Questões sobre Geral

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Um grupo de pessoas não é necessariamente uma equipe. Pode-se dizer que um aspecto fundamental que caracteriza uma equipe é

  • A.

    a interação entre seus membros, com ênfase na clareza da comunicação.

  • B.

    a interdependência dos componentes, direcionada para um objetivo comum.

  • C.

    a identificação entre os integrantes, levando a um sentimento de pertença.

  • D.

    a presença de um líder que realmente retrate os anseios dos membros.

  • E.

    a certeza de que todos os componentes possuem o mesmo objetivo.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.

A respeito de conclusões que se têm obtido nos estudos sobre personalidade, é incorreto afirmar que

  • A.

    a adequada identificação de traços psicológicos garante a compreensão da personalidade.

  • B.

    cada pessoa mantém certa consistência psicológica que permitirá sua identificação

  • C.

    a personalidade envolve características psicológicas, a organização dessas características e sua propriedades.

  • D.

    embora a personalidade se mantenha relativamente estável ao longo do tempo, ela sofre influências do meio.

  • E.

    hábitos, capacidades, motivos, necessidades e percepções pertencem à personalidade.

Quanto ao clima organizacional, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Um clima saudável aumenta o comprometimento do indivíduo com a execução das suas atividades profissionais.

  • B.

    Pesquisas apontam como variáveis antecedentes do clima organizacional fatores de desempenho dos indivíduos na organização.

  • C.

    A abordagem sistêmica da organização considera fatores externos como influenciadores do clima organizacional.

  • D.

    A pesquisa do clima organizacional deve considerar a relação direta entre desempenho ocupacional e produtividade organizacional.

  • E.

    As avaliações do clima organizacional envolvem variáveis da qualidade de vida no trabalho.

Clima organizacional é um fenômeno resultante da interação dos elementos da cultura. Ele decorre do peso de cada um dos elementos culturais, que incide sobre as relações no trabalho. Neste sentido, é correto afirmar que

  • A.

    o desenvolvimento de um clima favorável depende da harmonia entre os diferentes elementos culturais.

  • B.

    a pressão exercida pelas normas cria tensão e traz eficiência para a produção.

  • C.

    a aceitação e a valorização dos afetos amplia o clima de confiança e tranqüilidade.

  • D.

    os aspectos de emocionalidade e realização poderão ser favoráveis para a organização.

  • E.

    a excessiva importância dada à tecnologia leva a organização a um clima humano.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e V.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    IV e V.

Há uma modalidade de treinamento que visa à ambientação do funcionário à organização e apresenta informações que retratam o perfil geral de seu ambiente de trabalho. Em geral, busca contribuir para uma aproximação maior do empregado com seu empregador, com os companheiros de trabalho, com o público a que a organização serve e com os objetivos desta. Tal modalidade diz respeito a treinamentos

  • A.

    técnico-operacionais.

  • B.

    de integração.

  • C.

    comportamentais.

  • D.

    administrativos.

  • E.

    de comunicação.

Os objetivos do diagnóstico da cultura organizacional não incluem o(a)

  • A.

    fornecimento de dados para subsidiar programas de treinamento e de desenvolvimento de pessoal.

  • B.

    criação de um clima organizacional propiciador de satisfação no trabalho.

  • C.

    avaliação indireta dos supervisores.

  • D.

    avaliação da execução das tarefas e do potencial de desempenho, considerando as características pessoais.

  • E.

    criação de um sistema de recompensas mais adequado à realidade organizacional.

Dentre as alternativas abaixo, escolha a que melhor representa as principais etapas de um processo de treinamento, na seqüência em que normalmente ocorrem.

  • A.

    Levantamento de necessidades; programação; execução; avaliação.

  • B. Pesquisa de campo; planejamento; execução; avaliação; verificação de resultados.
  • C.

    Diagnóstico de necessidades; programação; implementação; avaliação de reação.

  • D.

    Análise de necessidades; planejamento; realização; avaliação de aprendizagem.

  • E.

    Pesquisa organizacional; definição de cursos; implementação; avaliação.

No contexto organizacional, existem fatores que indicam a flexibilidade da cultura organizacional. A esse respeito, assinale a opção que não corresponde a um desses fatores.

  • A.

    Os treinamentos são realizados com base na pesquisa das demandas dos indivíduos em relação a suas competências e seus desempenhos.

  • B.

    O clima revela conflitos interpessoais gerados na indefinição dos papéis ocupacionais.

  • C.

    A organização do trabalho é discutida, de forma ampla e particular, com os membros da organização.

  • D.

    As chefias valorizam e reconhecem o trabalho dos empregados.

  • E.

    As gerências delegam tarefas e definem prioridades, com base no trabalho em equipe.

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