Questões de Psicologia do ano 2016

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre as teorias comportamentalistas não é correto afirmar:

  • A. A ideia principal do comportamentalismo é de que a aprendizagem ocorre como uma mudança do ambiente social.
  • B. A Teoria Associacionista entende que a aprendizagem consiste na formação de ligações estímulo-resposta, e são fixadas ou eliminadas em função das consequências.
  • C. O Behaviorismo de Watson entende que a aprendizagem ocorre a partir de um condicionamento das conexões estímulo-resposta herdadas pelos seres humanos, que são chamadas de reflexos.
  • D. O Behaviorismo de Skinner entende que a aprendizagem é basicamente uma mudança de comportamento que ocorre através de reforços imediatos e contínuos a uma resposta emitida pelo sujeito.

Carls Rogers faz parte do conjunto de psicólogos que elaboraram a teoria humanista da personalidade. Marque a alternativa que não está de acordo com o referido autor:

  • A. As pessoas de desenvolvem a serviços das forças inconscientes de seu psiquismo.
  • B. Cada organismo nasce com determinadas aptidões, capacidades e potencialidades natas e que o objetivo da vida é realizar esse projeto genético.
  • C. O ser humano forma imagem de si próprio ou autoconceitos que busca realizar, isto é, forma o senso consciente do que é e do quer fazer com sua vida.
  • D. Quando o autoconceito da pessoa está intimamente relacionado às suas capacidades inatas há a possibilidade dela se tornar pessoa em pleno funcionamento, isto é, autodirecionada.

De acordo com a teoria psicossocial do desenvolvimento humano de Erik Erikson é correto afirmar que:

  • A. Trata-se de uma teoria comportamentalista do desenvolvimento humano.
  • B. Ela concorda com muitos dos pensamentos de Freud sobre o desenvolvimento sexual e a influência das necessidades libidinosas na personalidade.
  • C. O foco é o desenvolvimento do comportamento social.
  • D. As crianças desenvolvem um sentido seguro de identidade quando aprendem o comportamento moralmente aceito.

Sobre o processo de desenvolvimento infantil, Piaget entende que:

I. As chaves do desenvolvimento são a própria ação do sujeito e o modo pelo qual isto se converte num processo de construção interna, isto é, de formação dentro de sua mente de uma estrutura em contínua expansão, que corresponde ao mundo exterior.

II. As estruturas psicológicas desenvolvem-se gradualmente no processo de interação com o ambiente e são compostas de uma série de esquemas integrados.

III. A criança é o próprio agente de seu desenvolvimento, sendo que os processos assimilativos gradualmente estendem seu domínio e a acomodação leva a modificações da atividade.

IV. Do equilíbrio dos fatores da assimilação e da acomodação advém uma adaptação ao mundo cada vez mais adequada e uma consequente organização mental.

  • A. Todas as alternativas estão corretas.
  • B. Somente as alternativas I e II estão corretas.
  • C. Somente as alternativas II e III estão corretas.
  • D. Somente as alternativas III e IV estão corretas.

De acordo com os postulados de Vygotsky acerca dos processos de desenvolvimento e aprendizagem não é correto afirmar que:

  • A. Todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade.
  • B. No processo de desenvolvimento cognitivo da criança, a linguagem tem papel crucial, pois existe uma inter-relação fundamental entre pensamento e linguagem.
  • C. A zona de desenvolvimento proximal representa a diferença entre a capacidade atual da criança de resolver problemas por si própria e a capacidade de resolvê-los futuramente também sem ajuda de outra pessoa.
  • D. Uma característica essencial do aprendizado é que ele desperta vários processos de desenvolvimento internamente, os quais funcionam apenas quando a criança interage em seu ambiente de convívio.

Sobre a concepção piagetiana das operações formais, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Nas operações formais, o sujeito costuma ser capaz somente de pensar sobre os elementos de um problema tal como lhe foi apresentado, isto é, abordam somente os dados reais presentes.
  • B. Diante de uma tarefa formal, o adolescente possui a capacidade potencial de conceber e de elaborar quase todas as situações possíveis que poderiam se relacionar ou coexistir com a situação dada, conceituando com uma precisão maior a exposição e a resolução de um problema determinado.
  • C. O pensamento formal possui um caráter proporcional; os sujeitos dessa etapa servem-se de proposições verbais e de resultados obtidos.
  • D. Na etapa das operações formais, o pensamento alcançará um caráter hipotético-dedutivo, ou seja, as abstrações dos adolescentes adquirem a forma de hipótese, pois eles, nessa fase, utilizam-se de uma estratégia que consiste em formular todo um conjunto de explicações possíveis para, posteriormente, submetê-las à prova por meio da confirmação empírica.

Na idade adulta, pode-se considerar psicologicamente ou comportamentalmente maduro quem:

  • A. é totalmente instável e coerente em seu comportamento, mas incapaz de mudanças adaptativas.
  • B. sabe distinguir quando está indefeso, à disposição de forças externas, e quando não está; e quando tem, pelo menos em parte, sob controle as circunstâncias da vida.
  • C. é incapaz de cuidar de si mesmo, de gerir sua própria experiência de vida, para torná-la satisfatória.
  • D. é incapaz de enfrentar acontecimentos adversos que o atingem e situações complexas que surgem.

Sobre os contextos educativos durante a adolescência, descritos por Oliva (2004), é incorreto afirmar:

  • A. Muitas vezes, ocorre, por parte do adolescente, a diminuição da motivação para as tarefas escolares, o não comparecimento às aulas ou o abandono da escola no início do Ensino Médio.
  • B. O sistema educacional apresenta certa incapacidade para se ajustar às necessidades do adolescente.
  • C. Em geral, as relações entre professores e alunos tornam-se mais intensas no período da adolescência, único ponto de prazer para os adolescentes na instituição escolar.
  • D. O adolescente passa a vivenciar novos interesses sexuais, conflitos com os pais, transtornos emocionais ou desenganos amorosos que funcionam como perturbadores potenciais para sua motivação escolar.

Para Chiavenato, as organizações constituem sistemas complexos destinados a atingir objetivos igualmente complexos e diferenciados. Por isso, ocorre a divisão do trabalho e a especialização de atividades dos órgãos e dos participantes.

Quanto aos níveis da organização, eles podem ser analisados sob três diferentes níveis hierárquicos, são eles: _____________, _____________, _____________.

Assinale a alternativa que completa a sentença corretamente.

  • A. institucional, intermediário e operacional.
  • B. racionalidade, operacionalidade e institucionalidade.
  • C. seleção ambiental, percepção ambiental, fronteiras ambientais.
  • D. tecnológico, político, social.

Sobre a entrevista de devolução do processo de psicodiagnóstico, é incorreto afirmar:

  • A. O entrevistador irá comunicar oralmente ao entrevistado o resultado do psicodiagnóstico e propor indicações terapêuticas, após ter obtido, analisado e interpretado os dados a respeito do entrevistado.
  • B. A entrevista de devolução deve iniciar com as indicações terapêuticas e ao final ser colocado o sintoma ligado à queixa inicial do entrevistado.
  • C. O entrevistador deve evitar o uso de jargão técnico.
  • D. As entrevistas de devolução caracterizam-se diferentemente, conforme a faixa etária do entrevistado.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...