Questões sobre Psicologia Clínica

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O processo psicodiagnóstico pode ter um ou mais objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta. Dentre os objetivos mais comuns de uma avaliação psicológica clínica, está a classificação simples, na qual o exame

  • A.

    fornece subsídios para questões relacionadas com "insanidade", investiga as competências para o exercício das funções de cidadão, avalia incapacidades ou patologias que podem associar-se com infrações de leis, dentre outras.

  • B.

    conta com hipóteses iniciais a serem testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.

  • C.

    investiga irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

  • D.

    procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

  • E.

    compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes.

Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e contribuições das teorizações elaboradas por Piaget, Vygotsky e Wallon.

O indivíduo pode pensar de modo lógico e correto mesmo com um conteúdo de pensamento incompatível com o real. Pode trabalhar com hipóteses que, a princípio, não são falsas ou verdadeiras, são apenas possíveis. Essa é uma característica do pensamento no estágio das operações concretas de Piaget.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e contribuições das teorizações elaboradas por Piaget, Vygotsky e Wallon.

Para Wallon, a afetividade, cuja primeira expressão psicogenética é a emoção, sucede ao aparecimento das condutas cognitivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e contribuições das teorizações elaboradas por Piaget, Vygotsky e Wallon.

Piaget descreve a evolução da criança e do adolescente em termos de equilíbrio, ressalvando que a lei de estabilização, que se aplica à inteligência, não pode ser aplicada à vida afetiva e às relações sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e contribuições das teorizações elaboradas por Piaget, Vygotsky e Wallon.

Segundo Vigotsky, o aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e contribuições das teorizações elaboradas por Piaget, Vygotsky e Wallon.

Para Piaget, o desenvolvimento é a apropriação ativa do conhecimento social disponível.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e contribuições das teorizações elaboradas por Piaget, Vygotsky e Wallon.

Na psicogenética de Henry Wallon, a dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa, quanto do ponto de vista da construção do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Maria Esther Garcia Arzeno afirma que o papel do psicólogo na hora do jogo diagnóstica, em geral, é o de um observador

  • A. não participante.
  • B. silencioso.
  • C. participativo.
  • D. atuante.
  • E. passivo.

Carl Rogers denominou sua abordagem terapêutica de terapia centrada no cliente (ou centrada na pessoa) porque

  • A. não considerava os elementos da rede familiar, mas punha o foco no cliente.
  • B. propunha ao cliente um ambiente descontraído, fazendo uso de técnicas de relaxamento para liberação do material inconsciente.
  • C. colocava a responsabilidade de mudança na pessoa dona do problema.
  • D. era o cliente que lá estava e podia responder às questões feitas pelo terapeuta.
  • E. entendia que a família tinha um papel periférico na cura do cliente.

Maurício Knobel diferencia a psicoterapia breve e a psicanálise. A psicoterapia breve é não regressiva e tem tempo e objetivos limitados, propiciando

  • A. a redução do tempo do tratamento através de técnica ativa, com intervenções na realidade.
  • B. o restabelecimento do nível de adaptação anterior à crise.
  • C. a avaliação sempre centrada no binômio reunião e separação, sendo que o foco é o tema central definido com o paciente.
  • D. o insight parcial do conflito primário relativo ao foco, por meio de interpretações transferenciais.
  • E. insights predominantemente cognitivos.
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