Questões de Psicologia do ano 2014

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do desenvolvimento psicológico da criança e de sua aprendizagem na escola, que difere em diversos aspectos da aprendizagem natural, julgue os itens seguintes. De acordo com Vigotski, a criança desenvolve o pensamento lógico com a aquisição da linguagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os princípios do behaviorismo, julgue os itens a seguir. Um reflexo condicionado pode aparecer em resposta ao comportamento reflexo, a partir da ação de um estímulo neutro.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os princípios do behaviorismo, julgue os itens a seguir. Suponha que um professor ignore o comportamento de birra de uma criança que desejava brincar na areia, mas foi informada da necessidade de executar uma tarefa em sala de aula. Nessa situação, o professor estará oferecendo um reforço negativo ao comportamento da criança.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os princípios do behaviorismo, julgue os itens a seguir. Segundo Skinner, a aprendizagem é o único comportamento observável, porém imensurável.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os princípios do behaviorismo, julgue os itens a seguir. De acordo com Skinner, a punição faz que um comportamento inadequado desapareça e não retorne ao conjunto de comportamentos do indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

determinadas perspectivas, segundo Melchior (1991). Com relação a essa afirmativa numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

COLUNA I

1. Autonomia filosófica

2. Autonomia política

3. Autonomia administrativa

4. Autonomia pedagógica

5. Autonomia didática

COLUNA II

( ) Refere às atividades de ensinoaprendizagem.

( ) Refere à capacidade de estabelecer valores que são transformados em fins e objetivos.

( ) Refere à autonomia frente à política educacional.

( ) Refere à capacidade de definir o currículo da escola.

( ) Refere à operacionalização dos objetivos político-filosóficos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos números:

  • A. (5) (4) (3) (2) (1)
  • B. (5) (1) (2) (4) (3)
  • C. (3) (5) (4) (1) (2)
  • D. (2) (1) (5) (4) (3)

A pessoa pode ampliar o nível de complexidade de suas atribuições e responsabilidades sem mudar de cargo ou posição na empresa. Esse processo denomina-se ampliação

  • A. do espaço ocupacional.
  • B. da delegação.
  • C. da influência.
  • D. do poder de posição.
  • E. da posição informal.

A fim de realizar a mudança na prática da mediação de uma orientação de resolução de problema para uma abordagem transformacional, é preciso uma nova compreensão da comunicação, frequentemente, chamada de perspectiva

  • A. da mensagem intermitente.
  • B. do construcionismo social.
  • C. da comunição analítica.
  • D. do enfoque psicanalítico.
  • E. do mediador-partes.

Em uma negociação entre companhias telefônicas, uma comissão de empresas de serviço público e grupos de consumidores sobre o preço das ligações interestaduais, todas as partes concordam que o serviço telefônico universal deve ser mantido. Esse acordo tornou-se a base para um item da agenda em que os negociadores discutiriam como o serviço universal poderia ser financiado. Esse é um exemplo de abordagem para o desenvolvimento de uma agenda de negociações, denominada

  • A. agenda simples.
  • B. ordenação por importância.
  • C. alternância das questões.
  • D. agenda baseada em princípios.
  • E. agenda independente.

A Teoria Cognitivista, ao estudar os grupos, enfatiza a importância de compreender como os indivíduos

  • A. acionam os mecanismos de defesa nas relações com o grupo e desenvolvem os processos de identificação e de regressão.
  • B. se comportam como consequência de seu espaço vital ou campo psicológico e acionam os outros membros do grupo.
  • C. recebem e integram as informações sobre o mundo social e como essa informação influi em seu comportamento.
  • D. compartilham suas experiências pessoais subjetivas e como se relacionam diante de conflitos grupais.
  • E. acionam uma rede de atração pessoal e como essa rede influi na formação e extinção dos grupos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...