Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Geral - - 0000
Uma sessão lúdica distingue-se da sessão terapêutica porque:
no trabalho terapêutico o brincar implica infantilizar o aprendente, ao passo que no trabalho lúdico o brincar implica fazer o aprendente crescer e amadurecer;
a sessão lúdica diagnóstica é extremamente livre e a terapêutica é marcadamente limitadora;
na sessão terapêutica não há espaço para o lúdico, pois ela dispersa a atenção do aprendente;
na sessão lúdica o processo de brincar ocorre espontaneamente, e na terapêutica existem limites mais definidos, podem ser feitas intervenções provocadoras;
o lúdico, por suas condições favoráveis à espontaneidade e à liberdade, distorce o processo terapêutico.
Psicologia - Geral - - 0000
O processo lúdico é fundamental no trabalho psicopedagógico porque:
possibilita ao terapeuta conhecer a família do aprendente em suas condições ambientais;
é impossível realizar o trabalho sem a utilização dos jogos e brincadeiras;
no processo lúdico, estando a criança em interação com o outro e com o meio, dá-se a aprendizagem;
delimita nitidamente o aprender e o brincar, criando as condições ideais para o crescimento social;
faz que a criança viva plenamente a infância e, com isso, já possa ir se revelando como um adulto equilibrado e integrado.
Psicologia - Geral - - 0000
No ato de brincar, a criança constrói um espaço de experimentação, de transição entre o mundo interno e externo. Podemos dizer que o processo lúdico é fundamental para:
a criança brincar com o seu brinquedo predileto, de preferência o mesmo que utiliza em casa;
a criança poder se comunicar, se revelar;
aproximar cada vez mais a criança do mundo infantil;
solidificar os vínculos familiares;
humanizar o terapeuta.
Psicologia - Geral - - 0000
Os aspectos observados na Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) são:
os estágios do desenvolvimento cognitivo;
o processo de jogar, brincar e representar;
a temática, a dinâmica e o produto;
os que envolvem o cumprimento de regras sociais;
a vinculação do aprendente com a família nuclear.
Psicologia - Geral - - 0000
Iniciar o processo de diagnóstico pela Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) tem como objetivo:
investigar o significado da aprendizagem para a família, visando à integração social;
levantar o primeiro sistema de hipóteses e constituir a primeira aproximação com o aprendente;
compreender como o aprendente opera matematicamente as questões propostas e encontra soluções para problemas apresentados;
verificar se o programa escolar está correto, visando à integração dos conteúdos;
avaliar o desempenho sócio-cultural do aprendente e sua integração no grupo social a que pertence.
Psicologia - Geral - - 0000
Os dados sobre a história das primeiras aprendizagens são verificados através da:
análise do material escolar;
anamnese;
prova do diagnóstico operatório;
prova do desenho da família;
conversa entre o(a) diretor(a) da escola e o psicopedagogo.
Psicologia - Geral - - 0000
A entrevista de anamnese tem como objetivo:
colher dados significativos sobre a história de vida do aprendente;
avaliar o aprendente quanto aos aspectos psíquicos e econômicos;
fazer um rápido questionário sobre a vida social do aprendente;
fazer uma análise da aprendizagem escolar do aprendente;
conhecer detalhadamente a família do aprendente.
Psicologia - Geral - - 0000
As deficiências motoras que caracterizam um acidente vascular-cerebral são:
afasia ou paraparesia;
monoplegia ou diplopia;
hemiplegia ou hemiparesia;
paraplegia ou afasia;
monoparesia ou diplopia.
Psicologia - Geral - - 0000
A marcha característica da distrofia muscular progressiva á a:
helicópode;
ataxica;
claudicante;
esquiador;
anserina.
Psicologia - Geral - - 0000
Quando a sensibilidade vibratória é abolida, o termo neurológico adequado é:
apalestesia;
acriestesia;
abatiestesia;
anafia;
abarognosia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...