Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O processo psicodiagnóstico pode ter um ou mais objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta. Dentre os objetivos mais comuns de uma avaliação psicológica clínica, está a classificação simples, na qual o exame
fornece subsídios para questões relacionadas com "insanidade", investiga as competências para o exercício das funções de cidadão, avalia incapacidades ou patologias que podem associar-se com infrações de leis, dentre outras.
conta com hipóteses iniciais a serem testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.
investiga irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.
procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.
compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e contribuições das teorizações elaboradas por Piaget, Vygotsky e Wallon.
O indivíduo pode pensar de modo lógico e correto mesmo com um conteúdo de pensamento incompatível com o real. Pode trabalhar com hipóteses que, a princípio, não são falsas ou verdadeiras, são apenas possíveis. Essa é uma característica do pensamento no estágio das operações concretas de Piaget.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e contribuições das teorizações elaboradas por Piaget, Vygotsky e Wallon.
Para Wallon, a afetividade, cuja primeira expressão psicogenética é a emoção, sucede ao aparecimento das condutas cognitivas.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e contribuições das teorizações elaboradas por Piaget, Vygotsky e Wallon.
Piaget descreve a evolução da criança e do adolescente em termos de equilíbrio, ressalvando que a lei de estabilização, que se aplica à inteligência, não pode ser aplicada à vida afetiva e às relações sociais.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e contribuições das teorizações elaboradas por Piaget, Vygotsky e Wallon.
Segundo Vigotsky, o aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e contribuições das teorizações elaboradas por Piaget, Vygotsky e Wallon.
Para Piaget, o desenvolvimento é a apropriação ativa do conhecimento social disponível.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e contribuições das teorizações elaboradas por Piaget, Vygotsky e Wallon.
Na psicogenética de Henry Wallon, a dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa, quanto do ponto de vista da construção do conhecimento.
Maria Esther Garcia Arzeno afirma que o papel do psicólogo na hora do jogo diagnóstica, em geral, é o de um observador
Carl Rogers denominou sua abordagem terapêutica de terapia centrada no cliente (ou centrada na pessoa) porque
Maurício Knobel diferencia a psicoterapia breve e a psicanálise. A psicoterapia breve é não regressiva e tem tempo e objetivos limitados, propiciando
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...