Questões sobre Psicologia Clínica

Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A compreensão de que a libido é uma energia vital e biológica geral, e não uma energia necessária e predominantemente de caráter sexual, foi considerada por

  • A. Ferenczi.
  • B. Freud.
  • C. Adler.
  • D. Jung.
  • E. Rank.

Uma entrevista de seleção deve ser minuciosamente planejada. O planejamento da entrevista deve cobrir, pelo menos, três itens:

  • A.

    material a ser utilizado; local adequado para os candidatos aguardarem a chamada e local adequado para realização da entrevista.

  • B.

    local onde será realizada a entrevista; horário do atendimento e material a ser utilizado.

  • C.

    coleta de informação a respeito do cargo a ser preenchido; tipo de informação a ser solicitada aos candidatos que serão entrevistados e tipo de informação a ser transmitida aos candidatos.

  • D.

    local onde será realizada a entrevista; salário a ser informado para o candidato e benefícios que a empresa usualmente concede.

  • E.

    tipo de personalidade do candidato; tipo de chefe que o candidato irá enfrentar e salário a ser recebido.

De acordo com Freud, com a chegada da puberdade, os interesses sexuais são novamente despertados. Durante a fase genital as pessoas se orientam

  • A.

    a resgatar comportamentos adormecidos na fase oral e anal, o que lhes fornecerá condições para optar por um comportamento heterossexual ou homossexual.

  • B.

    a uma dependência excessiva para comportamentos indicados como adequados à fase adulta como fumar, falar excessivamente e até mesmo preocuparse com o físico.

  • C.

    para as outras na medida em que participam das atividades de sua cultura.

  • D. para atender suas necessidades sexuais reprimidas.
  • E.

    para motivar os outros a atenderem seus desejos sexuais latentes.

As teorias de Freud enfocam aspectos de personalidade. Os impulsos, componentes da personalidade, lembranças das experiências do início da infância e dolorosos conflitos psicológicos tendem a ser

  • A. libidinosos.
  • B. conscientes.
  • C. pré-conscientes.
  • D. inibidos.
  • E. inconscientes.

Uma formulação psicanalítica, proposta por Freud, considera o líder como sendo

  • A.

    uma figura paterna, alguém a quem os membros do grupo transferiram os sentimentos que costumam ter com relação aos próprios pais. Esses sentimentos podem incluir amor, respeito e temor.

  • B.

    a projeção inconsciente do medo à autoridade, refletido através de uma conduta teleguiada do subordinado para com o seu chefe.

  • C.

    a projeção da figura materna que dirige e coordena todos os esforços do filho para que obtenha sucesso em seus empreendimentos pessoais.

  • D.

    uma pessoa capaz de perceber e orientar os seus treinandos a executarem exatamente o que ele e a empresa necessitam, sem interferências emocionais.

  • E.

    o ator principal de uma peça empresarial, onde seu papel é o de determinar e fazer acontecer resultados, considerando desejos ainda latentes e que não foram descortinados pelo superego.

É o resultado de sedimentações precipitadas pela experiência humana desde Aenone e, ao mesmo tempo, como um a priori dessa experiência, uma imagem pré-formada do mundo.

Esta definição de Jung refere-se ao

  • A. pré-consciente
  • B. inconsciente coletivo.
  • C. consciente.
  • D. complexo de superioridade.
  • E. complexo de inferioridade.

Freud tece seus primeiros comentários sobre educação quando do estabelecimento de uma relação causal entre

  • A. o id e o superego.
  • B. o superego e o id.
  • C. o ego e o id.
  • D.

    a moral sexual de uma época e o sofrimento psíquico.

  • E. a fase anal e a fálica.

No nível anal secundário, a criança trata o excremento como um objeto odiado que procura expulsar tanto quanto como um objeto amado que deseja reter. Esta é a base fisiológica da

  • A. ambivalência.
  • B. congruência
  • C. dissonância cognitiva.
  • D. posição esquizofrênica.
  • E. ação paranóide.

Em relação aos diferentes instrumentos utilizados no processo de avaliação psicológica, é correto afirmar:

  • A. No WISC III, leva-se em consideração o uso da escolaridade da criança na interpretação do Nível Mental.
  • B. No Bender, segundo os estudos de Koppitz, são observados indicadores emocionais de psicose e psicossomáticos.
  • C. As principais variáveis de avaliação da afetividade no Rorschach, segundo Klopfer, são: M, FC, H e somatório de cores.
  • D. Os testes utilizados na avaliação da personalidade não têm parâmetros psicométricos.

Supondo a necessidade de escolher instrumentos (testes) para avaliar a personalidade de um examinando, uma opção adequada para a obtenção de dados seria

  • A. a aplicação de instrumentos projetivos, pois somente eles podem avaliar a personalidade.
  • B. a utilização de entrevistas, sem a necessidade de testes objetivos, pois eles nada avaliam da personalidade.
  • C. o uso de instrumento objetivo de personalidade, entrevista, e teste projetivo.
  • D. o uso de instrumentos projetivos, entrevista estruturada individual e entrevista de triagem.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...