Lista completa de Questões sobre Avaliação Psicológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões 15 e 16
Leandro, de onze anos de idade, cursa o 5º ano do ensino fundamental, mas, desde os oito anos de idade, apresenta dificuldades significativas no desenvolvimento das habilidades de leitura. A mãe relatou que Leandro apresenta dificuldades na fala e na linguagem desde que tinha três anos de idade, que sempre foi um menino ansioso, com dificuldades em acatar regras e limites, que fez uso de fralda até os seis anos de idade e que apresenta episódios atuais, esporádicos, de enurese noturna.Na situação em tela, a intervenção deve contemplar
a história de vida de Leandro, a dinâmica familiar e aspectos escolares.
a vinculação mãe e filho, uma vez que a enurese noturna, assim como a ansiedade, é decorrente de desajustes nesta relação.
exclusivamente o âmbito escolar.
estritamente o âmbito emocional, pois existem transtornos de habilidades decorrentes dos transtornos emocionais.
aspectos singulares da história de vida de Leandro, devido aos transtornos de fala, linguagem e soletração apresentados.
Texto para as questões 15 e 16
Leandro, de onze anos de idade, cursa o 5º ano do ensino fundamental, mas, desde os oito anos de idade, apresenta dificuldades significativas no desenvolvimento das habilidades de leitura. A mãe relatou que Leandro apresenta dificuldades na fala e na linguagem desde que tinha três anos de idade, que sempre foi um menino ansioso, com dificuldades em acatar regras e limites, que fez uso de fralda até os seis anos de idade e que apresenta episódios atuais, esporádicos, de enurese noturna.Considerando a situação hipotética apresentada acima, assinale a opção correta.
Trata-se de um caso de transtorno específico de leitura, tendo em vista que a capacidade de compreensão de leitura e a leitura oral encontram-se comprometidas. Nesses casos, ainda podem ocorrer dificuldades de soletração. Mesmo com pequenos progressos na leitura, Leandro poderá apresentar as dificuldades descritas até a adolescência.
Leandro apresenta um transtorno misto de habilidades escolares, tendo em vista a presença das dificuldades no campo emocional e de leitura.
Trata-se de um caso de transtorno específico de leitura, sendo que as dificuldades no campo da leitura são secundárias a transtornos emocionais.
O caso de Leandro atende aos critérios de dislexia, com características claras de alexia.
O quadro clínico de Leandro é típico de transtorno não especificado do desenvolvimento das habilidades escolares, especialmente pela incapacidade de aprendizagem e aquisição de conhecimentos.
Pedro, de treze anos de idade, é usuário de cocaína e crack há cinco anos. Fugiu de casa, há 6 anos, depois de inúmeras brigas com o padrasto, sendo que, em sua casa, agressões e violências físicas eram recorrentes. Pedro não chegou a conhecer o pai, e o padrasto, Alcir, é dependente químico, gastando toda a economia da família na compra de droga e em apostas de corridas de cavalos. A mãe, Denise, que possui o diagnóstico de depressão e faz uso de medicação controlada, sofre violências físicas e psicológicas do padrasto de Pedro, afirmando não saber como sair dessa situação, já que possui, além de Pedro, outros quatro filhos com Alcir. Depois da fuga, Pedro passou a morar na rua, de onde tira seu sustento através de roubo, exploração sexual e tráfico. Há aproximadamente três meses, ele foi para um abrigo de menores.
Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.É possível que a história pessoal de Pedro tenha contribuído para a utilização de drogas, assim como as perturbações em seu comportamento social. Os profissionais envolvidos com o caso de Pedro devem levar em consideração as possibilidades atuais de reconstrução e redefinição de vínculos, assim como políticas de saúde que possam auxiliar na recuperação de dependentes de drogas.
Quanto mais grave a dependência, maior a incidência das alterações do comportamento social. Da mesma maneira, quanto mais escassos forem os episódios de violência na esfera familiar, maior a probabilidade de Pedro retomar os vínculos afetivos, a autonomia e a independência.
A adolescência caracteriza-se por um período permeado de angústia e ansiedade, sendo muito frequentes brigas e desentendimentos no âmbito familiar e, até mesmo, a fuga de casa como uma tentativa de eliminar os conflitos.
