Lista completa de Questões sobre Avaliação Psicológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o Transtorno de personalidade histriônica (F60.4) caracteriza-se por
autodramatização, teatralidade, expressão exagerada de emoções.
determinação, dificilmente influenciada por outros ou circunstâncias.
afetividade excêntrica, porém estável.
pouca preocupação com a atratividade física.
isolamento, não busca a apreciação dos outros e evita estar no centro de atenções.
No que se refere à atuação do psicólogo e às técnicas e teorias utilizadas por esse profissional, julgue os itens subsecutivos.
Alguns sintomas, como distúrbio do sono, baixo rendimento escolar repentino, agressividade e regressão podem indicar um possível abuso sexual sofrido pela criança ou pelo adolescente.
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) aponta que a característica essencial do Transtorno Degenerativo da Infância (299.10) consiste numa regressão pronunciada em múltiplas áreas do funcionamento, após um período de desenvolvimento aparentemente normal, que é refletido pela presença de comunicação verbal e não verbal, relacionamentos sociais, jogos e comportamento adaptativo próprios da idade de, pelo menos,
2 anos.
1 ano.
1 ano e meio.
6 meses.
15 meses.
Texto para as questões 20 e 21
Eduardo, de vinte anos de idade, encontra-se internado em um hospital psiquiátrico há uma semana. De acordo com relato de sua mãe, o adolescente teve um surto ao saber das relações extraconjugais do pai e da existência de outra família, constituída por este, há mais de dez anos. A mãe relata que ficou em choque quando descobriu, passando duas semanas deitada, sem comer ou conseguir trabalhar. Neste período, foi Eduardo, o único filho do casal, quem cuidou de todos os compromissos da casa e da família, além da separação do casal parental. Segundo a mãe, depois que ela conseguiu, minimamente, retomar seus compromissos e afazeres, percebeu Eduardo isolado, calado, inapetente, sem hábitos de higiene, passando boa parte do tempo lendo e escrevendo. Desde então, Eduardo passou a ter dificuldades para dormir, ficando a madrugada lendo e recortando jornais. Nesse momento, ele dizia que precisava pesquisar sobre novas conspirações contra ele e sua família. Passou a afirmar que alguém estaria interessado nos bens de sua família e que, por isso, queriam eliminá-lo. De acordo com a mãe, o filho passou a relatar contatos com indivíduos estranhos por comunicação do pensamento e a dizer que as reportagens noticiadas no jornal rádio ou televisão escondiam mensagens e códigos que seriam úteis na solução da ameaça que estava sofrendo.Eduardo apresenta como sintomas
alucinações de contato e cinestésicas.
delírios e alucinações psíquicas.
alucinações visuais e agnosias auditivas.
sonorização do pensamento e alucinações auditivas.
delírios e alucinações extracampinas e autoscópica.
A respeito da adolescência, julgue os itens a seguir.
A classificação diagnóstica de transtornos mentais facilita e orienta os tratamentos psicológicos, quando necessários, e fornece informações suficientes para a elaboração de programa de intervenção adequado aos adolescentes.
Texto para as questões 20 e 21
Eduardo, de vinte anos de idade, encontra-se internado em um hospital psiquiátrico há uma semana. De acordo com relato de sua mãe, o adolescente teve um surto ao saber das relações extraconjugais do pai e da existência de outra família, constituída por este, há mais de dez anos. A mãe relata que ficou em choque quando descobriu, passando duas semanas deitada, sem comer ou conseguir trabalhar. Neste período, foi Eduardo, o único filho do casal, quem cuidou de todos os compromissos da casa e da família, além da separação do casal parental. Segundo a mãe, depois que ela conseguiu, minimamente, retomar seus compromissos e afazeres, percebeu Eduardo isolado, calado, inapetente, sem hábitos de higiene, passando boa parte do tempo lendo e escrevendo. Desde então, Eduardo passou a ter dificuldades para dormir, ficando a madrugada lendo e recortando jornais. Nesse momento, ele dizia que precisava pesquisar sobre novas conspirações contra ele e sua família. Passou a afirmar que alguém estaria interessado nos bens de sua família e que, por isso, queriam eliminá-lo. De acordo com a mãe, o filho passou a relatar contatos com indivíduos estranhos por comunicação do pensamento e a dizer que as reportagens noticiadas no jornal rádio ou televisão escondiam mensagens e códigos que seriam úteis na solução da ameaça que estava sofrendo.Considerando as informações contidas na situação hipotética acima, é correto afirmar que Eduardo
possui sintomas pertinentes a um quadro psicótico, entendendo-os como mecanismos de enfrentamento diante da situação vivenciada, considerando um enfoque psicodinâmico.
apresenta quadro típico de transtorno por uso de substância, devido ao aparecimento repentino dos comportamentos inadequados, quadro agudo e sintomas positivos.
possui transtorno somatoforme, com presença de alucinações liliputianas e cenestésicas.
tem quadro bipolar, com episódio depressivo, seguido de mania, em que um evento traumático viabilizou a eclosão do transtorno.
é portador de transtorno por estresse pós-traumático, como alucinações, delírios e desintegração dos conceitos. O trauma gerado ocasionou a constituição de alguns sintomas para enfrentamento da nova realidade.
A respeito da adolescência, julgue os itens a seguir.
A perturbação diagnosticável e o nível de gravidade dessa perturbação devem ser correlacionados ao grau de sofrimento do indivíduo, bem como à persistência dos sintomas e às possíveis consequências no espectro biopsicossocial do adolescente.
Joana, de quarenta anos de idade, chegou à emergência do hospital apresentando perturbação funcional da palavra e substituindo e deformando fonemas simples. Falava muito baixo, movimentava os lábios de maneira automática, produzindo uma espécie de murmúrio e sons confusos.
Com base na situação hipotética apresentada, é possível que Joana apresentebradilalia e logorreia.
dislalia e verbigeração.
ecolalia e mussitação.
afasia e ecolalia.
dislalia e mussitação.
A respeito da adolescência, julgue os itens a seguir.
Na busca de desenvolvimento saudável, faz-se necessária a diferenciação entre sinais e sintomas de alteração psicológica que marquem processo adaptativo desviante e adolescer normativo.
Marcos, de doze anos de idade, é visto pelos professores da escola onde estuda como um aluno preguiçoso e agitado, com dificuldade em manter a atenção. Apresenta distúrbio de aprendizagem, obtendo pouco êxito nas provas e trabalhos. A mãe de Marcos, em conversa com a psicóloga da escola, relatou que ele reclama dos professores e da forma como é visto pela turma. Além disso, segundo ela, Marcos alega que sofre bullying e não pode contar com o apoio dos profissionais que atuam na escola. Ao final da entrevista, a mãe de Marcos solicitou que ele fosse atendido pela psicóloga.
Considerando esse caso hipotético, julgue o item abaixo, acerca da atuação e da intervenção do psicólogo em contextos específicos.
Se, durante o atendimento com a psicóloga da escola, Marcos revelar que sofre maus-tratos do pai, deverá o profissional, de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, manter sigilo sobre o caso, buscando soluções no contexto escolar que possam minimizar o sofrimento e a angústia do aluno.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...