Questões sobre Geral

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Os acidentes de trabalho podem ser atribuídos à maior experiência do trabalhador e a algumas características do próprio indivíduo. Sendo assim, as pessoas que exercem a mesma atividade ocupacional há muito tempo, estarão mais propensas a acidentes de trabalho, que aquelas que atuam na função há pouco tempo. Considerando que isso seja verdadeiro, é correto afirmar que

  • A.

    a experiência é um fator de risco profissional e, por essa razão, o trabalhador deve passar por rodízio de atividades constantemente, bem como por reciclagem em prevenção de acidentes

  • B.

    a idade do trabalhador está diretamente relacionada com a possibilidade de risco de acidentes de trabalho.

  • C. deve-se preferir, independentemente da função, os trabalhadores mais jovens por apresentarem maior capacidade para controlarem os acidentes de trabalho.
  • D.

    para se evitar acidentes de trabalho, deve-se desenvolver constantes treinamentos.

  • E.

    o número de acidentes de trabalho depende, além da salubridade do trabalho e do sistema de produção empregado, do fator tempo de experiência.

A qualidade de um teste psicológico depende da sua

  • A.

    nstrução/aplicação.

  • B.

    fundamentação teórica/validade.

  • C.

    aplicação /tempo de execução.

  • D.

    construção/escore.

  • E.

    elaboração/interpretação.

A análise de função busca identificar qualidades pessoais que contribuem para o adequado desenvolvimento ou limitam o sucesso no desempenho de uma dada função. Faz parte desse processo:

  • A.

    entrevistar os funcionários, a eleição de testes de habilidades e de personalidade entre outras estratégias

  • B.

    verificar as habilidades dos funcionários e as exigências da organização para o adequado desempenho da função e aumento de produção.

  • C.

    identificar, junto aos gestores, aqueles funcionários que produzem muito e têm melhores resultados em suas tarefas.

  • D. elaborar um questionário que verifique o grau de satisfação dos funcionários com as tarefas desenvolvidas, bem como o seu ritmo de produção.
  • E. fazer observação direta, colher informações cedidas por superior e funcionários da área, identificando as habilidades e capacidades exigidas pela função.

Cultura organizacional é um conjunto de fenômenos resultantes da ação humana, observável dentro das fronteiras de um sistema que se compõe de vários elementos. Assinale a alternativa que melhor descreve uma cultura organizacional.

  • A.

    A tecnologia, o caráter e os preceitos que envolvem autoridade e o conjunto de regulamentações e valores, explícitos e implícitos, que regem a vida organizativa.

  • B.

    As manifestações afetivo-volitivas como alegria, medo, tensão, entusiasmo, carinho e ação.

  • C.

    A produção e o lucro, que visam ao crescimento da organização, bem como o envolvimento da equipe de trabalho nas mais diversas dimensões.

  • D.

    sistema de tecnologia disponível para o processamento da produção, assim como as expectativas frente às metas traçadas.

  • E.

    A formação de uma estrutura que permita a felicidade na relação de trabalho, envolvendo a cooperação entre os funcionários e a qualidade do produto.

Há fatores que concorrem para o ajustamento no trabalho, tais como, condições ambientais adequadas e remuneração compatível com as funções. Entre as afirmações abaixo, assinale a que, ao contrário, promove o desajustamento.

  • A.

    Compreensão e aceitação dos empregados pelos empregadores ou supervisores, bem como pela equipe.

  • B.

    Adequação dos funcionários à função onde possam utilizar seus conhecimentos e habilidades, além de sua criatividade.

  • C.

    Adequado estímulo à competitividade, que enfatize e valorize a superprodução e a contínua orientação de cada funcionário.

  • D.

    Espírito de equipe, que estimula o trabalho, bem como planejamento adequado e cooperação.

  • E.

    Maturidade profissional, que responde pela segurança e serenidade, além de habilidade com que realiza sua tarefa.

Em um processo seletivo pode-se optar por várias estratégias. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que representa a melhor estratégia para a realização de um processo de seleção de executivos.

  • A. Aplicação de um teste de fator G, como o teste de Inteligência Não Verbal e o teste Rorschach para investigação da personalidade.
  • B. Um teste de raciocínio espacial e o Wartegg para verificar aspectos da personalidade.
  • C.

    A técnica de entrevista aberta e o teste das Matrizes Progressivas de Raven-Especial

  • D.

    O teste Zulliger para avaliação da personalidade, combinado a um teste de fator G, como o D70.

  • E.

    O Psicodiagnóstico Miocinético e o teste Columbia para investigação da habilidade mental.

Para o adequado desenvolvimento de uma coleta de informações, a entrega de questionários fechados é uma estratégia utilizada quando se pretende

  • A.

    obter informações sobre um pequeno grupo, por ser mais eficiente que a entrevista.

  • B. obter dados objetivos de um grupo previamente definido.
  • C.

    identificar aspectos comportamentais e emocionais de qualquer população.

  • D.

    obter informações subjetivas de uma população carente.

  • E.

    verificar os aspectos inconscientes de qualquer população.

A partir do modelo teórico que define motivação como constituída por fontes de necessidades, entende-se que

  • A.

    a motivação desencadeia um estado de tensão desagradável.

  • B.

    a motivação depende exclusivamente de estímulos do meio e envolve a necessidade de saciedade.

  • C.

    as necessidades podem gerar um estado de tensão agradável ou desagradável.

  • D.

    a motivação não é a manifestação das necessidades que o indivíduo apresenta.

  • E.

    as necessidades insatisfeitas poderão diminuir o estado de tensão desagradável.

Assinale a alternativa, que apresenta quatro diferentes métodos de avaliação do desempenho humano nas organizações.

  • A.

    Escalas gráficas; comparação grupal; escolha forçada; 90 graus.

  • B.

    Incidentes críticos; escolha forçada; avaliação por resultados; 360 graus.

  • C.

    Comparação aos pares; escalas gráficas; escolha aleatória; 360 graus.

  • D.

    Avaliação por resultados; incidentes críticos; comparação grupal; 90 graus.

  • E.

    Comparação grupal; escolha forçada; incidentes críticos; 90 graus.

Em geral, o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, pelo qual as pessoas adquirem, conhecimentos, desenvolvem atitudes e habilidades em função de objetivos diretamente relacionados à execução de tarefas, refere-se a atividades de

  • A.

    formação.

  • B.

    desenvolvimento.

  • C.

    especialização

  • D.

    aperfeiçoamento.

  • E.

    treinamento.

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