público de saúde.

Ao atender portadores de condições crônicas progressivas e irreversíveis ou pessoas em cuidados paliativos, é adequado que o psicólogo use suas próprias convicções religiosas para orientar os pacientes, com o objetivo de construir e enriquecer o repertório de enfrentamento de cada paciente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 88 a 93, considerando os aspectos éticos do trabalho do psicólogo lotado em uma instituição hospitalar do sistema público de saúde.

Ao fazer assistência psicológica em ambientes médico-hospitalares, o psicólogo deve evitar oferecer ao paciente os detalhes dos objetivos e dos procedimentos a serem realizados, a fim de reduzir a ansiedade e as expectativas não realísticas sobre o alcance do tratamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
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