Questões de Psicologia do ano 2012

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A rotatividade de pessoal não é uma causa, mas o efeito de algumas variáveis externas e internas. As informações sobre essas variáveis são obtidas por meio

  • A.

    da entrevista de desligamento.

  • B.

    do acompanhamento das oportunidades de emprego no mercado de trabalho.

  • C.

    da análise da conjuntura econômica.

  • D.

    do índice de satisfação em relação à remuneração.

  • E.

    do acompanhamento das oportunidades de crescimento interno.

Desenvolvimento Organizacional ou DO é um termo utilizado para englobar um conjunto de

  • A.

    conhecimentos, a serem aplicados a curto prazo, que visam melhorar a satisfação dos funcionários e sua performance no trabalho.

  • B.

    ações estratégicas de manutenção planejadas, sintonizadas com a missão da empresa, que visam mantê-la viável e competitiva em seu mercado de atuação.

  • C.

    políticas alinhadas aos valores da empresa, que visam manter um sistema de relacionamento com todos os segmentos da sociedade com os quais mantém interações.

  • D.

    objetivos elaborados pela direção da empresa, que visam melhorar sua performance no mercado em que atua.

  • E.

    intervenções de mudança planejada, com base em valores humanos e democráticos, que visam melhorar a eficácia organizacional e o bem estar das pessoas.

Para E. H. Schein, na consultoria de procedimentos ou consultoria de processos, o agente da mudança ensina

  • A.

    técnicas e processos.

  • B.

    habilidades e valores.

  • C.

    padrões e procedimentos.

  • D.

    atitudes e condutas.

  • E.

    comportamentos e visão estratégica.

O clima organizacional refere-se às interpretações

  • A.

    da direção em relação as políticas vigentes.

  • B.

    das necessidades dos colaboradores perante as políticas de recursos humanos praticadas no mercado.

  • C.

    do grupo para com o nível de engajamento para com as ações sociais.

  • D.

    do indivíduo e do grupo de certas características ou eventos.

  • E.

    dos profissionais de recursos humanos em relação à prática de gestão.

A expressão cidadania organizacional refere-se

  • A.

    à prática gerencial que estimula a participação e o posicionamento dos colaboradores em ações políticas.

  • B.

    à atuação da empresa em projetos voltados à comunidade onde atua.

  • C.

    à participação dos colaboradores em projetos voltados à construção de um clima de trabalho saudável.

  • D.

    às políticas organizacionais que estimulam um clima de trabalho percebido como favorável por seus parceiros externos.

  • E.

    às contribuições individuais no local de trabalho que vão além das exigências do cargo e das relações profissionais remuneradas por contrato.

Na teoria de motivação desenvolvida por David McClelland, a necessidade de poder é definida como o desejo de

  • A.

    assumir responsabilidade pessoal por seu trabalho.

  • B.

    direcionar o desempenho para um padrão de excelência.

  • C.

    influenciar pessoas e eventos.

  • D.

    solucionar problemas complexos.

  • E.

    ser elogiado constantemente.

A auditoria cultural é uma ferramenta para

  • A.

    verificar se os comportamentos adotados pelos clientes estão sendo aplicados.

  • B.

    avaliar e compreender a cultura de uma organização.

  • C.

    identificar desvios e perdas financeiras.

  • D.

    eliminar subculturas que possam ter sido criadas na organização.

  • E.

    estimular a aplicação do código de ética junto aos fornecedores.

As culturas organizacionais são baseadas

  • A.

    nos tipos de segmentos de atuação da empresa e definem o perfil dos clientes.

  • B.

    nas estratégias de condução dos negócios, que norteiam a conduta de relacionamento com os clientes e concorrentes.

  • C.

    na visão do fundador e dos colaboradores que direcionam o tipo de posicionamento que a empresa adotará no mercado.

  • D.

    em valores que são compartilhados pela maioria dos colaboradores e dos gerentes e fazem com que as normas norteiem o comportamento.

  • E.

    nas experiências vividas pelos funcionários e que fundamentam suas expectativas em relação ao local de trabalho.

A Síndrome DADA (síndrome de degeneração, aversão, depressão e aceitação) é uma sequência de estágios

  • A.

    que determinam o medo que os indivíduos enfrentam quando diante de um processo de mudança.

  • B.

    pelos quais as organizações passam até terem seus objetivos estratégicos atingidos dentro de um novo cenário de mercado.

  • C.

    por meio dos quais os indivíduos podem se mover ou nos quais podem ficar estagnados quando enfrentam uma mudança indesejada.

  • D.

    que indicam baixa tolerância da empresa para planejar processos de mudança, mesmo em situações de crise.

  • E.

    que determinam a diferença entre os objetivos corporativos e os anseios individuais dos colaboradores, frente à mudanças.

Para Kurt Lewin, a mudança organizacional é um processo que possui três fases: descongelamento, movimento e recongelamento. O movimento é a fase no processo de mudança na qual os líderes

  • A.

    asseguram segurança psicológica com relação à mudança e comunicam que outras organizações em circunstâncias semelhantes, já realizaram mudanças obtendo êxito.

  • B.

    retêm internamente as novas abordagens implementando sistemas de avaliação que conduzam aos comportamentos esperados e criando sistemas de recompensa que os reforcem.

  • C.

    fornecem uma fundamentação racional para que os colaboradores se comprometam com o status quo e dirijam seus esforços para o cumprimento dos novos objetivos organizacionais.

  • D.

    criam novos patamares de exigência para gerar elevados níveis de produção e incentivar o alcance de novas metas.

  • E.

    ajudam a implementar novas abordagens fornecendo informações que deem suporte às mudanças propostas e fornecendo recursos e treinamento para trazer à tona mudanças efetivas no comportamento.

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