Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma adaptação da Escala Binet-Simon, a Escala de Inteligência Stanford-Binet, foi preparada na Universidade de Stanford por L. M. Terman e publicada em 1916. Terman apresentou o conceito de
Inteligências Múltiplas (IM).
Quoeficiente de Inteligência (QI).
Inteligência Emocional (IE).
Elemento Fatorial (EF).
Inteligência Triárquica (IT).
Literatura na área da violência doméstica aponta que por consequências psicológicas mais proeminentes da violência intrafamiliar tem-se os transtornos
borderline e mania.
de estresse pós-traumático e depressão.
antissocial e histeria.
obssessivo-compulsivo e de persecutoriedade.
paranoide e comportamento evitativo.
Um psicólogo observou em uma entrevista psicodiagnóstica que o indivíduo entrevistado apresentava desordem no acesso à memória, caracterizada pela falha no reconhecimento, não podendo ser atribuída a distúrbios atencionais, anomia, defeitos sensoriais, deterioração mental ou falta de familiaridade com o estímulo apresentado. Tratava-se de desordem que pode ser auditiva, digital, somatossensorial e visual. O entrevistado apresentava
afasia.
apraxia.
acalculia.
agnosia.
alexia.
O protocolo básico de avaliação neuropsicológica deve permitir ao examinador vislumbrar o funcionamento cognitivo global do paciente, sendo que se pode identificar 3 tipos de avaliação: diagnóstica, prognóstica e longitudinal (Andrade, 2002). A avaliação diagnóstica é utilizada para
o acompanhamento evolutivo e para determinar as consequências de um procedimento cirúrgico, nos estágios de doença não degenerativa e no seguimento de um programa de reabilitação e treinamento cognitivo.
delinear o impacto de determinado fenômeno (tumor, trauma cranioencefálico, acidente vascular cerebral, infecção, intoxicação, abuso de substâncias, por exemplo) sobre o funcionamento comportamental do indivíduo.
o acompanhamento evolutivo e para determinar as consequências de um procedimento cirúrgico, nos estágios de doença degenerativa, no acompanhamento de tratamento medicamentoso.
determinar a natureza, a extensão e as implicações do déficit neuropsicológico, estabelecendo relações entre os comprometimentos e os recursos preservados.
impedir a evolução de um prognóstico ruim, garantindo o retorno do indivíduo ao emprego ou para dirigir um veículo.
Para realizar um psicodiagnóstico, um psicólogo estabeleceu seu plano de avaliação e decidiu sobre os testes que utilizaria, incluindo a aplicação do HTP − Casa, Árvore, Pessoa. Ponderou que seria necessário ampliar o tempo da entrevista destinada à realização do HTP, pois ao consultar o Manual e Guia de Interpretação do HTP, de John N. Buck, verificou que para a sua aplicação, dependendo do número de desenhos solicitados pelo examinador, são necessários
15 a 85 minutos.
20 a 70 minutos.
40 a 80 minutos.
50 a 75 minutos.
30 a 90 minutos.
Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o Transtorno de personalidade histriônica (F60.4) caracteriza-se por
autodramatização, teatralidade, expressão exagerada de emoções.
determinação, dificilmente influenciada por outros ou circunstâncias.
afetividade excêntrica, porém estável.
pouca preocupação com a atratividade física.
isolamento, não busca a apreciação dos outros e evita estar no centro de atenções.
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) aponta que a característica essencial do Transtorno Degenerativo da Infância (299.10) consiste numa regressão pronunciada em múltiplas áreas do funcionamento, após um período de desenvolvimento aparentemente normal, que é refletido pela presença de comunicação verbal e não verbal, relacionamentos sociais, jogos e comportamento adaptativo próprios da idade de, pelo menos,
2 anos.
1 ano.
1 ano e meio.
6 meses.
15 meses.
O desenvolvimento de um grupo passa pelos seguintes estágios: definição de princípios; negociação; consolidação e desempenho. No estágio de desempenho, o grupo
desenvolveu capacidade de resolver os conflitos dentro do próprio grupo.
começou a emergir traços de coesão com troca de afeto.
estabeleceu uma rede flexível de relacionamento que auxilia na execução das tarefas.
buscou ênfase em estabelecer normas e princípios de convivência.
iniciou o estabelecimento de acordos psicológicos e de logística.
Elementos da estrutura projetados para fazer com que os indivíduos fiquem próximos uns dos outros para intercâmbios relacionados a questões e problemas vinculados ao trabalho são denominadas relações
formais.
grupais.
laterais.
intercambiais.
esféricas.
Um programa de bem-estar no ambiente de trabalho tem, geralmente, três componentes: educar os funcionários a respeito de riscos de saúde; encorajar os funcionários a mudar seu estilo de vida por meio de exercícios, boa alimentação e monitoramento da saúde e ajudar os funcionários a
expressarem elevada satisfação para com as políticas de recursos humanos.
serem mais felizes no ambiente de trabalho.
aumentarem sua satisfação na execução de atividades de alta complexidade.
melhorarem seus relacionamentos pessoais.
identificarem riscos potenciais de saúde.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...