Questões de Psicologia do ano 2013

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A responsabilidade profissional do psicólogo diz respeito a

  • A. envolver-se com organizações que favoreçam o exercício da profissão.
  • B. permitir que as relações de poder, no contexto em que atua, sirvam de recurso à prática de atendimento psicológico.
  • C. fornecer informações, a quem de direito, sobre seu paciente, transmitindo o que for necessário à tomada de decisões sobre o caso.
  • D. utilizar o conhecimento de práticas psicológicas como recurso de favorecimento social.
  • E. levar o paciente a encarar novas práticas e formas de enfrentamento de seus conflitos.

O que o psicólogo deve estudar para chegar a uma boa organização em termos de comportamento organizacional?

  • A. Diagnóstico institucional e desempenho.
  • B. Sistema de trabalho e motivação.
  • C. Integração pessoa/trabalho e desempenho.
  • D. Desenvoltura no trabalho e entrosamento.
  • E. Formação e desenvolvimento dos grupos.

Sobre a psicopedagogia, é correto afirmar que

I. dedica-se ao estudo da aprendizagem com a finalidade de prevenir ou curar os seus problemas.

II. o psicopedagogo não trabalha específica e unicamente com conteúdos escolares formais, mas, antes, com situações cognitivas e com o próprio processo de pensamento e de solução de problemas.

III.o psicopedagogo tem dois campos de ação específicos (didático e psicológico), que compõem sua atuação profissional.

IV.o surgimento recente do psicopedagogo no Brasil (1970) tem a ver com a angústia, as indagações e a investigação de pessoas ligadas, em sua maioria, à educação e que se defrontavam com crianças que não aprendiam, apesar de todos os esforços empreendidos.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

  • A. III, apenas.
  • B. IV, apenas.
  • C. I, II, III e IV.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II e IV, apenas.

Sobre a contribuição do psicopedagogo no contexto escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( )O psicopedagogo pode desempenhar uma prática docente, envolvendo a preparação de profissionais da educação ou atuando dentro da própria escola.

( ) Cabe ao psicopedagogo detectar possíveis perturbações no processo de aprendizagem e participar da dinâmica das relações da comunidade educativa, a fim de favorecer o processo de integração e troca.

( )O papel da psicopedagogia na formação de educadores que atuam diretamente com o aluno é primordial no contexto escolar e consiste em prepará-lo para lidar com as dificuldades de aprendizagem com muita segurança.

( )O papel da psicopedagogia no planejamento escolar é refletir sobre as ações pedagógicas e suas interferências no processo de aprendizagem do aluno. É importante que fique claro que, ao avaliar, o professor deverá se atentar somente no aluno, utilizando testes e provas.

( )O psicopedagogo é extremamente importante na instituição escolar, pois este profissional estimula o desenvolvimento de relações interpessoais, o estabelecimento de vínculos, a utilização de métodos de ensino compatíveis com as mais recentes concepções a respeito desse processo.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V, F
  • B. V, V, F, F, F
  • C. V, V, V, F, V
  • D. V, F, V, F, V
  • E. F, V, F, V, F

São fundamentos da Teoria Piagetiana, EXCETO:

  • A. Ao analisar o desenvolvimento do julgamento moral, Piaget faz referência aos estágios pré-moral, de heteronomia e de autonomia.
  • B. Segundo Piaget, o conhecimento é pré-formado, ou seja, já nascemos com as estruturas do conhecimento, e elas se atualizam à medida que nos desenvolvemos.
  • C. Piaget, analisando durante mais de 50 anos o psiquismo infantil, concluiu que cada criança constrói, ao longo do processo de desenvolvimento, o seu próprio modelo de mundo.
  • D. A obra de Piaget nos ajuda a compreender os “erros” cometidos pelas crianças, percebendo-os como resultados de uma maneira particular de interpretar a realidade, a partir de um modelo particular de mundo que se tem.
  • E. O construtivismo explica os processos de desenvolvimento e aprendizagem como resultados da atividade do homem na interação com o ambiente. Piaget explica esta interação valendo-se dos conceitos de assimilação, acomodação e adaptação, termos tomados da Biologia.

Para justificar o fracasso escolar, há diversas abordagens. É correto afirmar que, EXCETO:

  • A. Uma das explicações baseia-se no estado de prontidão da criança.
  • B. A constatação de que a criança imatura para a alfabetização é quase sempre a de nível socioeconômico baixo, possibilitou a elaboração de uma outra explicação para o fracasso escolar, denominada teoria da carência cultural.
  • C. O pressuposto presente na teoria da carência cultural, de que a linguagem e a cultura das crianças das camadas populares são deficientes, foi desmistificado, principalmente, por estudos de natureza sociolinguística e antropológica.
  • D. Tanto a psicogênese quanto a teoria da diferença cultural propõem uma mudança de postura por parte dos professores, enfatizando o respeito aos padrões culturais e linguísticos e a forma de pensamento das crianças das camadas populares.
  • E. Segundo a teoria da diferença cultural, o sucesso e o fracasso na alfabetização são explicados a partir de características individuais de desenvolvimento cognitivo e da inadequação da escola em identificar e considerar essas características na apropriação da leitura e da escrita pela criança.

Lacan (1958/59) indica as consequências da supressão dos ritos ligados ao luto em nossa época. De acordo com ele, é preciso considerar a intolerância à dor, no espaço coletivo, que deixa o necessário trabalho de luto sem lugar e encontrando acolhida, muitas vezes, apenas nos consultórios. Desta forma, vale destacar a importância de que o sujeito convocado ao trabalho de luto, frente a uma perda significativa, possa encontrar, na chegada ao tratamento, condições propícias para avançar neste árduo trabalho. Em O sujeito não envelhece (2004), a autora retoma a discussão em torno do luto e chama a atenção para o fato de que o trabalho inoperante do luto pode ter como resultado a:

  • A. mania
  • B. depressão
  • C. exacerbação da capacidade de amar
  • D. necessidade de abordagem multiprofissional

Freud em Os caminhos da formação dos sintomas (1916/17), lança mão de um diagrama, “as séries complementares”, com o objetivo de estabelecer a:

  • A. equação simbólica
  • B. realidade factual de um relato
  • C. equação etiológica da neurose
  • D. prevalência da realidade psíquica

Em A dinâmica da transferência (1912), Freud discute a ideia de que a transferência surja com mais intensidade durante uma análise do que fora do tratamento e conclui, a respeito dos fenômenos transferenciais, que as características da transferência devem ser atribuídas:

  • A. à psicanálise
  • B. à própria neurose
  • C. à duração do tratamento
  • D. ao grau de escolaridade do paciente

Em Análise terminável e interminável (1937), Freud afirma que por “duas vezes, no curso do desenvolvimento individual, certos instintos [Triebs] são consideravelmente reforçados”, ou seja, em dois momentos, ao longo da vida, ocorre regularmente um acréscimo pulsional. Um destes momentos é a puberdade e o outro é o(a):

  • A. infância
  • B. puerpério
  • C. menopausa
  • D. início da vida adulta
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...