Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Geral - - 0000
A adolescência é considerada um período crítico do desenvolvimento porque nela:
ocorrem rápidas alterações maturacionais, transformações físicas, sexuais, cognitivas e morais;
os adolescentes recusam-se a aceitar os valores patriarcais e as transformações físicas e sociais;
a moralidade passa a ser importante, devido à maturação sexual e à capacidade intelectual dos adolescentes;
os pares ou o grupo de iguais determinam os movimentos internos e externos do adolescente;
o ambiente familiar é fundamental para o desenvolvimento do aspecto cognitivo.
Psicologia - Geral - - 0000
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (ou DSM-IV) aponta como critério diagnóstico para identificar a Bulimia Nervosa (307.51), a presença de
episódios de hipofagia e métodos compensatórios inadequados para evitar perda de peso, além de queixa de dificuldade para manter o sono, decorrente da presença de pesadelos.
comportamento compensatório inadequado e recorrente, com o fim de prevenir o aumento de peso, como indução de vômito, uso indevido de laxantes, diuréticos, enemas ou outros medicamentos, jejuns ou exercícios excessivos.
episódios recorrentes de compulsividade para comer e comportamentos inadequados para evitar perda de peso.
queixa de dificuldade para iniciar ou manter o sono.
ocorrência repetida de sonhos assustadores que levam ao despertar.
Psicologia - Geral - - 0000
São desenvolvidos(as) na segunda infância:
o ego e o superego;
a angústia e o mecanismo de defesa;
a inteligência e a auto-estima;
a capacidade específica e o auto-conceito;
a afeição e a supercompensação.
Psicologia - Geral - - 0000
A Esquizofrenia simples é indicada, na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 (F20.6), como
perturbações psicomotoras proeminentes que podem se alternar entre extremos, como hipercinesia e estupor ou obediência automática, e negativismo; atitudes e posturas forçadas podem ser mantidas por longos períodos.
um transtorno no qual sintomas esquizofrênicos e maníacos são ambos proeminentes no mesmo episódio de doença, sendo que a anormalidade do humor assume usualmente a forma de elação, acompanhada por aumento da auto-estima e idéias grandiosas, mas, às vezes, excitação e irritabilidade são mais óbvias e estão acompanhadas de comportamento agressivo e idéias persecutórias.
transtornos psicóticos que não satisfazem os critérios para esquizofrenia ou para tipos psicóticos de transtornos e humor (afetivos) e transtornos psicóticos que não satisfazem os critérios sintomatológicos para transtorno delirante persistente.
transtornos episódicos, nos quais ambos os sintomas, afetivos e esquizofrênicos, são proeminentes no episódio de doença, preferivelmente de forma simultânea ou, pelo menos, distam poucos dias uns dos outros.
um transtorno incomum, no qual há desenvolvimento insidioso mas progressivo de conduta estranha, incapacidade para atender às exigências da sociedade e declínio no desempenho total, sendo que delírios e alucinações não são evidentes e o transtorno é menos obviamente psicótico do que os subtipos hebefrênico, paranóide e catatônico da esquizofrenia.
Psicologia - Geral - - 0000
A Psicologia cognitiva continua sendo motivo de estudo, pois as pesquisas nesta área ainda não se completaram, é uma pesquisa que "ainda não é história". Baseia-se esse estudo numa preocupação com:
as conexões estímulo-resposta;
o comportamento;
o processo do conhecimento;
a resposta passiva a forças externas;
a resposta aos estímulos.
Psicologia - Geral - - 0000
O Código de Ética Profissional do Psicólogo, em seu 17o artigo (Das relações com a Justiça), determina que o psicólogo
não escusar-se-á de funcionar em perícia que escape à sua competência profissional, desde que busque conhecimentos para tal.
colocará seu conhecimento à disposição da Justiça, no sentido de promover e aprofundar uma maior compreensão entre a lei e o agir humano, entre a liberdade e as instituições judiciais.
agirá sem isenção, expondo o que tiver conhecimento por meio do seu trabalho.
poderá ultrapassar, nos laudos, o limite das informações necessárias à tomada de decisão, desde que justifique sua posição.
poderá ser perito de pessoa por ele atendida ou em atendimento, em situações consideradas especiais.
Psicologia - Geral - - 0000
O psicólogo britânico que em 1908 definiu a Psicologia como a "Ciência do Comportamento" foi:
Stanley Hall;
Erikson;
Sigmund Freud;
David Hume;
William Mc Dougall.
Psicologia - Geral - - 0000
Segundo a definição de especialidades em Psicologia apresentada pelo Conselho Federal de Psicologia, por meio da Resolução 002/2001, o psicólogo que atua em instituições de saúde, oferecendo e desenvolvendo atividades em diferentes níveis de tratamento, tendo como sua principal tarefa a avaliação e acompanhamento de intercorrências psíquicas dos pacientes que estão ou serão submetidos a procedimentos médicos, visando basicamente a promoção e/ou recuperação da saúde física e mental e que, no trabalho interdisciplinar, participa de decisões em relação à conduta a ser adotada pela equipe, objetivando promover apoio e segurança ao paciente e família, fornecendo aporte de informações pertinentes à sua área de atuação, bem como, na forma de grupo de reflexão, no qual o suporte e manejo estão voltados para possíveis dificuldades operacionais e/ou subjetivas dos membros da equipe, é o psicólogo especialista em
Psicologia Hospitalar.
Psicopedagogia.
Psicomotricidade.
Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Psicologia Jurídica.
Psicologia - Geral - - 0000
No século V antes de Cristo, sábios gregos se deparavam com problemas, como a memória, a aprendizagem, a motivação, a percepção, a atividade onírica e o comportamento anormal, que ainda hoje ocupam as clínicas psicológicas. Dentre esses sábios destacam-se:
Alexandre e Felipe da Macedônia;
Diógenes e César;
Sócrates e Platão;
Heideger e Spinosa;
Platão e Aristóteles.
Psicologia - Geral - - 0000
O Conselho Federal de Psicologia, por meio da Resolução 007/2003, instituiu o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Segundo a Resolução mencionada, toda e qualquer comunicação por escrito decorrente de avaliação psicológica deverá seguir as diretrizes descritas no manual e, sendo assim, um relatório ou laudo psicológico corresponde a
um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita, com fins de justificar faltas e/ou impedimentos, afastamento e/ou dispensa do solicitante, declarando- o apto ou não para atividades específicas.
um documento que visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico, por exemplo, o comparecimento do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário.
uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica, devendo ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico, consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo.
um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado é indicativo e conclusivo quanto à correta ação judicial.
um documento que tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora a uma "questão-problema", no campo do conhecimento psicológico, por meio de avaliação especializada, expondo motivos sobre uma indicação decisiva e que deverá ser arquivado por um período mínimo de dois anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...