Questões de Psicologia do ano 2016

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No que se refere à avaliação, por parte do psicopedagogo, sobre a atividade docente em sala de aula, pode-se elencar três tipos de questões: quais podem ser os indicadores, como obter a informação mais relevante e em que deve consistir a colaboração entre o professor e o assessor psicopedagógico.

Sendo assim, são indicadores que podem proporcionar informações sobre como o professor favorece a aprendizagem de seus alunos, EXCETO:

  • A. Unidade didática adequadamente planejada.
  • B. Metodologia adotada pelo professor.
  • C. Análise do contexto familiar do aluno.
  • D. Atividades de avaliação que o professor utiliza e como utiliza as informações com o aluno.

Sobre a adolescência e a Psicologia, analise as afirmativas a seguir.

I. As problemáticas dos adolescentes iniciam-se com as mudanças corporais, com a definição do seu papel na procriação e segue com mudanças psicológicas. Assim, para lidar com essas problemáticas, o adolescente tem que renunciar à sua condição de criança.

II. Na busca por sua identidade, o adolescente, busca a inserção em grupos heterogêneos. Ocorre um processo de identificação maciça com os componentes do grupo, no qual todos se identificam com cada um. Muitas vezes, o processo é tão intenso que o adolescente parece pertencer mais ao grupo de amigos do que ao grupo familiar.

III. Uma das tarefas fundamentais, concomitante à busca de identidade do adolescente, é a elaboração do luto pela perda dos pais da infância.

IV. Apenas quando o mundo adulto compreende adequadamente e facilita a tarefa evolutiva do adolescente, ele poderá desempenhar-se satisfatoriamente e gozar de sua identidade para construir uma personalidade mais sadia e eficaz.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. II e IV, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

A Psicologia da Gestalt originou-se na Alemanha, entre 1910 e 1912 e dedica-se amplamente.

  • A. Aos processos de aquisição do conhecimento, mais especificamente na forma de organização das experiências na mente.
  • B. À aprendizagem e à percepção, sugerindo que a combinação dos elementos sensoriais produz novos padrões com propriedades inexistentes nos elementos individuais.
  • C. Ao estudo da distinção entre as qualidades físicas, mentais e de personalidade.
  • D. Ao estudo do efeito da hereditariedade no desenvolvimento da personalidade neurótica.

Behaviorismo, também conhecido como comportamentalismo, é uma área da psicologia, que tem o comportamento como objeto de estudo. Assim na concepção behaviorista clássica, a motivação é colocada em perspectivas diferentes das demais teorias. A resposta ou reação do indivíduo e, portanto, sua atividade em uma direção qualquer é função:

  • A. do ambiente.
  • B. dos fatores psicológicos.
  • C. da relação parental.
  • D. da ansiedade.

A Entrevista Motivacional é uma intervenção centrada no paciente com o intuito de aumentar a motivação e foi delineada para ajudar aos clientes nos comportamentos considerados aditivos. Tem um papel importante principalmente naqueles indivíduos que são ambivalentes em relação

  • A. a conflitos.
  • B. ao seu passado.
  • C. ao seu futuro.
  • D. à mudança.

Na psicoterapia breve são limitados

  • A. O conteúdo e a abordagem à queixa identificada pelo cliente como alvo do trabalho psicoterápico.
  • B. Os recursos e a produção de insights no processo psicoterápico.
  • C. Os tipos de intervenção e os recursos a serem praticados durante o processo psicoterápico.
  • D. Tempo e objetivos da psicoterapia.

Analise as afirmações abaixo relativas ao sigilo profissional, tema fundamental ao exercício ético da profissão de psicólogo.

I. O psicólogo não remeterá informações confidenciais a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo por código de ética ou que, por qualquer forma, permitam a estranhos o acesso a essas informações.

II. O sigilo protegerá o atendido em tudo aquilo que o psicólogo ouve, vê ou de que tem conhecimento como decorrência do exercício da atividade profissional.

III. O sigilo profissional protegerá o menor impúbere ou interdito, devendo ser comunicado aos responsáveis o estritamente essencial para promover medidas em seu benefício.

IV. A quebra do sigilo só será admissível quando se tratar de fato delituoso, e a gravidade de suas consequências para o próprio atendido ou para terceiros puder criar para o psicólogo o imperativo de consciência de denunciar o fato.

V. Somente o examinado poderá ser informado dos resultados dos exames, salvo os casos previstos no respectivo código de ética.

Após análise das afirmações acima podemos concluir que:

  • A. Apenas I, II e III estão corretas
  • B. Apenas II, III, IV e V estão corretas.
  • C. I, II, III, IV e V estão corretas.
  • D. Apenas I, III, IV e V estão corretas.

Todas as afirmações abaixo a respeito da toxicomania e de seu tratamento estão corretas, EXCETO.

  • A. Droga é qualquer substância que modifica o funcionamento dos organismos vivos, produzindo alterações fisiológicas que provocam mudanças das funções do corpo ou do comportamento.
  • B. Droga psicotrópica é aquela que atua sobre o cérebro, modificando seu funcionamento e provocando alterações no humor, nas percepções, no comportamento e nos estados da consciência.
  • C. Existem drogas lícitas e drogas ilícitas.
  • D. Todo tratamento psicológico visa à rápida interrupção do uso de todo tipo de drogas, visto que estas são sempre nocivas ao funcionamento psíquico do indivíduo.

Todas as afirmações abaixo que tratam de desenho instrucional e avaliação de treinamento estão corretas, EXCETO.

  • A. Prevenção de recaídas é uma abordagem da psicologia clínica para tratar de pessoas dependentes de drogas e serve à preparação do indivíduo para enfrentar sinais que indique recaída ou retomada de uma atitude ou comportamento indesejável. No treinamento, esse tipo de abordagem é apropriado para desenvolver nos treinandos estratégias de coping (enfrentamento) das restrições situacionais impostas pela organização à transferência de treinamento.
  • B. Modelação comportamental é uma técnica behaviorista de treinamento, desenvolvida por Skinner, para ensinar habilidades intelectuais complexas.
  • C. O suporte à transferência de treinamento, que se refere à percepção do indivíduo sobre o apoio que recebe de colegas e chefias para aplicar, no trabalho, novos conhecimentos, habilidades e (ou) atitudes adquiridas em treinamentos, está correlacionado positivamente ao impacto do treinamento no desempenho do egresso do treinamento.
  • D. A abordagem de Kirkpatrick sugere quatro níveis de avaliação: reações, aprendizagem, comportamento no cargo e resultados (organizacionais). Com base nesse modelo, se um treinando reage favoravelmente ao treinamento (reações), aprenderá o que está descrito nos objetivos do curso e aplicará corretamente as novas aprendizagens no trabalho (comportamento no cargo), o que, consequentemente, provocará mudanças nos resultados organizacionais. Entretanto, muitas pesquisas nacionais e estrangeiras mostraram que nem sempre há correlações positivas entre esses níveis.

É de responsabilidade de o Psicólogo orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho. Assim entre as modalidades de Documentos Escritos emitidos pelo psicólogo está o parecer psicológico, que é um documento:

  • A. Fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.
  • B. No qual não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.
  • C. Com apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.
  • D. Que tem por finalidade apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso.
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