Questões de Psicologia do ano 2016

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a Teoria das fases do desenvolvimento infantil descritas por Jean Piaget, é possível afirmar que:

  • A. O período Sensório-Motor compreende à idade de 0 a 5 anos.
  • B. O período Pré-Operatório compreende à idade de 2 a 10 anos.
  • C. O período das Operações Concretas compreende até a idade de 2 a 4 anos.
  • D. O período de Operações Informais Concretas compreende a idade de até 5 anos.
  • E. A Teoria das fases do desenvolvimento infantil segundo Piaget esta dividida em: Período Sensório- Motor (0-2 anos), Período Pré-Operatório (2 a 7 anos), Período das Operações Concretas (7 a 11 ou 12) anos e Período das Operações Formais (11-12 anos em diante).

Segundo Maria Luisa Siquier de Ocampo e colaboradores (2011), em “O Processo Psicodiagnóstico e as Técnicas Projetivas” são estes os seguintes passos para a realização do psicodiagnóstico:

  • A. Primeiro contato e entrevista inicial com o paciente, fator determinante para definir o psicodiagnóstico.
  • B. Basear-se apenas na aplicação de testes e técnicas projetivas.
  • C. Encerramento do processo, não sendo necessária a devolutiva ao paciente (e/ou seus pais).
  • D. Primeiro contato e entrevista inicial com o paciente, aplicação de testes e técnicas projetivas, encerramento do processo, sendo necessária a devolutiva ao paciente (e/ou seus pais) e informe por escrito para o remetente.
  • E. Aplicação de testes e técnicas projetivas, encerramento do processo, sendo necessária a devolutiva ao paciente (e/ou seus pais) e informe por escrito para o remetente, não sendo necessária a entrevista inicial.

Na Educação Infantil, o Psicólogo contribui no planejamento e na dinâmica das atividades infantis a serem desenvolvidas que permite o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento da criança nas diferentes fases. Desta forma é correto afirmar que o Psicólogo atua:

  • A. Na fase sensório-motora – que é a fase da formação da inteligência prática, se refere à manipulação de objetos, à percepção de movimentos.
  • B. Na fase socioafetiva – compreender que é relevante que a criança tenha uma auto-imagem positiva de sua identidade própria e que seja sempre valorizada e estimulada em suas atividades, no seu processo de interação e socialização no seu grupo social.
  • C. Nas fases sensório-motora, socioafetiva, simbólica e cognitiva.
  • D. Na fase simbólica – reconhecer que a linguagem é a forma de expressão individual e como sendo fundamental no processo de socialização da criança.
  • E. Na fase cognitiva – considera que a criança conhece e constroem conceitos à medida que age, observa, percebe e se relaciona com objetos do mundo físico.

Moscovici (1985) sustenta que o trabalho interdisciplinar envolve dois tipos de competência: a competência profissional, ligada ao desempenho com base nos conhecimentos técnicos de cada membro da equipe, e a competência interpessoal, entendida como a habilidade de se relacionar com outras pessoas. Dentro do contexto, cabe ao Psicólogo:

  • A. A atuação enquadra-se somente na competência profissional.
  • B. A atuação enquadra-se somente na competência interpessoal.
  • C. A atuação do Psicólogo enquadra-se na competência profissional e competência interpessoal.
  • D. O Psicólogo não se enquadra em trabalho interdisciplinar.
  • E. O Psicólogo se enquadra somente em trabalho interdisciplinar com base nos seus conhecimentos técnicos

Sobre os parâmetros considerados importantes para a Psicologia na área da educação inclusiva, os relatos de experiências profissionais descritos no prêmio “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS EM PSICOLOGIA” publicado pelo CFP ressaltam as seguintes exigências:

  • A. Uso da Psicologia como instrumento de apoio a uma versão transformadora da Educação, a uma versão democrática da escola como espaço de produção de vida e ampliação das consciências, uma Psicologia a serviço da construção do direito à educação inclusiva.
  • B. Modo de acolhimento destinado somente às crianças que tenham sido excluídas por serem consideradas deficientes, anormais, inferiores e diferentes.
  • C. Ampliação de serviços, criação, recuperação e melhoria dos espaços destinados à convivência em pequenos grupos exclusivos de acordo com o seu tipo de deficiência.
  • D. Utilização de saberes e práticas psicológicas na criação e manutenção de ações inclusivas, para selecionar indivíduos aptos a participar deste grupo.
  • E. Foi recomendado, ainda, que os trabalhos apresentassem apenas, caráter inovador e potencial de replicabilidade da atividade.

