Questões sobre Geral

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Uma sessão lúdica distingue-se da sessão terapêutica porque:

  • A.

    no trabalho terapêutico o brincar implica infantilizar o aprendente, ao passo que no trabalho lúdico o brincar implica fazer o aprendente crescer e amadurecer;

  • B.

    a sessão lúdica diagnóstica é extremamente livre e a terapêutica é marcadamente limitadora;

  • C.

    na sessão terapêutica não há espaço para o lúdico, pois ela dispersa a atenção do aprendente;

  • D.

    na sessão lúdica o processo de brincar ocorre espontaneamente, e na terapêutica existem limites mais definidos, podem ser feitas intervenções provocadoras;

  • E.

    o lúdico, por suas condições favoráveis à espontaneidade e à liberdade, distorce o processo terapêutico.

O processo lúdico é fundamental no trabalho psicopedagógico porque:

  • A.

    possibilita ao terapeuta conhecer a família do aprendente em suas condições ambientais;

  • B.

    é impossível realizar o trabalho sem a utilização dos jogos e brincadeiras;

  • C.

    no processo lúdico, estando a criança em interação com o outro e com o meio, dá-se a aprendizagem;

  • D.

    delimita nitidamente o aprender e o brincar, criando as condições ideais para o crescimento social;

  • E.

    faz que a criança viva plenamente a infância e, com isso, já possa ir se revelando como um adulto equilibrado e integrado.

No ato de brincar, a criança constrói um espaço de experimentação, de transição entre o mundo interno e externo. Podemos dizer que o processo lúdico é fundamental para:

  • A.

    a criança brincar com o seu brinquedo predileto, de preferência o mesmo que utiliza em casa;

  • B.

    a criança poder se comunicar, se revelar;

  • C.

    aproximar cada vez mais a criança do mundo infantil;

  • D.

    solidificar os vínculos familiares;

  • E.

    humanizar o terapeuta.

Os aspectos observados na Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) são:

  • A.

    os estágios do desenvolvimento cognitivo;

  • B.

    o processo de jogar, brincar e representar;

  • C.

    a temática, a dinâmica e o produto;

  • D.

    os que envolvem o cumprimento de regras sociais;

  • E.

    a vinculação do aprendente com a família nuclear.

Iniciar o processo de diagnóstico pela Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) tem como objetivo:

  • A.

    investigar o significado da aprendizagem para a família, visando à integração social;

  • B.

    levantar o primeiro sistema de hipóteses e constituir a primeira aproximação com o aprendente;

  • C.

    compreender como o aprendente opera matematicamente as questões propostas e encontra soluções para problemas apresentados;

  • D.

    verificar se o programa escolar está correto, visando à integração dos conteúdos;

  • E.

    avaliar o desempenho sócio-cultural do aprendente e sua integração no grupo social a que pertence.

Os dados sobre a história das primeiras aprendizagens são verificados através da:

  • A.

    análise do material escolar;

  • B.

    anamnese;

  • C.

    prova do diagnóstico operatório;

  • D.

    prova do desenho da família;

  • E.

    conversa entre o(a) diretor(a) da escola e o psicopedagogo.

A entrevista de anamnese tem como objetivo:

  • A.

    colher dados significativos sobre a história de vida do aprendente;

  • B.

    avaliar o aprendente quanto aos aspectos psíquicos e econômicos;

  • C.

    fazer um rápido questionário sobre a vida social do aprendente;

  • D.

    fazer uma análise da aprendizagem escolar do aprendente;

  • E.

    conhecer detalhadamente a família do aprendente.

As deficiências motoras que caracterizam um acidente vascular-cerebral são:

  • A.

    afasia ou paraparesia;

  • B.

    monoplegia ou diplopia;

  • C.

    hemiplegia ou hemiparesia;

  • D.

    paraplegia ou afasia;

  • E.

    monoparesia ou diplopia.

A marcha característica da distrofia muscular progressiva á a:

  • A.

    helicópode;

  • B.

    ataxica;

  • C.

    claudicante;

  • D.

    esquiador;

  • E.

    anserina.

Quando a sensibilidade vibratória é abolida, o termo neurológico adequado é:

  • A.

    apalestesia;

  • B.

    acriestesia;

  • C.

    abatiestesia;

  • D.

    anafia;

  • E.

    abarognosia.

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