Questões de Psicologia do ano 2012

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O método de avaliação de desempenho que consiste em avaliar o desempenho por intermédio de frases descritivas de alternativas de tipos de desempenho individual e que em cada bloco existe um conjunto composto de duas ou quatro frases, no qual o avaliador deve escolher obrigatoriamente apenas uma ou duas que mais se aproximam do desempenho da pessoa avaliada é denominado

  • A.

    pesquisa de campo.

  • B.

    acidentes críticos.

  • C.

    incidentes críticos.

  • D.

    escolha forçada.

  • E.

    escala gráfica.

Entre as técnicas de seleção temos o sociodrama que é uma simulação

  • A.

    de um plano de trabalho que o candidato deverá realizar e entregar por escrito para os selecionadores que verificarão sua capacidade de resolver problemas técnicos e comportamentais diante de uma situação de conflito.

  • B.

    que exige do candidato que demonstre suas habilidades técnicas, principalmente na operação de equipamentos e máquinas que fazem parte da função a que se candidata.

  • C.

    de situação na qual o candidato se defronta com várias pessoas desempenhando papéis relacionados com subordinados ou pares do cargo a ser preenchido, para verificar como se comporta frente a situações típicas que deverá enfrentar na empresa.

  • D.

    que solicita ao candidato que faça uma avaliação de um estudo de caso referente ao exercício do seu trabalho e proponha soluções, visando assim verificar o nível de habilidades técnicas presentes.

  • E.

    de uma situação lúdica em que o candidato deverá ser avaliado quanto ao seu desempenho técnico.

O estilo 1.1 indicado na Grade Gerencial proposta por Blake e Mouton menciona que o gerente quando utiliza este estilo atua com

  • A.

    alto comportamento de direção para com sua equipe e alta preocupação em lidar com conflitos interpessoais.

  • B.

    elevada preocupação com a produção e com as pessoas.

  • C.

    elevada preocupação com as pessoas e baixa preocupação com a produção.

  • D.

    tendência acentuada em atender todas as necessidades motivacionais de seu time em detrimento da produção.

  • E.

    quase nenhuma preocupação pela produção ou pelas pessoas.

Quando um líder é "pessoal" e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro, ele está utilizando um estilo de liderança

  • A.

    autocrática.

  • B.

    democrática.

  • C.

    situacional.

  • D.

    liberal.

  • E.

    transformadora.

A área de conhecimento dentro da Psicologia que estuda técnicas de seleção, treinamento, avaliação de desempenho, estresse, consequências psíquicas no mundo ocupacional, corresponde à Psicologia

  • A.

    Jurídica.

  • B.

    Educacional.

  • C.

    Clínica.

  • D.

    da Terceira Idade.

  • E.

    do Trabalho.

As redes formais de comunicação em uma organização podem ser classificadas em três tipos: cadeia, roda e todos os canais. A rede do tipo roda

  • A.

    segue as regras de divulgação da marca definidas pela organização.

  • B.

    segue rigidamente a cadeia formal de comando.

  • C.

    permite que todos os membros do grupo comuniquem- se ativamente uns com os outros.

  • D.

    flui de forma lateral, entre grupos de mesmo nível hierárquico.

  • E.

    depende de uma figura central para atuar como condutor de toda a comunicação do grupo.

A comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização:

  • A.

    controle, motivação, expressão emocional e informação.

  • B.

    comprometimento, semântica, feedback e decodificação.

  • C.

    formal, informal, entendimento e expressão.

  • D.

    vertical, horizontal, não verbal e oral.

  • E.

    emissão, recepção, clareza e canal.

O espaço ocupacional surgiu inicialmente como expressão para designar o conjunto de atribuições e responsabilidades das pessoas. Gradualmente, tornou-se um conceito que procura estabelecer a correlação entre

  • A.

    objetivos e resultados.

  • B.

    complexidade e entrega.

  • C.

    conhecimento e experiência.

  • D.

    cargos e remuneração.

  • E.

    competências e desempenho.

Em um sistema de gestão de desempenho, a preocupação principal das organizações está voltada para a medição, avaliação e monitoramento de quatro aspectos principais:

  • A.

    remuneração, clima, cultura e posicionamento no mercado.

  • B.

    resultados, desempenho, competências e fatores críticos de sucesso.

  • C.

    contribuição individual, qualidade dos processos, capacitação dos avaliadores e satisfação dos clientes.

  • D.

    comprometimento dos colaboradores, capacitação dos líderes, resultados financeiros e diferenciais competitivos.

  • E.

    remuneração variável, motivação, cumprimento das regras e qualidade de vida dos funcionários.

As competências consideradas essenciais para uma organização ou core competences são as

  • A.

    semelhantes a todas as organizações que atuam em um determinado segmento de mercado.

  • B.

    que cada departamento da empresa deve construir e possuir em sua área de especialização.

  • C.

    que cada líder deve construir e possuir para gerenciar pessoas.

  • D.

    que cada colaborador deve construir e possuir para desempenhar a contento sua função.

  • E.

    distintivas que toda organização precisa construir e possuir para manter sua vantagem competitiva sobre as demais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...