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A respeito de métodos e técnicas de treinamento, é incorreto afirmar que
não existem técnicas melhores ou piores em qualquer circunstância, e sim técnicas mais adequadas ou menos adequadas, em função dos objetivos que se pretenda atingir.
princípios universais de aprendizagem são válidos para situações de sala de aula convencional e para situações de treinamento, resguardados os ajustamentos exigidos pelas condições de aprendizagem e finalidades do programa.
para garantir bons resultados, é importante definir uma postura diante do treinamento (método) e procurar utilizar procedimentos (técnicas) coerentes com essa postura.
a população-alvo e as condições gerais (tempo, material, recursos humanos e financeiros disponíveis, etc.) são fatores pouco relevantes para a determinação dos métodos e técnicas de treinamento.
trabalho em equipe, dramatização, experiência individual em laboratório, debates, jogos, são diferentes meios ou técnicas que podem ser utilizados em situações de treinamento.
A análise de cargos geralmente se concentra em quatro áreas de requisitos, quase sempre aplicadas a qualquer tipo ou nível de cargo. São eles:
mentais; físicos; responsabilidades envolvidas; condições de trabalho.
formação escolar; responsabilidades envolvidas; saúde; riscos ambientais.
físicos; experiência anterior; atribuições; ambiente de trabalho
mentais; aptidões; atribuições; condições de trabalho.
instrucionais; saúde; responsabilidades; ambiente de trabalho.
As chamadas organizações complexas possuem determinadas características. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que não corresponde a uma característica desse tipo de organização.
Geralmente são organizações com grande número de integrantes.
Apresentam considerável diferenciação vertical em sua estrutura.
Possuem rotinas pouco padronizadas devido à quantidade de áreas existentes.
Costumam ter também uma organização informal que muitas vezes revela poder e eficácia.
O processo produtivo coloca ênfase sobre as tarefas e não sobre as pessoas.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
Freqüentemente as organizações não se modificam de forma a atender às demandas de auto-realização e autoexpressão de seus membros; mantêm-se, em geral, dentro de padrões autocráticos, ou seja,
as pessoas encontram um ambiente favorável à discussão dos problemas organizacionais.
os indivíduos tendem a ficar mais motivados para o trabalho devido à clareza dos objetivos organizacionais.
passa a existir significativo nível de insatisfação entre esses membros, uma vez que os limites de competência não são bem definidos.
os membros da organização ficam menos propensos a responder corretamente ao sistema de punições e recompensas.
o direito de pensar, criar e assumir responsabilidades fica centralizado nos dirigentes da organização.
O sistema de treinamento envolve ações diagnósticas, de planejamento e de avaliação. Podem existir diversos tipos de treinamento, que variam em função da natureza do conteúdo e dos objetivos a serem alcançados. Quanto a esses tipos de treinamento, assinale a opção incorreta.
O treinamento atitudinal desenvolve competências para resolução de conflitos, uso da criatividade e elaboração de projetos.
O treinamento de integração tem por objetivo aproximar o trabalhador do empregador, dos colegas e dos clientes.
O treinamento técnico-operacional visa ao aperfeiçoamento e à capacitação para o desempenho de um cargo específico.
O treinamento comportamental tem a finalidade de desenvolver atitudes para um relacionamento saudável no trabalho em equipe.
O treinamento técnico busca o desenvolvimento de habilidades específicas para o desempenho de cargos especializados.
A entrevista estruturada caracteriza-se, principalmente, por
ser utilizada preferencialmente pela área de RH.
controlar o tempo de duração rigidamente.
apresentar um roteiro previamente definido.
oferecer a oportunidade de o entrevistado expressarse livremente.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
A doença organizacional é perceptível quando se torna possível observar que
os funcionários dizem abertamente o que sentem.
nos momentos de crise, todos participam da discussão.
as idéias são valorizadas, embora pouco aplicadas.
os dirigentes enfrentam as crises.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e V.
III e IV.
IV e V.
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