Questões sobre Geral

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Do ponto de vista ético, quando são analisados os instrumentos usados pela psicologia aplicada à administração, uma das críticas existentes é a de que a mesma está fundamentada e comprometida com uma moralidade positivista. Isto significa que

  • A.

    a ética discursiva defende o respeito à dignidade humana, à emancipação e à cidadania de todos os indivíduos.

  • B.

    há um processo de coerção no ambiente organizacional que atua no nível social, preservando, porém, a identidade individual.

  • C.

    o indivíduo, como membro da organização, transforma- se em um ser que deve se adequar às normas estabelecidas por ela e respeitá-las.

  • D.

    o meio social da organização tem a função de permitir ou de barrar a formação da consciência moral pelo indivíduo.

  • E.

    há uma exacerbação da possibilidade de os indivíduos tomarem consciência das conseqüências das normas e padrões propostos pela organização.

Quando se busca o desenvolvimento de um grupo, de modo a lhe possibilitar uma atuação mais saudável e criativa, aquele que desempenha o papel de facilitador deve

  • A.

    definir com clareza as formas de comunicação e os procedimentos a serem seguidos pelo grupo durante o processo de trabalho.

  • B.

    impedir que as animosidades existentes entre os participantes sejam apresentadas objetivamente.

  • C.

    dirigir a ação grupal para que os integrantes não se sintam perdidos na realização de reuniões ou outras atividades.

  • D.

    buscar a ruptura de estereotipias de conduta que estejam presentes no acontecer grupal.

  • E. intervir de modo a evitar que os participantes façam referências a situações passadas que tenham causado mal-estar no grupo.

A análise das relações interpessoais nos grupos deve ser efetuada a partir de alguns parâmetros, tais como: comunicação, pertença, cooperação, pertinência, aprendizagem. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que apresenta uma afirmação incorreta sobre determinado parâmetro.

  • A.

    Aprendizagem: refere-se à superação de contradições e à criatividade no enfrentamento de obstáculos.

  • B.

    Pertença: diz respeito ao grau de identificação entre os integrantes, bem como desses com a tarefa prescrita.

  • C.

    Pertinência: envolve aspectos relativos à produção grupal como, por exemplo, a objetividade e a qualidade das ações dos integrantes.

  • D.

    Comunicação: compreende os aspectos explícitos e implícitos, verbais e não verbais, que se revelam na interação grupal.

  • E.

    Cooperação: caracteriza a disposição positiva ou negativa perante outros membros do grupo, ou seja, atrações e rejeições presentes.

Segundo a concepção de liderança como propriedade do grupo, ou liderança contingencial, não se pode afirmar que

  • A.

    os atos de liderança são enfatizados e não as características físicas, intelectuais e de personalidade do líder.

  • B.

    diferentes grupos necessitam de diferentes estilos de liderança e diferentes membros do grupo podem exercer a liderança.

  • C.

    os líderes tendem a apresentar os mesmos traços psicológicos, independentemente dos dados da situação e da cultura grupal.

  • D.

    o exercício da liderança no grupo, de forma a levá-lo ao alcance de seus objetivos, não se apóia basicamente nas características do líder.

  • E.

    tal concepção possibilita e integra a contribuição dos membros da organização, dificultando o controle por parte do corpo dirigente.

No que diz respeito ao plano de carreira, pode-se afirmar que

  • A.

    compreende a indicação, pela empresa, de posições consideradas de grande importância para o sucesso organizacional, de tal modo que seus ocupantes devam ser escolhidos e preparados de modo especial.

  • B.

    refere-se ao planejamento efetuado pela organização, que permite identificar empregados para ocuparem, no futuro, posições de maior complexidade e responsabilidade.

  • C.

    abrange a escolha, pelos empregados, daqueles que deverão ocupar, a médio ou longo prazo, posições de maior conteúdo ou gerenciais.

  • D. compreende o planejamento da carreira do indivíduo, a partir de uma formação profissional básica, geralmente identificada com uma "vocação profissional", e que leva em conta seus objetivos e aspirações.
  • E. envolve a definição das admissões, demissões e treinamentos a serem efetuados em determinado período de tempo.

Existem diferentes níveis de avaliação das atividades de treinamento. Um deles é a avaliação de resultados, que se caracteriza por

  • A.

    verificar o que foi assimilado pelas pessoas treinadas durante o módulo de treinamento, comparativamente ao resultado que se vinha obtendo antes do mesmo.

