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A rotatividade de pessoal não é uma causa, mas o efeito de algumas variáveis externas e internas. As informações sobre essas variáveis são obtidas por meio
da entrevista de desligamento.
do acompanhamento das oportunidades de emprego no mercado de trabalho.
da análise da conjuntura econômica.
do índice de satisfação em relação à remuneração.
do acompanhamento das oportunidades de crescimento interno.
Desenvolvimento Organizacional ou DO é um termo utilizado para englobar um conjunto de
conhecimentos, a serem aplicados a curto prazo, que visam melhorar a satisfação dos funcionários e sua performance no trabalho.
ações estratégicas de manutenção planejadas, sintonizadas com a missão da empresa, que visam mantê-la viável e competitiva em seu mercado de atuação.
políticas alinhadas aos valores da empresa, que visam manter um sistema de relacionamento com todos os segmentos da sociedade com os quais mantém interações.
objetivos elaborados pela direção da empresa, que visam melhorar sua performance no mercado em que atua.
intervenções de mudança planejada, com base em valores humanos e democráticos, que visam melhorar a eficácia organizacional e o bem estar das pessoas.
Para E. H. Schein, na consultoria de procedimentos ou consultoria de processos, o agente da mudança ensina
técnicas e processos.
habilidades e valores.
padrões e procedimentos.
atitudes e condutas.
comportamentos e visão estratégica.
O clima organizacional refere-se às interpretações
da direção em relação as políticas vigentes.
das necessidades dos colaboradores perante as políticas de recursos humanos praticadas no mercado.
do grupo para com o nível de engajamento para com as ações sociais.
do indivíduo e do grupo de certas características ou eventos.
dos profissionais de recursos humanos em relação à prática de gestão.
A expressão cidadania organizacional refere-se
à prática gerencial que estimula a participação e o posicionamento dos colaboradores em ações políticas.
à atuação da empresa em projetos voltados à comunidade onde atua.
à participação dos colaboradores em projetos voltados à construção de um clima de trabalho saudável.
às políticas organizacionais que estimulam um clima de trabalho percebido como favorável por seus parceiros externos.
às contribuições individuais no local de trabalho que vão além das exigências do cargo e das relações profissionais remuneradas por contrato.
Na teoria de motivação desenvolvida por David McClelland, a necessidade de poder é definida como o desejo de
assumir responsabilidade pessoal por seu trabalho.
direcionar o desempenho para um padrão de excelência.
influenciar pessoas e eventos.
solucionar problemas complexos.
ser elogiado constantemente.
A auditoria cultural é uma ferramenta para
verificar se os comportamentos adotados pelos clientes estão sendo aplicados.
avaliar e compreender a cultura de uma organização.
identificar desvios e perdas financeiras.
eliminar subculturas que possam ter sido criadas na organização.
estimular a aplicação do código de ética junto aos fornecedores.
As culturas organizacionais são baseadas
nos tipos de segmentos de atuação da empresa e definem o perfil dos clientes.
nas estratégias de condução dos negócios, que norteiam a conduta de relacionamento com os clientes e concorrentes.
na visão do fundador e dos colaboradores que direcionam o tipo de posicionamento que a empresa adotará no mercado.
em valores que são compartilhados pela maioria dos colaboradores e dos gerentes e fazem com que as normas norteiem o comportamento.
nas experiências vividas pelos funcionários e que fundamentam suas expectativas em relação ao local de trabalho.
A Síndrome DADA (síndrome de degeneração, aversão, depressão e aceitação) é uma sequência de estágios
que determinam o medo que os indivíduos enfrentam quando diante de um processo de mudança.
pelos quais as organizações passam até terem seus objetivos estratégicos atingidos dentro de um novo cenário de mercado.
por meio dos quais os indivíduos podem se mover ou nos quais podem ficar estagnados quando enfrentam uma mudança indesejada.
que indicam baixa tolerância da empresa para planejar processos de mudança, mesmo em situações de crise.
que determinam a diferença entre os objetivos corporativos e os anseios individuais dos colaboradores, frente à mudanças.
Para Kurt Lewin, a mudança organizacional é um processo que possui três fases: descongelamento, movimento e recongelamento. O movimento é a fase no processo de mudança na qual os líderes
asseguram segurança psicológica com relação à mudança e comunicam que outras organizações em circunstâncias semelhantes, já realizaram mudanças obtendo êxito.
retêm internamente as novas abordagens implementando sistemas de avaliação que conduzam aos comportamentos esperados e criando sistemas de recompensa que os reforcem.
fornecem uma fundamentação racional para que os colaboradores se comprometam com o status quo e dirijam seus esforços para o cumprimento dos novos objetivos organizacionais.
criam novos patamares de exigência para gerar elevados níveis de produção e incentivar o alcance de novas metas.
ajudam a implementar novas abordagens fornecendo informações que deem suporte às mudanças propostas e fornecendo recursos e treinamento para trazer à tona mudanças efetivas no comportamento.
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