Exclui-se das atribuições do psicólogo relativas ao presente concurso público:

  • A. Participar de equipe multidisciplinar em programas e ações comunitárias de saúde, objetivando integrar as ações desenvolvidas.
  • B. Planejar, orientar, coordenar, supervisionar, acompanhar e avaliar as estratégias de intervenção psicossocial, partindo das necessidades da clientela identificada.
  • C. Executar atendimento psicossocial através de orientação de caráter socioeducativo.
  • D. Participar em ações de assessoria, prestando consultoria e emitindo parecer dentro da perspectiva de sua área de atuação.

O desenvolvimento histórico das políticas de saúde demonstra que os modelos de atenção podem ser compreendidos em relação às condições socioeconômicas e políticas produzidas nos diversos períodos históricos de organização da sociedade brasileira. A partir disso, não é correto afirmar que:

  • A. O modelo biomédico, estruturado durante o século XIX, reduz o processo saúde-doença à sua dimensão anatomofisiológica, excluindo as dimensões histórico-sociais, focando suas estratégias de intervenção no corpo doente.
  • B. O modelo preventivista expandiu o paradigma microbiológico da doença para as populações, constituindo-se como um saber epidemiológico e sanitário, visando à organização e à higienização dos espaços humanos bem como promovendo intensas transformações na infraestrutura social no sentido de condições de vida digna para todos.
  • C. O modelo campanhista foi influenciado por interesses agroexportadores no início do século XX e baseou-se em campanhas sanitárias para combater as epidemias, implementando programas de vacinação obrigatória, desinfecção dos espaços públicos e domiciliares e outras ações de medicalização do espaço urbano, que atingiram, em sua maioria, as camadas menos favorecidas da população. Esse modelo predominou no cenário das políticas de saúde brasileiras até o início da década de 1960.
  • D. O modelo previdenciário-privatista teve seu início na década de 1920 sob a influência da medicina liberal e tinha o objetivo de oferecer assistência médico-hospitalar a trabalhadores urbanos e industriais, na forma de seguro-saúde/previdência. Esse modelo é conhecido também por seu aspecto hospitalocêntrico.

Sobre a Análise Institucional não é correto afirmar:

  • A. Faz parte do Movimento Institucionalista, que define uma série de teorias, práticas e experiências que têm como premissa a autogestão e a autoanálise, objetivando impulsionar experiências coletivas criadoras de novos saberes.
  • B. Ao invés de manter uma lógica identitária, a Análise Institucional busca a lógica da diferença, procurando desencadear rupturas objetivas e subjetivas em modos estabelecidos de experiências institucionais, contrapondo à alienação a autonomia e a expressão da alteridade. Assim, diferentes espaços são criados e ganham nova ordem de significados.
  • C. Utiliza uma concepção relacional do poder, que entende que o mesmo se exerce por relações de forças, redes que se instauram em um espaço com multiplicidade de pontos de resistência.
  • D. Tem compromisso com a melhoria do desempenho dos processos de produção econômica vigentes.

Conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, em sua quinta edição (DSM-V), o diagnóstico dos estados depressivos precisa considerar a existência de cinco ou mais sintomas presentes por pelo menos duas semanas e que representam mudanças no funcionamento prévio do indivíduo. São sintomas dos estados depressivos, dentre outros:

I. Humor deprimido na maioria dos dias, quase todos os dias, por observação subjetiva ou realizada por terceiros.

II. Acentuada diminuição do prazer ou interesse em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias (indicado por relato subjetivo ou observação feita por terceiros).

III. Perda ou ganho de peso acentuado sem estar em dieta ou aumento ou diminuição de apetite quase todos os dias.

IV. Insônia ou hipersônia quase todos os dias.

  • A. Todas as alternativas estão corretas.
  • B. Somente as alternativas I e II estão corretas.
  • C. Somente as alternativas II e III estão corretas.
  • D. Somente as alternativas III e IV estão corretas.

A modalidade de grupo centrada na realização de uma tarefa e cujo objetivo é mobilizar um processo de mudança, que passa fundamentalmente pela diminuição dos medos básicos da perda e do ataque. Desse modo, o grupo caminha em direção a uma adaptação ativa à realidade, rompendo estereótipos, redistribuindo papéis, elaborando lutos e vencendo a resistência a mudanças. Assinale a alternativa que corresponda a este conceito de grupo:

  • A. Grupo terapêutico.
  • B. Grupo de apoio.
  • C. Grupo operativo.
  • D. Terapia familiar.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...