  • B.

    compreender como os treinandos reagiram ao conteúdo, ao instrutor e às condições em que o módulo de treinamento foi realizado.

  • C.

    efetuar uma comparação entre os períodos pré e póstreinamento, levando-se em conta metas organizacionais, tais como: aumento da eficiência, otimização da qualidade, redução do absenteísmo, etc.

  • D.

    analisar os efeitos do treinamento sobre crenças e valores dos indivíduos, buscando-se identificar mudanças no perfil cultural individual e, conseqüentemente, na cultura organizacional.

  • E.

    comprovar a mudança de comportamento das pessoas treinadas no local de trabalho, como por exemplo, se estão colocando em prática um novo método de trabalho abordado durante o treinamento.

Todo sistema de avaliação tende a apresentar algum tipo de problema que pode prejudicar o alcance dos objetivos desejados. No que diz respeito ao aspecto psicológico daquele que avalia, um problema comum é o efeito de halo, que trata de

  • A.

    avaliar um empregado, deixando-se levar por valores ou atitudes que este possui fora do ambiente de trabalho.

  • B.

    valorizar demasiadamente as qualidades potenciais, ou seja, aquelas que poderão ser requeridas para o desempenho em outras funções.

  • C.

    forçar a avaliação em classificações centrais ou medianas, para não se comprometer ou para não enfrentar situações constrangedoras.

  • D.

    privilegiar alguma característica marcante do avaliado, o que dificulta interpretar as demais características com neutralidade e clareza.

  • E.

    levar em conta apenas os fatos acontecidos num curto espaço de tempo anterior ao processo avaliativo.

Seria incorreto afirmar que, ao pesquisar a personalidade, o psicólogo deve

  • A.

    focalizar não apenas um processo psicológico em particular, mas também a interação de diferentes processos.

  • B.

    não apenas estudar o processo da percepção, mas sim, como os indivíduos diferem em suas percepções e como essas diferenças se relacionam.

  • C.

    estudar um todo integrado, por envolver freqüentemente mais que uma compreensão de cada uma das partes.

  • D.

    estudar as características dos indivíduos que são observáveis através do comportamento, ou características tais como processos inconscientes, que são inferidos desse comportamento.

  • E.

    estudar apenas a percepção do indivíduo em seu cotidiano, bem como os aspectos fisiológicos e genéticos, que permitem a adequada pesquisa da personalidade.

Os testes projetivos oferecem ao examinando uma situação pouco estruturada que serve de estímulo à manifestação das suas vivências emocionais, dinamismo psíquico e mecanismos de ajustamento. Os inventários visam à identificação de traços predominantes da personalidade e envolvem um autojulgamento por parte do examinando. As técnicas expressivas procuram investigar as características da personalidade por meio de ações padrões, movimentos corporais e ritmo. Com relação ao exposto, é correto dizer que

  • A.

    os testes projetivos não são estruturados e não apresentam respostas certas ou erradas. Trata-se de uma investigação subjetiva.

  • B.

    os inventários não têm respostas certas ou erradas. Trata-se de uma investigação subjetiva.

  • C.

    as técnicas expressivas não apresentam padronização. Trata-se de uma investigação objetiva.

  • D.

    os estímulos dos testes projetivos são estruturados, embora não ofereçam uma situação estruturada para o examinando.

  • E. somente os inventários possibilitam uma situação estruturada e subjetiva, que permitem ao examinador realizar o julgamento.

Tensões, pressões ou outros aspectos num ambiente de trabalho, podem afetar o rendimento, mas o efeito real sobre o indivíduo difere segundo o grau do seu treino e sua técnica. Sendo assim, pode-se afirmar que

  • A.

    o funcionário mais qualificado mantém o seu ritmo de trabalho em situações de tensão e pressão de forma mais fácil que aqueles funcionários especializados há pouco tempo.

  • B.

    suportar as condições de tensão e pressão depende também de treino. Contudo, afeta a saúde dos funcionários.

  • C.

    tanto aquele funcionário que adquiriu a técnica há pouco tempo, como aquele que a desempenha há mais tempo, não serão afetados pelas tensões e pressões do ambiente.

  • D.

    o desempenho do trabalhador em condições de tensão e pressão trará prejuízos para a produção em pouco tempo.

  • E.

    aquele funcionário que não recebeu treinamento adequado à função tenderá a apresentar um desempenho rebaixado sob condições tensas e de pressão.

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