Lista completa de Questões sobre Avaliação Psicológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Buscando novas formas de trabalho há algum tempo têm surgido estudos que incluem uma forma interventiva de atuação em psicodiagnóstico, na qual o objetivo de diagnosticar e compreender a problemática do indivíduo
Dado que os indivíduos dependentes de substâncias apresentam limitações cognitivas e simbólicas provocadas pela dependência e a urgência em trabalhar aspectos básicos sejam levadas em consideração, há uma linha de trabalho em terapia de grupo (Ramos e Bertolote) que indica que o objetivo maior do grupo deve ser a elaboração de dificuldades pessoais do
Tanto em serviços públicos como na prática privada, são constituídos grupos homogêneos (ou de sofrimento compartilhado) em que os pacientes são agrupados por categorias
diferenciadas.
diagnósticas.
excludentes.
atípicas.
mistas.
Os sintomas de esquizofrenia podem ser classificados como positivos, negativos ou de desorganização. Os sintomas negativos
Uma adaptação da Escala Binet-Simon, a Escala de Inteligência Stanford-Binet, foi preparada na Universidade de Stanford por L. M. Terman e publicada em 1916. Terman apresentou o conceito de
Inteligências Múltiplas (IM).
Quoeficiente de Inteligência (QI).
Inteligência Emocional (IE).
Elemento Fatorial (EF).
Inteligência Triárquica (IT).
Um psicólogo observou em uma entrevista psicodiagnóstica que o indivíduo entrevistado apresentava desordem no acesso à memória, caracterizada pela falha no reconhecimento, não podendo ser atribuída a distúrbios atencionais, anomia, defeitos sensoriais, deterioração mental ou falta de familiaridade com o estímulo apresentado. Tratava-se de desordem que pode ser auditiva, digital, somatossensorial e visual. O entrevistado apresentava
afasia.
apraxia.
acalculia.
agnosia.
alexia.
O protocolo básico de avaliação neuropsicológica deve permitir ao examinador vislumbrar o funcionamento cognitivo global do paciente, sendo que se pode identificar 3 tipos de avaliação: diagnóstica, prognóstica e longitudinal (Andrade, 2002). A avaliação diagnóstica é utilizada para
o acompanhamento evolutivo e para determinar as consequências de um procedimento cirúrgico, nos estágios de doença não degenerativa e no seguimento de um programa de reabilitação e treinamento cognitivo.
delinear o impacto de determinado fenômeno (tumor, trauma cranioencefálico, acidente vascular cerebral, infecção, intoxicação, abuso de substâncias, por exemplo) sobre o funcionamento comportamental do indivíduo.
o acompanhamento evolutivo e para determinar as consequências de um procedimento cirúrgico, nos estágios de doença degenerativa, no acompanhamento de tratamento medicamentoso.
determinar a natureza, a extensão e as implicações do déficit neuropsicológico, estabelecendo relações entre os comprometimentos e os recursos preservados.
impedir a evolução de um prognóstico ruim, garantindo o retorno do indivíduo ao emprego ou para dirigir um veículo.
No que se refere à atuação do psicólogo e às técnicas e teorias utilizadas por esse profissional, julgue os itens subsecutivos.
O abuso sexual infantil compreende comportamentos sexuais variados e envolve, necessariamente, os três aspectos seguintes: violência física, psicológica e sedução.
Para realizar um psicodiagnóstico, um psicólogo estabeleceu seu plano de avaliação e decidiu sobre os testes que utilizaria, incluindo a aplicação do HTP − Casa, Árvore, Pessoa. Ponderou que seria necessário ampliar o tempo da entrevista destinada à realização do HTP, pois ao consultar o Manual e Guia de Interpretação do HTP, de John N. Buck, verificou que para a sua aplicação, dependendo do número de desenhos solicitados pelo examinador, são necessários
15 a 85 minutos.
20 a 70 minutos.
40 a 80 minutos.
50 a 75 minutos.
30 a 90 minutos.
No que se refere à atuação do psicólogo e às técnicas e teorias utilizadas por esse profissional, julgue os itens subsecutivos.
O psicodiagnóstico requer a utilização de uma bateria de testes projetivos e de inteligência, que permitam ao profissional ter a noção geral do funcionamento e da personalidade do indivíduo avaliado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...