Questões de Psicologia do ano 2017

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Sobre a motivação, assinale a alternativa correta.

  • A. Programas de reconhecimento dos funcionários podem aumentar a satisfação do trabalhador caso a necessidade da motivação seja intrínseca à valorização profissional.
  • B. A motivação surge de uma necessidade satisfeita. Quando o colaborador satisfaz sua necessidade ele estará motivado.
  • C. Para que o trabalhador esteja motivado e envolvido em seu trabalho, a organização deve propor trabalhos rotineiros com pouco ou nenhum desafio.
  • D. A motivação é uma força que está fora das pessoas, criando necessidades nas pessoas para que elas busquem satisfazê-las.
  • E. Quando um trabalhador possui uma remuneração acima do padrão do mercado, sempre estará motivado a trabalhar.

Diante do tema, gerenciamento de processos, assinale a alternativa correta.

  • A. Os grupos de processos de gerenciamento de projetos são grupos de processos de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.
  • B. A maioria dos gerenciamentos de processos possuem vários focos, dificilmente se centralizando em um único foco.
  • C. O gerenciamento de um projeto é uma operação de rotina que o gestor possui na organização.
  • D. Uma equipe de projeto sempre é formada por pessoas que já trabalham juntas na organização e que possuem o mesmo conhecimento.
  • E. O gerenciamento de projetos, em sua maioria, não possui seus objetivos relacionados ao negócio da organização.

Promove redução de custos futuros decorrentes de processos de despoluição e de manutenção.

  • A. O clima organizacional e a cultura organizacional são distintas, de forma que nenhuma influencia a outra.
  • B. A responsabilidade do clima organizacional é exclusiva de cada colaborador.
  • C. A cultura organizacional deve ser conservadora, independente das necessidades dos colaboradores.
  • D. Pode-se considerar que o clima é resultante da cultura nas organizações, tanto positivo quanto negativo.
  • E. A responsabilidade do clima organizacional é exclusiva da organização.

Sobre a sustentabilidade organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A. As desvantagens para a organização referemse ao aumento dos gastos com a matéria-prima e com maior dependência de instalações de tratamento.
  • B. Promove maior custo operacional e de manutenção na busca de produtos renováveis.
  • C. Devido ao grande investimento empresarial, o produto se torna mais oneroso restringindo a adesão dos consumidores.
  • D. A imagem da empresa possui pouca significância para o consumidor, tornando o investimento inviável para a organização.
  • E. Promove redução de custos futuros decorrentes de processos de despoluição e de manutenção.

Um dos maiores desafios diante do trabalho em equipe de saúde é a reunião da equipe. Segundo as diretrizes nacionais de políticas públicas em saúde, para a equipe de saúde conseguir delinear um projeto terapêutico a contento, é correto afirmar que

  • A. o gestor da equipe deve delegar tarefas aos profissionais com vistas a uma empreitada sinérgica.
  • B. os espaços do cotidiano são pouco autoritários, mas é comum que uns estejam acostumados a mandar e outros a calar e obedecer na sociedade brasileira.
  • C. um clima fraternal de trocas de opiniões (até mesmo críticas), conjugado à objetividade nas reuniões exige um aprendizado de todas as partes, e é a primeira tarefa de qualquer equipe.
  • D. um espaço de diálogo, com um clima favorável à cortesia e gentileza é necessário; contudo, não é preciso que todos tenham direito à voz e à opinião, visto que isso custa tempo, sistematização e objetividade.
  • E. as reuniões são vistas por grande parte dos colaboradores e instituições como enfadonhas e improdutivas, além de potencialmente gerarem conflitos desnecessários, devendo ser evitadas ao máximo, e quando forem inevitáveis, que sejam rápidas e objetivas.

