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O método de avaliação de desempenho que consiste em avaliar o desempenho por intermédio de frases descritivas de alternativas de tipos de desempenho individual e que em cada bloco existe um conjunto composto de duas ou quatro frases, no qual o avaliador deve escolher obrigatoriamente apenas uma ou duas que mais se aproximam do desempenho da pessoa avaliada é denominado
pesquisa de campo.
acidentes críticos.
incidentes críticos.
escolha forçada.
escala gráfica.
Entre as técnicas de seleção temos o sociodrama que é uma simulação
de um plano de trabalho que o candidato deverá realizar e entregar por escrito para os selecionadores que verificarão sua capacidade de resolver problemas técnicos e comportamentais diante de uma situação de conflito.
que exige do candidato que demonstre suas habilidades técnicas, principalmente na operação de equipamentos e máquinas que fazem parte da função a que se candidata.
de situação na qual o candidato se defronta com várias pessoas desempenhando papéis relacionados com subordinados ou pares do cargo a ser preenchido, para verificar como se comporta frente a situações típicas que deverá enfrentar na empresa.
que solicita ao candidato que faça uma avaliação de um estudo de caso referente ao exercício do seu trabalho e proponha soluções, visando assim verificar o nível de habilidades técnicas presentes.
de uma situação lúdica em que o candidato deverá ser avaliado quanto ao seu desempenho técnico.
O estilo 1.1 indicado na Grade Gerencial proposta por Blake e Mouton menciona que o gerente quando utiliza este estilo atua com
alto comportamento de direção para com sua equipe e alta preocupação em lidar com conflitos interpessoais.
elevada preocupação com a produção e com as pessoas.
elevada preocupação com as pessoas e baixa preocupação com a produção.
tendência acentuada em atender todas as necessidades motivacionais de seu time em detrimento da produção.
quase nenhuma preocupação pela produção ou pelas pessoas.
Quando um líder é "pessoal" e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro, ele está utilizando um estilo de liderança
autocrática.
democrática.
situacional.
liberal.
transformadora.
A área de conhecimento dentro da Psicologia que estuda técnicas de seleção, treinamento, avaliação de desempenho, estresse, consequências psíquicas no mundo ocupacional, corresponde à Psicologia
Jurídica.
Educacional.
Clínica.
da Terceira Idade.
do Trabalho.
As redes formais de comunicação em uma organização podem ser classificadas em três tipos: cadeia, roda e todos os canais. A rede do tipo roda
segue as regras de divulgação da marca definidas pela organização.
segue rigidamente a cadeia formal de comando.
permite que todos os membros do grupo comuniquem- se ativamente uns com os outros.
flui de forma lateral, entre grupos de mesmo nível hierárquico.
depende de uma figura central para atuar como condutor de toda a comunicação do grupo.
A comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização:
controle, motivação, expressão emocional e informação.
comprometimento, semântica, feedback e decodificação.
formal, informal, entendimento e expressão.
vertical, horizontal, não verbal e oral.
emissão, recepção, clareza e canal.
O espaço ocupacional surgiu inicialmente como expressão para designar o conjunto de atribuições e responsabilidades das pessoas. Gradualmente, tornou-se um conceito que procura estabelecer a correlação entre
objetivos e resultados.
complexidade e entrega.
conhecimento e experiência.
cargos e remuneração.
competências e desempenho.
Em um sistema de gestão de desempenho, a preocupação principal das organizações está voltada para a medição, avaliação e monitoramento de quatro aspectos principais:
remuneração, clima, cultura e posicionamento no mercado.
resultados, desempenho, competências e fatores críticos de sucesso.
contribuição individual, qualidade dos processos, capacitação dos avaliadores e satisfação dos clientes.
comprometimento dos colaboradores, capacitação dos líderes, resultados financeiros e diferenciais competitivos.
remuneração variável, motivação, cumprimento das regras e qualidade de vida dos funcionários.
As competências consideradas essenciais para uma organização ou core competences são as
semelhantes a todas as organizações que atuam em um determinado segmento de mercado.
que cada departamento da empresa deve construir e possuir em sua área de especialização.
que cada líder deve construir e possuir para gerenciar pessoas.
que cada colaborador deve construir e possuir para desempenhar a contento sua função.
distintivas que toda organização precisa construir e possuir para manter sua vantagem competitiva sobre as demais.
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