Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Alfred Binet foi um psicólogo francês que no início do século XX desenvolveu o primeiro teste que mediria a capacidade mental. Este teste é conhecido como:

  • A.

    inteligência mental (IM);

  • B.

    quociente de inteligência (QI);

  • C.

    inteligências múltiplas (IM);

  • D.

    quociente de intenção (QI);

  • E.

    inteligência pessoal (IP).

O Conselho Federal de Psicologia determinou, por meio da Resolução CFP No 002/2003, que o psicólogo, no exercício da sua profissão, somente poderá fazer uso de testes psicológicos que a Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica

  • A.

    tenha avaliado e concedido parecer de aconselhamento de utilização restrita, tais como: teste HTP, Kuder e o Raven.

  • B.

    tenha avaliado e concedido parecer favorável até 2002, como, por exemplo, o Questionário Desiderativo, o 16PF e o CAT-H.

  • C.

    esteja avaliando, como, por exemplo, o Teste do Desenho (WARTEGG), o Inventário de Interesses Angelini e Thurstone e o BTAG-II.

  • D.

    tenha avaliado e concedido parecer favorável, como, por exemplo, o WISC-III (Escala de Inteligência Wechsler para Crianças), o TEI (Teste Equicultural de Inteligência) e o Rorschach – sistema compreensivo.

  • E.

    já tenha avaliado, porém aguardam parecer definitivo, como, por exemplo, o Teste D48, o Teste das Cores e o Teste Palográfico.

O psicólogo americano comportamentalista, que investigou os estímulos emocionais em bebês, considerando as três emoções fundamentais, medo, raiva e rancor, foi:

  • A.

    John Watson;

  • B.

    William James;

  • C.

    Erikson;

  • D.

    Horney;

  • E.

    Albert Moll.

A autora Alicia Fernández faz distinção entre quatro modalidades de ensino, às quais denomina com os seguintes termos:

  • A.

    criar, desejar, praticar, desfazer;

  • B.

    planejar, executar, expor, registrar;

  • C.

    sonhar, elaborar, realizar, desfazer;

  • D.

    pensar, organizar, revelar, ocultar;

  • E.

    mostrar-guardar, esconder, exibir, desmentir.

Na visão de Alícia Fernández, o fracasso escolar afeta o aprender do sujeito sem chegar a aprisionar a inteligência e, muitas vezes, advém do choque entre o aprendente e a escola. Em geral, diante de uma situação de fracasso escolar o psicopedagogo faz uma intervenção dirigida:

  • A.

    à escola, no intuito de que esta reveja a metodologia, a linguagem, o vínculo e as modalidades de ensino;

  • B.

    à família, responsabilizando-a pelo fracasso do filho e sugerindo alterações nos valores que lhe direcionam a formação;

  • C.

    ao sujeito que não aprende, procurando adequá-lo a normas mais rígidas de controle e de aprendizagem;

  • D.

    à modalidade de aprendizagem da família, orientando os pais quanto às condutas adequadas à aprendizagem;

  • E.

    à direção da escola e ao regimento escolar inadequado, propondo reformulações que atendam às necessidades dos aprendentes.

Cada sujeito tem uma maneira especial de construir o seu saber e aproximar-se do conhecimento. Este fato em psicopedagogia é denominado:

  • A.

    construção do caráter;

  • B.

    modalidade de aprendizagem;

  • C.

    evolução afetiva;

  • D.

    crescimento emocional;

  • E.

    maturação

Podemos dizer que para Vygotsky o conceito cotidiano de uma criança é algo embebido de experiências de vida, enquanto o conceito científico é aquele que:

  • A.

    é desenvolvido em laboratório;

  • B.

    leva a criança a não utilizar a linguagem;

  • C.

    é transmitido em situações formais de ensinoaprendizagem;

  • D.

    faz a criança crescer;

  • E.

    envolve uma situação concreta.

Para Piaget, a evolução da prática e da consciência da regra pode ser dividida em etapas por meio das quais a criança tem a possibilidade de vivenciar:

  • A.

    a anomia, a heteronomia e a autonomia;

  • B.

    o corpo em movimento;

  • C.

    o corpo em relação ao espaço;

  • D.

    o realismo moral;

  • E.

    o senso de justiça.

O material utilizado na prova de Quantificação da Inclusão de Classes é composto por:

  • A.

    círculos vermelhos e azuis;

  • B.

    bastonetes de madeira;

  • C.

    seis fichas de cores diferentes;

  • D.

    duas barrinhas de massa plástica de cores diferentes;

  • E.

    um ramo com dez margaridas e duas ou três rosas.

As Provas do Diagnóstico Operatório são compostas por:

  • A.

    duas argumentações sobre a conservação do volume;

  • B.

    argumentações e contra-argumentações sobre a seriação de bastonetes;

  • C.

    provas de classificação, conservação, seriação e provas para o pensamento formal;

  • D.

    investigações referentes às relações lógicas no manejo das classes;

  • E.

    investigações sobre o domínio que o aprendente possui de si mesmo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...