Questões sobre Avaliação Psicológica

Lista completa de Questões sobre Avaliação Psicológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Buscando novas formas de trabalho há algum tempo têm surgido estudos que incluem uma forma interventiva de atuação em psicodiagnóstico, na qual o objetivo de diagnosticar e compreender a problemática do indivíduo

  • A. sucede a intervenção em psicoterapia.
  • B. torna-se indissociado da ação de intervir.
  • C. emerge como uma primeira ação reguladora.
  • D. ocorre após orientação e tratamento psicológico.
  • E. torna-se desnecessária, priorizando-se a intervenção.

Dado que os indivíduos dependentes de substâncias apresentam limitações cognitivas e simbólicas provocadas pela dependência e a urgência em trabalhar aspectos básicos sejam levadas em consideração, há uma linha de trabalho em terapia de grupo (Ramos e Bertolote) que indica que o objetivo maior do grupo deve ser a elaboração de dificuldades pessoais do

  • A. futuro próximo.
  • B. passado.
  • C. futuro.
  • D. presente.
  • E. passado recente.

Tanto em serviços públicos como na prática privada, são constituídos grupos homogêneos (ou de sofrimento compartilhado) em que os pacientes são agrupados por categorias

  • A.

    diferenciadas.

  • B.

    diagnósticas.

  • C.

    excludentes.

  • D.

    atípicas.

  • E.

    mistas.

Os sintomas de esquizofrenia podem ser classificados como “positivos”, “negativos” ou de “desorganização”. Os sintomas “negativos”

  • A. incluem discurso confuso, comportamento imprevisível e emotividade adequada.
  • B. são manifestações ativas de comportamento anormal e incluem delírios e alucinações.
  • C. envolvem déficit no comportamento normal nos aspectos de emotividade, expressão verbal e motivação.
  • D. revelam a presença de sintomas perturbadores e distorção da realidade objetiva.
  • E. apontam para a presença de delírios de perseguição e alucinações que agitam o indivíduo portador da esquizofrenia.

Uma adaptação da Escala Binet-Simon, a Escala de Inteligência Stanford-Binet, foi preparada na Universidade de Stanford por L. M. Terman e publicada em 1916. Terman apresentou o conceito de

  • A.

    Inteligências Múltiplas (IM).

  • B.

    Quoeficiente de Inteligência (QI).

  • C.

    Inteligência Emocional (IE).

  • D.

    Elemento Fatorial (EF).

  • E.

    Inteligência Triárquica (IT).

Um psicólogo observou em uma entrevista psicodiagnóstica que o indivíduo entrevistado apresentava desordem no acesso à memória, caracterizada pela falha no reconhecimento, não podendo ser atribuída a distúrbios atencionais, anomia, defeitos sensoriais, deterioração mental ou falta de familiaridade com o estímulo apresentado. Tratava-se de desordem que pode ser auditiva, digital, somatossensorial e visual. O entrevistado apresentava

  • A.

    afasia.

  • B.

    apraxia.

  • C.

    acalculia.

  • D.

    agnosia.

  • E.

    alexia.

O protocolo básico de avaliação neuropsicológica deve permitir ao examinador vislumbrar o funcionamento cognitivo global do paciente, sendo que se pode identificar 3 tipos de avaliação: diagnóstica, prognóstica e longitudinal (Andrade, 2002). A avaliação diagnóstica é utilizada para

  • A.

    o acompanhamento evolutivo e para determinar as consequências de um procedimento cirúrgico, nos estágios de doença não degenerativa e no seguimento de um programa de reabilitação e treinamento cognitivo.

  • B.

    delinear o impacto de determinado fenômeno (tumor, trauma cranioencefálico, acidente vascular cerebral, infecção, intoxicação, abuso de substâncias, por exemplo) sobre o funcionamento comportamental do indivíduo.

  • C.

    o acompanhamento evolutivo e para determinar as consequências de um procedimento cirúrgico, nos estágios de doença degenerativa, no acompanhamento de tratamento medicamentoso.

  • D.

    determinar a natureza, a extensão e as implicações do déficit neuropsicológico, estabelecendo relações entre os comprometimentos e os recursos preservados.

  • E.

    impedir a evolução de um prognóstico ruim, garantindo o retorno do indivíduo ao emprego ou para dirigir um veículo.

No que se refere à atuação do psicólogo e às técnicas e teorias utilizadas por esse profissional, julgue os itens subsecutivos.

O abuso sexual infantil compreende comportamentos sexuais variados e envolve, necessariamente, os três aspectos seguintes: violência física, psicológica e sedução.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para realizar um psicodiagnóstico, um psicólogo estabeleceu seu plano de avaliação e decidiu sobre os testes que utilizaria, incluindo a aplicação do HTP − Casa, Árvore, Pessoa. Ponderou que seria necessário ampliar o tempo da entrevista destinada à realização do HTP, pois ao consultar o Manual e Guia de Interpretação do HTP, de John N. Buck, verificou que para a sua aplicação, dependendo do número de desenhos solicitados pelo examinador, são necessários

  • A.

    15 a 85 minutos.

  • B.

    20 a 70 minutos.

  • C.

    40 a 80 minutos.

  • D.

    50 a 75 minutos.

  • E.

    30 a 90 minutos.

No que se refere à atuação do psicólogo e às técnicas e teorias utilizadas por esse profissional, julgue os itens subsecutivos.

O psicodiagnóstico requer a utilização de uma bateria de testes projetivos e de inteligência, que permitam ao profissional ter a noção geral do funcionamento e da personalidade do indivíduo avaliado.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...