Questões sobre Avaliação Psicológica

Lista completa de Questões sobre Avaliação Psicológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o Transtorno de personalidade histriônica (F60.4) caracteriza-se por

  • A.

    autodramatização, teatralidade, expressão exagerada de emoções.

  • B.

    determinação, dificilmente influenciada por outros ou circunstâncias.

  • C.

    afetividade excêntrica, porém estável.

  • D.

    pouca preocupação com a atratividade física.

  • E.

    isolamento, não busca a apreciação dos outros e evita estar no centro de atenções.

No que se refere à atuação do psicólogo e às técnicas e teorias utilizadas por esse profissional, julgue os itens subsecutivos.

Alguns sintomas, como distúrbio do sono, baixo rendimento escolar repentino, agressividade e regressão podem indicar um possível abuso sexual sofrido pela criança ou pelo adolescente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) aponta que a característica essencial do Transtorno Degenerativo da Infância (299.10) consiste numa regressão pronunciada em múltiplas áreas do funcionamento, após um período de desenvolvimento aparentemente normal, que é refletido pela presença de comunicação verbal e não verbal, relacionamentos sociais, jogos e comportamento adaptativo próprios da idade de, pelo menos,

  • A.

    2 anos.

  • B.

    1 ano.

  • C.

    1 ano e meio.

  • D.

    6 meses.

  • E.

    15 meses.

Texto para as questões 20 e 21

Eduardo, de vinte anos de idade, encontra-se internado em um hospital psiquiátrico há uma semana. De acordo com relato de sua mãe, o adolescente teve um “surto” ao saber das relações extraconjugais do pai e da existência de outra família, constituída por este, há mais de dez anos. A mãe relata que ficou “em choque” quando descobriu, passando duas semanas deitada, sem comer ou conseguir trabalhar. Neste período, foi Eduardo, o único filho do casal, quem cuidou de todos os compromissos da casa e da família, além da separação do casal parental. Segundo a mãe, depois que ela conseguiu, minimamente, retomar seus compromissos e afazeres, percebeu Eduardo isolado, calado, inapetente, sem hábitos de higiene, passando boa parte do tempo lendo e escrevendo. Desde então, Eduardo passou a ter dificuldades para dormir, ficando a madrugada lendo e recortando jornais. Nesse momento, ele dizia que precisava pesquisar “sobre novas conspirações contra ele e sua família”. Passou a afirmar que alguém estaria interessado nos bens de sua família e que, por isso, queriam eliminá-lo. De acordo com a mãe, o filho passou a relatar contatos com indivíduos estranhos por ‘comunicação do pensamento’ e a dizer que as reportagens noticiadas no jornal – rádio ou televisão – escondiam mensagens e códigos que seriam úteis na solução da ameaça que estava sofrendo.

Eduardo apresenta como sintomas

  • A.

    alucinações de contato e cinestésicas.

  • B.

    delírios e alucinações psíquicas.

  • C.

    alucinações visuais e agnosias auditivas.

  • D.

    sonorização do pensamento e alucinações auditivas.

  • E.

    delírios e alucinações extracampinas e autoscópica.

A respeito da adolescência, julgue os itens a seguir.

A classificação diagnóstica de transtornos mentais facilita e orienta os tratamentos psicológicos, quando necessários, e fornece informações suficientes para a elaboração de programa de intervenção adequado aos adolescentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões 20 e 21

Eduardo, de vinte anos de idade, encontra-se internado em um hospital psiquiátrico há uma semana. De acordo com relato de sua mãe, o adolescente teve um “surto” ao saber das relações extraconjugais do pai e da existência de outra família, constituída por este, há mais de dez anos. A mãe relata que ficou “em choque” quando descobriu, passando duas semanas deitada, sem comer ou conseguir trabalhar. Neste período, foi Eduardo, o único filho do casal, quem cuidou de todos os compromissos da casa e da família, além da separação do casal parental. Segundo a mãe, depois que ela conseguiu, minimamente, retomar seus compromissos e afazeres, percebeu Eduardo isolado, calado, inapetente, sem hábitos de higiene, passando boa parte do tempo lendo e escrevendo. Desde então, Eduardo passou a ter dificuldades para dormir, ficando a madrugada lendo e recortando jornais. Nesse momento, ele dizia que precisava pesquisar “sobre novas conspirações contra ele e sua família”. Passou a afirmar que alguém estaria interessado nos bens de sua família e que, por isso, queriam eliminá-lo. De acordo com a mãe, o filho passou a relatar contatos com indivíduos estranhos por ‘comunicação do pensamento’ e a dizer que as reportagens noticiadas no jornal – rádio ou televisão – escondiam mensagens e códigos que seriam úteis na solução da ameaça que estava sofrendo.

Considerando as informações contidas na situação hipotética acima, é correto afirmar que Eduardo

  • A.

    possui sintomas pertinentes a um quadro psicótico, entendendo-os como mecanismos de enfrentamento diante da situação vivenciada, considerando um enfoque psicodinâmico.

  • B.

    apresenta quadro típico de transtorno por uso de substância, devido ao aparecimento repentino dos comportamentos inadequados, quadro agudo e sintomas positivos.

  • C.

    possui transtorno somatoforme, com presença de alucinações liliputianas e cenestésicas.

  • D.

    tem quadro bipolar, com episódio depressivo, seguido de mania, em que um evento traumático viabilizou a eclosão do transtorno.

  • E.

    é portador de transtorno por estresse pós-traumático, como alucinações, delírios e desintegração dos conceitos. O trauma gerado ocasionou a constituição de alguns sintomas para enfrentamento da nova realidade.

A respeito da adolescência, julgue os itens a seguir.

A perturbação diagnosticável e o nível de gravidade dessa perturbação devem ser correlacionados ao grau de sofrimento do indivíduo, bem como à persistência dos sintomas e às possíveis consequências no espectro biopsicossocial do adolescente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Joana, de quarenta anos de idade, chegou à emergência do hospital apresentando perturbação funcional da palavra e substituindo e deformando fonemas simples. Falava muito baixo, movimentava os lábios de maneira automática, produzindo uma espécie de murmúrio e sons confusos.

Com base na situação hipotética apresentada, é possível que Joana apresente

  • A.

    bradilalia e logorreia.

  • B.

    dislalia e verbigeração.

  • C.

    ecolalia e mussitação.

  • D.

    afasia e ecolalia.

  • E.

    dislalia e mussitação.

A respeito da adolescência, julgue os itens a seguir.

Na busca de desenvolvimento saudável, faz-se necessária a diferenciação entre sinais e sintomas de alteração psicológica que marquem processo adaptativo desviante e adolescer normativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marcos, de doze anos de idade, é visto pelos professores da escola onde estuda como um aluno preguiçoso e agitado, com dificuldade em manter a atenção. Apresenta distúrbio de aprendizagem, obtendo pouco êxito nas provas e trabalhos. A mãe de Marcos, em conversa com a psicóloga da escola, relatou que ele reclama dos professores e da forma como é visto pela turma. Além disso, segundo ela, Marcos alega que sofre bullying e não pode contar com o apoio dos profissionais que atuam na escola. Ao final da entrevista, a mãe de Marcos solicitou que ele fosse atendido pela psicóloga.

Considerando esse caso hipotético, julgue o item abaixo, acerca da atuação e da intervenção do psicólogo em contextos específicos.

Se, durante o atendimento com a psicóloga da escola, Marcos revelar que sofre maus-tratos do pai, deverá o profissional, de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, manter sigilo sobre o caso, buscando soluções no contexto escolar que possam minimizar o sofrimento e a angústia do aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...