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A cultura organizacional apresenta seis características principais: regularidades nos comportamentos observados, normas, valores dominantes, filosofia, regras e clima organizacional. As regularidades nos comportamentos observados, referem-se às interações entre os participantes caracterizadas por uma linguagem comum, terminologias próprias e
sentimento e estímulo transmitido pelo ambiente físico.
princípios e valores da organização.
rituais relacionados com condutas e deferências.
regras que os novos participantes devem aprender e aplicar.
processos e sistemas de trabalho.
Pessoas que possuem forte necessidade de realização desejam estabelecer objetivos de dificuldade moderada, mas que sejam atingíveis; gostam de solucionar problemas, em vez de deixar os resultados para o acaso; preferem situações nas quais recebam contrapartidas regulares e concretas em relação a seu desempenho; pensam positivamente e
valorizam o apoio psicológico de seus superiores.
valorizam o apoio psicológico de seus pares.
assumem uma forte responsabilidade pessoal por seu trabalho.
consideram que pacotes de benefícios diferenciados devam ser praticados pelas empresas.
preferem ser reconhecidas como formadores de opiniões.
Três características foram identificadas nos líderes transformacionais: o carisma, o estilo intelectual e
a influência positiva.
o equilíbrio emocional.
a orientação para resultados.
a orientação para processos.
a consideração individualizada.
Robert Blake e Jane Mouton propuseram uma classificação de estilos de liderança em que definiram duas dimensões de comportamento do líder: a preocupação com
as pessoas e com a produção.
as metas e com os motivadores.
os recursos e com os objetivos.
as tarefas e com o treinamento.
os sistemas de trabalho e com os motivadores.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
O comportamento proativo é definido como um conjunto de comportamentos em que o trabalhador busca espontaneamente mudanças no seu ambiente de trabalho, soluciona e antecipa-se aos problemas, visando a metas de longo prazo que beneficiam a organização. Compreender o comportamento humano dentro do ambiente organizacional é de extrema importância para que o processo de gestão de pessoas seja adequadamente planejado. Sabendo que o estudo do comportamento organizacional pode ocorrer em diferentes níveis, assinale a alternativa que contemple os níveis de análise do comportamento organizacional:
Organizacional e sistêmico.
Individual, grupal e organizacional.
Dos líderes e das equipes.
Das pessoas e do sistema.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
A complexidade crescente das organizações exige que os seus gestores desenvolvam competências que lhes permitam diagnosticar, de forma integrada e eficaz, os problemas organizacionais com os quais se defrontam. Neste contexto, a pesquisa do comportamento organizacional torna-se uma importante ferramenta para a administração da mudança. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa que representa corretamente as etapas a serem seguidas durante a pesquisa de comportamento organizacional:
Diagnóstico; análise; feedback; ação; avaliação.
Coleta de dados; plano de ação; análise.
Levantamento de necessidades de mudança; identificação do nível de resistência à mudança; educação; análise dos resultados.
Levantamento de justificativas; documentação de imagens; análise do sistema organizacional.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do comportamento humano no ambiente de trabalho, julgue os itens subsequentes.
As abordagens do comportamento humano tratam afeto e sensação como sinônimos, especialmente no que se refere a trabalhos automatizados.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do comportamento humano no ambiente de trabalho, julgue os itens subsequentes.
A influência social é uma atitude orientada para a necessidade ou por um desejo que energiza o comportamento, conduzindo o indivíduo a um objetivo ou meta socialmente desejável.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do comportamento humano no ambiente de trabalho, julgue os itens subsequentes.
De acordo com a psicologia do trabalho, a motivação é uma condição interna relativamente fugaz e que leva o indivíduo a um comportamento orientado à busca de resultados.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do comportamento humano no ambiente de trabalho, julgue os itens subsequentes.
Sendo orientado pelo processo de autorregulação, o comportamento humano se baseia na resposta ao ambiente, o que acarreta uma reestruturação interna contínua do indivíduo.
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