O uso de drogas é considerado um marco natural do desenvolvimento na adolescência, sendo o consumo consequência de um fenômeno situacional e de uma personalidade patológica.
É possível que Pedro desenvolva uma toxicomania, tendo em vista que ele possui todos os requisitos para o quadro, tais como: rompimento dos vínculos afetivos; ausência de figura paterna; violência física e psicológica no seio familiar; quadros psicopatológicos em gerações anteriores e vivência de rua.
Carlos fica muito ansioso só de pensar em interação social. Não leva em consideração elogios e reage excessivamente às críticas, o que alimenta a sensação recorrente de inadequação. Ele encara tudo pelo lado pessoal; supõe que seus vizinhos não o cumprimentam por ser uma pessoa incômoda para se conviver. O cenário descrito indica a presença de um transtorno de personalidade
lábil.
dependente.
recorrente.
esquiva.
borderline.
Considerando os fundamentos da psicometria, assinale a opção correta.
No início dos estudos psicométricos, Galton foi o responsável pelo desenvolvimento das medidas das diferenças individuais e da avaliação de desempenho acadêmico.
A análise fatorial múltipla embasou as pesquisas da denominada era dos testes de inteligência, que marcou os anos iniciais do século XX.
A psicometria origina-se da orientação mentalista (baseada em processos mentais) e da orientação clínica.
O teste de inteligência de Binet foi fundamental para o desenvolvimento da psicometria devido ao seu caráter primoroso de quantificação.
A psicometria reuniu, de início, psicólogos com preocupações psicopedagógicas e clínicas e os de orientação estatística.
No que se refere ao psicodiagnóstico, assinale a opção correta.
O psicodiagnóstico corresponde a uma avaliação psicológica com propósitos clínicos, que abrange todos os modelos de avaliação psicológica individual.
O psicodiagnóstico e seus respectivos testes derivam da psicologia experimental.
O fato de o resultado de um psicodiagnóstico nem sempre satisfazer às necessidades da fonte de solicitação deve-se, geralmente, à dificuldade de precisão das informações que se pretende solicitar.
Em se tratando de psicodiagnóstico infantil, para não comprometer o vínculo de confiança entre a criança e o terapeuta, recomenda-se que a entrevista com os pais seja realizada na presença da criança.
Os pais não devem conversar com a criança com antecedência, somente no primeiro encontro com o psicólogo, sobre o motivo da ida ao psicólogo, pois isso aumentaria suas defesas inconscientes.
Na entrevista lúdica,
é aconselhável que não haja interpretação.
a criança se expressa nas seguintes modalidades de brinquedo: autoesfera, microesfera e macroesfera.
a existência de transferência positiva entre a criança e o psicoterapeuta é essencial para o sucesso do procedimento.
somente nos encontros finais do acompanhamento, quando o psicoterapeuta questiona a criança a respeito das histórias surgidas no ato de brincar, a criança será capaz de estruturar a representação de seus conflitos, defesas e fantasias.
o terapeuta não estabelece contrato psicoterápico com as crianças, apenas com os pais.
Em relação à entrevista clínica, assinale a opção correta.
O resultado da entrevista está relacionado tanto à experiência e à habilidade do entrevistador na tarefa de entrevistar quanto ao seu domínio da técnica de entrevista.
O treinamento adequado de um entrevistador obedece a um protocolo que garante a verificação de todos os aspectos e detalhes importantes da entrevista.
Sendo o beneficiado direto da entrevista clínica as pessoas entrevistadas, não se recomenda a utilização dessa técnica de avaliação quando estiverem envolvidos interesses múltiplos, a exemplo da realização de entrevista a pedido de uma empresa.
O objetivo dessa entrevista é descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos do indivíduo, casal ou família, sendo o tempo delimitado conforme o sujeito a ser avaliado.
Havendo dificuldades no levantamento de informações, o avaliador deve interromper a entrevista para não ocorrer distorções ou influências na avaliação.
No que diz respeito à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, julgue os itens subsequentes. Cabe ao psicólogo, durante o trabalho de investigação psicológica, a utilização de um plano essencialmente descritivo do fenômeno psicológico.
No que diz respeito à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, julgue os itens subsequentes. Dadas a especificidade e a particularidade da investigação psicológica, esse processo não é útil para analisar o padrão comportamental de grupos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...