Treinamento, segundo Chiavenato, é um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais e se tornarem cada vez mais valiosas. Assim, o treinamento é uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negócio. Com a realização do treinamento, funcionário e empresa ganham com a aprendizagem que irão adquirir durante este processo. O treinamento dentro de uma organização percorre um processo cíclico e contínuo que compõe quatro etapas. As etapas do treinamento são:

  • A. Necessidades organizacionais: diagnóstico organizacional. Desenho de cargos e salários: decisão de como será estruturado os cargos na empresa. Condução das descrições: ação. Avaliação dos cargos: controle das atividades realizadas por cada cargo dentro da organização.
  • B. Necessidades a satisfazer: diagnóstico da situação. Desenho do treinamento: decisão de como será estruturado os cargos na empresa. Realização do treinamento: ação. Avaliação dos resultados: avaliação das atividades realizadas.
  • C. Necessidades a satisfazer: diagnóstico da situação. Desenho do treinamento: decisão quanto à estratégia que será utilizada. Condução do treinamento: implementação ou ação. Avaliação dos resultados: avaliação e controle do processo.
  • D. Leitura do diagnóstico organizacional: verificação das necessidades da organização. Técnicas de treinamento: atividades que serão utilizadas. Condução do treinamento: implementação ou ação. Avaliação dos resultados: transmissão dos resultados para a organização.
  • E. Nenhuma das alternativas está correta.

Maslow apresentou uma teoria para explicar as razões da motivação dos funcionários dentro de uma organização, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência. A alternativa que ordena tais necessidades, das mais primitivas para as mais refinadas é:

  • A. Necessidade de autorrealização; necessidade de autoestima; necessidades sociais; necessidades de segurança e necessidades fisiológicas.
  • B. Necessidades fisiológicas; necessidades de segurança; necessidades sociais; necessidade de autorrealização; necessidade de autoestima.
  • C. Necessidade de compreensão; necessidade de segurança; necessidades sociais; necessidades fisiológicas; necessidades de autoestima.
  • D. Necessidades fisiológicas; necessidades de segurança; necessidades sociais; necessidade de autoestima; necessidade de autorrealização.
  • E. Necessidades sociais; necessidades de compreensão; necessidade de segurança; necessidades fisiológicas; necessidade de autoestima.

O arranjo organizacional que visa outorgar suporte técnico em Saúde Mental, em áreas específicas às das equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população, é chamado de:

  • A. Apoio referencial.
  • B. Apoio matricial.
  • C. Equipe de triagem/encaminhamento.
  • D. Equipe de interreferência.
  • E. Responsabilização setorial.

O desenvolvimento de um grupo passa pelos seguintes estágios: definição de princípios; negociação; consolidação e desempenho. No estágio de desempenho, o grupo

  • A. desenvolveu capacidade de resolver os conflitos dentro do próprio grupo.
  • B. começou a emergir traços de coesão com troca de afeto.
  • C. estabeleceu uma rede flexível de relacionamento que auxilia na execução das tarefas.
  • D. buscou ênfase em estabelecer normas e princípios de convivência.
  • E. iniciou o estabelecimento de acordos psicológicos e de logística.

O conjunto de escolhas de bem-estar para gestão da qualidade de vida no trabalho pressupõe uma visão integrada e dinâmica das necessidades biológicas, psicológicas, sociais e organizacionais e se concretiza em programas, ações, ferramentas gerenciais, inovações tecnológicas, melhorias ergonômicas, dentre outras iniciativas, que ocorrem em alguns níveis de aplicação e decisão. O nível operacional externo refere-se

  • A. às condições de cada pessoa, como sua personalidade, história de vida, dinâmica de autoestima, grau de exigência para si, experiência profissional anterior, bons desempenhos comprovados, competências e habilidades identificadas, desejo de aprimoramento e ascensão.
  • B. a produtos e serviços realizados com os profissionais e recursos da própria organização, como: benefícios legais, treinamentos com pessoal interno, compartilhamento de políticas de equidade e justiça social, diversidade, inclusão de pessoas com deficiência, paridade de gênero, integração geracional, primeiro emprego, habilidades nutricionais, arte e lazer, reciclagem, por exemplo.
  • C. à missão, valores, imagem da organização, impacto e posicionamento na comunidade e no mercado, especialmente integração com os demais eixos da organização, de forma a garantir o bem-estar pessoal e organizacional.
  • D. à formação e desenvolvimento de competências, lideranças e equipes, metas, atividades de mobilização, comunicação interna e externa, ou seja, a implementação da política, diagnóstico, ferramentas, orçamento e condições para difusão de um ambiente saudável e controle dos fatores de mal-estar.
  • E. á contratação de especialistas ou empresas especializadas em atividades de práticas saudáveis, como ginástica laboral, orientação nutricional, teatro educativo, suporte psicoterápico, semanas temáticas, consumo sustentável, competições esportivas, programas de preparação para a aposentadoria, dentre outros.
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