Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões 60 e 61
Um paciente adulto e analfabeto, originário da zona rural do estado, chega ao hospital com queixa de dor, reconhecida como dor aguda, e é atendido pelo psicólogo que inicia o procedimento pela avaliação da queixa álgica, para depois escolher uma técnica de intervenção para manejo da dor.Para avaliar a intensidade da dor do paciente, o psicólogo deve usar
escala numérica.
escala visual analógica.
escala verbal.
o questionário de dor de McGill.
o inventário Beck de ansiedade.
Carla resolveu sair com os amigos do trabalho. Contudo, quando chegou ao local escolhido pelos colegas, começou a se sentir angustiada, trêmula e ansiosa e decidiu voltar para casa. O lugar era o mesmo que frequentava com o antigo namorado. A partir da situação mencionada acima e das contribuições da teoria comportamental, assinale a opção correta.
O comportamento de Carla de deixar os amigos é um procedimento de esquiva, haja vista que sua resposta suspende um estímulo aversivo.
A decisão de Carla de voltar para casa é um procedimento de fuga, haja vista que a circunstância potencialmente aversiva ainda não ocorreu, ou seja, a presença do ex-namorado.
No caso de Carla, é possível observar as duas principais variantes do comportamento de esquiva: o cancelamento e o adiamento.
O local é, para Carla, aversivo, haja vista que as reações e respostas ocorreram mesmo sem a presença do ex-namorado. A decisão de deixar o ambiente é um comportamento de fuga, porque as circunstâncias ameaçadoras já se encontravam presentes.
O local funciona como um estímulo incondicionado para Carla.
Texto para as questões de 38 a 40
Joana e Tales são pais de Carlos, de seis anos de idade. Procuraram ajuda psiquiátrica e psicológica devido aos vários hábitos e tiques apresentados pela criança. Desde os cinco anos de idade, Carlos vinha apresentando dificuldades em respeitar regras e limites. Além disso, lambia a palma das mãos, pigarreava e cuspia com frequência. No início, pais e professores acreditavam que os tiques e a desobediência eram característicos da personalidade de Carlos, não interferindo de maneira significativa no desenvolvimento das atividades nem na relação com os colegas. Com o passar do tempo, Carlos parecia ignorar o espaço pessoal das outras crianças, mostrando-se mais explosivo e excessivamente ativo. Apresentava, ainda, dificuldades na coordenação motora fina e no controle dos impulsos, o que passou a interferir em seu campo social e afetivo.A respeito da conduta médica e dos registros feitos pelo psicólogo no caso clínico relatado, assinale a opção correta.
O psicodiagnóstico clínico de Carlos deverá ser feito por profissional especializado, utilizando dados técnicos e teóricos, assim como bateria de testes específica na confecção do laudo.
O parecer psicológico emitido pelo psicólogo é um documento que poderá auxiliar pais, professores e psiquiatras no acompanhamento e tratamento dessa criança.
É imprescindível que a criança esteja presente nas primeiras entrevistas e na anamnese, a fim de que possa ser avaliada, diagnosticada, e seja proposta a intervenção necessária.
A escuta clínica e atenta aos pais de Carlos pode oferecer elementos importantes acerca da psicopatologia da criança. Além disso, a escola pode ser uma aliada essencial nas estratégias e propostas de tratamento dessa criança.
É vedada a intervenção de qualquer outro profissional não psicólogo ou psiquiatra no tratamento de Carlos, haja vista a especificidade do caso.
Depois de quebrar a casa inteira, procurando câmeras escondidas e gravadores de voz, afirmando que existiam pessoas que queriam adentrar em sua intimidade, Ana, de quarenta e dois anos de idade, chega ao pronto-socorro do hospital psiquiátrico acompanhada das duas filhas. Estas relatam que esses comportamentos esquisitos (sic) apareceram logo que a mãe perdeu os dois irmãos num acidente de carro, há duas semanas. Ao serem questionadas a respeito desses comportamentos, as filhas relataram que ela ficou muito confusa, falava coisas sem sentido, mudava de humor muito rápido; por vezes chorava, por vezes, ria; chegava a ficar parada, como se estivesse olhando para um ponto fixo, por mais de uma hora.
Com relação ao caso clínico acima, assinale a opção correta.Ana apresenta critérios adequados ao diagnóstico de psicose reativa breve, devido à ocorrência de delírios e de desordem emocional em decorrência de um evento significativamente estressante. Nesses casos, a duração do episódio de perturbação poderá permanecer por até um mês, com eventual retorno completo ao nível de funcionamento pré-mórbido.
A hipotimia e a apatia são sintomas que fazem parte do quadro de Ana. Nesse sentido, é possível afirmar que se trata de um transtorno mental afetivo, com incidência de alucinações e sintomas depressivos.
O quadro de Ana atende a critérios para classificação como transtorno delirante, haja vista que o impacto do delírio não compromete o funcionamento social e afetivo. Além disso, os episódios de humor ocorrem durante o delírio, com duração total breve.
O quadro de Ana aponta para uma esquizofrenia indiferenciada, haja vista que o episódio de perturbação inclui fases prodrômicas e ativas e não consta, no relato das filhas, presença de afetividade embotada.
O relato condiz com um distúrbio esquizoafetivo devido aos sintomas proeminentes de humor, além de delírios e alucinações.
No que concerne a fenômenos psicológicos, o processo técnicocientífico que se utiliza de métodos, técnicas e instrumentos para coleta, estudo e interpretação de dados e informações é denominado
testagem psicológica.
processo psicoterápico.
avaliação psicológica.
investigação psíquica.
parecer psicológico.
A pesquisa-ação é um importante instrumento nos estudos da dinâmica de grupo, além de ser uma técnica de intervenção nas organizações.
Na pesquisa-ação, o pesquisador ou agente de mudançacompreende a dinâmica de grupo a partir das partes constitutivas do comportamento grupal.
compreende a dinâmica do grupo a partir das inter- -relações dinâmicas que suas partes constitutivas mantêm entre si.
promove a mudança a partir de três etapas (diagnóstico, análise e feedback).
promove a mudança a partir de um processo linear e que visa ao desenvolvimento da sensibilidade entre as pessoas da organização analisada.
promove a mudança a partir de uma solução preestabelecida pelo programa.
No que se refere à atuação do psicólogo e às técnicas e teorias utilizadas por esse profissional, julgue os itens subsecutivos.
O abuso sexual infantil compreende comportamentos sexuais variados e envolve, necessariamente, os três aspectos seguintes: violência física, psicológica e sedução.
No que se refere à atuação do psicólogo e às técnicas e teorias utilizadas por esse profissional, julgue os itens subsecutivos.
O psicodiagnóstico requer a utilização de uma bateria de testes projetivos e de inteligência, que permitam ao profissional ter a noção geral do funcionamento e da personalidade do indivíduo avaliado.
No que se refere à atuação do psicólogo e às técnicas e teorias utilizadas por esse profissional, julgue os itens subsecutivos.
Alguns sintomas, como distúrbio do sono, baixo rendimento escolar repentino, agressividade e regressão podem indicar um possível abuso sexual sofrido pela criança ou pelo adolescente.
A respeito da adolescência, julgue os itens a seguir.
A classificação diagnóstica de transtornos mentais facilita e orienta os tratamentos psicológicos, quando necessários, e fornece informações suficientes para a elaboração de programa de intervenção adequado aos adolescentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...