Questões de Psicologia do ano 2014

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A empresa X criou uma equipe composta por funcionários das áreas de produção, planejamento, qualidade, ferramentaria, engenharia de projeto e sistemas de informação para automatizar o programa Y da empresa. Esse é um exemplo que ilustra o conceito de equipe

  • A. multifuncional.
  • B. virtual.
  • C. autogerenciada.
  • D. flexível.
  • E. estrutural.

Viés in-group refere-se ao processo pelo qual membros de um grupo

  • A. reforçam e valorizam o desempenho destacado, excluídos do grupo membros com desempenho visto como mediano.
  • B. favorecem ou tratam membros de outro grupo com preferência sobre seu próprio grupo.
  • C. criam e reforçam comportamentos comuns a todos os membros do grupo, discriminando os membros que não agem em consonância com as regras.
  • D. estimulam a individualidade de cada membro do grupo, valorizando a diversidade entre seus membros.
  • E. favorecem ou tratam membros de seu próprio grupo com preferência sobre os outros.

Ram Charan define seis passagens na carreira profissional ou no pipeline de liderança. Cada passagem requer mudanças que envolvem grande alteração nos requisitos do cargo, e que, segundo o autor, demandam novas

  • A. visões, posturas e comportamentos.
  • B. habilidades, aplicações de tempo e valores profissionais.
  • C. atitudes, conhecimentos e posições.
  • D. abordagens, experiências e aquisições.
  • E. atuações, estratégias e estilos.

A teoria da contigência de Fiedler afirma que a liderança é uma função da

  • A. equipe e da relação de poder.
  • B. organização e do cargo.
  • C. direção e do liderado.
  • D. interação humana e da função.
  • E. pessoa e da situação.

Yukl (1989) ressaltou os três meios pelos quais o poder político é alcançado e mantido dentro da organização que são:

  • A. aplicação de recompensas, legitimidade do cargo e coerção pela autoridade (autoritarismo).
  • B. possibilidade de punição, status do cargo e conhecimento aplicado (competência).
  • C. obtenção de controle sobre os processos decisórios, formação de coalizões e coopção pela oposição (cooptação).
  • D. troca de favores, aceitação do líder pelos subordinados e alçada de decisão determinada pela organização (controle).
  • E. capacidade de criar uma visão comum, nível do cargo ocupado e domínio das informações (conhecimento).

De acordo com Mischkinde Meltzeri Sirota (2005), são três os fatores que as pessoas desejam na organização e que contribuem para um clima altamente positivo:

  • A. comunicação, altos salários e estrutura funcional.
  • B. equidade, realização e companherismo.
  • C. objetividade, direção e competência.
  • D. segurança, políticas e desenvolvimento.
  • E. carreira, tomada de decisão e planejamento.

Peter Senge (1990) propõe cinco disciplinas de aprendizagem nas organizações:

  • A. domínio do mercado, pensamento lateral, aprendizagem prática, modelos emocionais e processamento de informações.
  • B. vivência racional, relato de experiências, processamento, generalização da aprendizagem e aplicação prática.
  • C. desenvolvimento de novas competências, aquisição de novos insights, visão horizontal, prática de habilidades e avaliação de resultados.
  • D. domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem de equipes e pensamento sistêmico.
  • E. aprendizagem afetiva, modelos de relacionamento, visão sistêmica, modelo empreendedor e renovação.

Um planejamento de pesquisa “Tipo Survey” utiliza

  • A. uma série de questões compiladas para estudar uma ou mais variáveis de interesse.
  • B. uma ou mais variáveis independentes e uma ou mais variáveis dependentes.
  • C. a observação dos funcionários em seu ambiente organizacional.
  • D. a observação do comportamento e o registro das observações de forma narrativa.
  • E. repetidas observações de uma variável em um mesmo sujeito.

As recompensas organizacionais são oferecidas para reforçar atividades que produzam

  • A. diminuição dos custos fixos com remuneração; incentivo à criação de equipes multidisciplinares de alto desempenho e elaboração de planos de desenvolvimentos individuais e grupais com foco na maximização de resultados financeiros.
  • B. incentivo da concorrência saudável entre membros de uma mesma equipe; aumento da produtividade com baixo custo operacional; e elevação da participação dos indivíduos nos programas de sugestões e de qualidade total.
  • C. aumento dos ganhos financeiros dos funcionários com a aquisição de ações da empresa e pagamento de bônus; elevação da responsabilidade dos gestores no treinamento e desenvolvimento de suas equipes de trabalho; e garantia do ambiente de trabalho focado nas necessidades individuais de crescimento.
  • D. aumento da consciência e responsabilidade do indivíduo e da equipe dentro da organização; ampliação da interdependência do indivíduo para com a equipe e da equipe para com toda a organização; e incentivo das ações que agregam valor à organização, ao cliente e às próprias pessoas.
  • E. diminuição de comportamentos considerados não desejáveis pela organização; garantia do cumprimento das políticas, procedimentos e boas práticas adotadas pelo mercado concorrente e fortalecimento da imagem da empresa junto aos seus funcionários, clientes e fornecedores.

A Teoria da Psicodinâmica do Trabalho coloca que, na relação com a organização do trabalho, para preservar a saúde mental e aliviar o sofrimento, o homem lança mão de estratégias defensivas. Essas estratégias envolvem as defesas

  • A. pulsionais e intelectuais.
  • B. intrínsecas e básicas.
  • C. físicas e emocionais.
  • D. extrínsecas e subjetivas.
  • E. coletivas e individuais.
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