Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento humano apresenta uma ênfase
Ainda com relação à situação hipotética em apreço, assinale a opção correta acerca da personalidade de Luciana.
Geralmente, as pessoas com o tipo de personalidade de Luciana estabelecem um relacionamento conjugal forte e sólido, devido à grande confiança que depositam em seus parceiros e filhos.
Apesar do histórico, Luciana corre pequeno risco de morrer em uma tentativa de suicídio.
No atendimento terapêutico a um paciente com as características de Luciana, é importante que o psicólogo estabeleça limites rigorosos, evitando que os comportamentos descritos ocorram em relação ao terapeuta.
Para o tipo de personalidade de Luciana, o pensamento dicotômico é uma característica freqüente.
A descrição da personalidade de Luciana mostra ausência de esquemas disfuncionais e hipervalentes.
O desenvolvimento humano compreende o desenvolvimento mental e o crescimento biológico. Porém, observa-se que algumas estruturas mentais
Considerando a situação hipotética apresentada no texto, assinale a opção que, provavelmente, corresponde ao tipo da personalidade de Luciana.
histriônica
limítrofe
narcisista
evitativa
obsessivo-compulsiva
Acerca da entrevista psicológica não-diretiva, assinale a opção correta.
A percepção inicial que o entrevistado tem da entrevista é definida, pelo menos em parte, pela avaliação que ele faz do entrevistador.
O psicólogo tem o dever de oferecer ao cliente um diagnóstico e a orientação correspondente ao final da primeira entrevista clínica.
Resposta de apoio pelo psicólogo é o mesmo que resposta interpretativa.
O psicólogo deve investigar o significado de cada período de silêncio para o cliente, imediatamente após a ocorrência desse período.
Respostas interpretativas por parte do psicólogo tipicamente favorecem respostas de aceitação e de conforto por parte do cliente.
Com referência a um programa de tratamento comportamental cognitivo em grupo para obesidade, assinale a opção incorreta.
Os objetivos dos participantes devem ser modestos, de modo que mesmo grandes obesos estabeleçam metas iniciais de perda em torno de 10% do peso inicial.
Uma crença disfuncional comum entre grandes obesos é a de que serão sempre gordos porque não emagreceram após uma semana de rigoroso seguimento das orientações.
O comportamento de escolha é determinante para a perda de peso, porque o ganho de gordura corporal é maior ao ingerir gorduras que ao ingerir o mesmo número de calorias em carboidratos.
A sessão em grupo de terapia para obesidade deve ter agenda predefinida e o ingresso do participante deve ser condicionado a seu acordo para realizar registros diários de comportamento alimentar.
A prioridade dos participantes deve ser a perda de peso em curto prazo, o que também permitirá a aquisição de novos comportamentos e cognições.
Quanto ao tratamento comportamental-cognitivo em grupo para depressão, assinale a opção correta.
O registro de pensamentos disfuncionais não é viável como na terapia individual porque o formato grupal compromete a privacidade do indivíduo.
O grupo funciona como um modelo em que cada participante pode, observando as experiências de seus colegas, reduzir o número de tentativa e erro na aquisição de novo repertório.
É importante que cada participante do grupo tenha o cuidado de guardar apenas para si as expectativas que tem sobre o processo grupal.
Na condução do grupo, o psicólogo deve manter os participantes coesos, de modo que em algum momento esses participantes possam exercer controle total sobre o processo terapêutico.
O procedimento grupal é especialmente útil para pacientes com ideação suicida ativa.
Considerando uma situação terapêutica na qual o psicólogo propôs ao cliente desenvolver habilidades de enfrentamento centrado no problema, julgue os itens abaixo.
I O modo de enfrentamento centrado na emoção também deve ser treinado porque é o procedimento de escolha quando o agente estressor é localizado no contexto familiar.
II O modo de enfrentamento centrado no problema tem o objetivo de administrar o agente estressor, mas mesmo pessoas bem treinadas não serão aptas a solucionar todos os problemas em todas as ocasiões.
III A técnica de inoculação do estresse é inadequada para esta situação.
IV O uso de dramatização seguido de feedback é indicado para a situação considerada.
V O treinamento assertivo por desempenho de papéis é uma técnica possível para essa situação.
Estão certos apenas os itens
I, II e III.
I, III e V.
I, IV e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
Com relação ao diagnóstico psicológico e ao tratamento interprofissional, assinale a opção correta.
Considerando que o álcool interage negativamente com diferentes medicações, é importante que o psicólogo adie o encaminhamento de seu cliente alcoolista ao médico, pelo menos até que a desintoxicação seja obtida pelo processo psicoterápico.
Estresse pós-traumático desenvolvido na vida adulta é provavelmente um tipo de estresse relacionado ao trabalho.
Medo intenso de entrar em elevadores e em aviões é comum entre portadores de síndrome do pânico e de claustrofobia.
Ao encaminhar uma pessoa com síndrome do pânico para tratamento médico, o psicólogo deve indicar um cardiologista, porque a taquicardia presente nas crises precisa ser controlada antes que a medicação psicotrópica seja iniciada.
Sudorese intensa acompanhada de queimação no rosto, mãos frias, tremores e boca seca ao assinar documentos na frente de outras pessoas são sintomas freqüentes entre portadores de fobia específica.
A respeito das teorias da personalidade, assinale a opção incorreta.
Sob a perspectiva biológica, como proposta por Eysenck, a extroversão/introversão é uma das únicas dimensões da personalidade definidas pelo ambiente.
Sob a perspectiva biológica, alterações genéticas podem influenciar o desenvolvimento psicológico, definindo características específicas de personalidade.
Sob a perspectiva cognitiva e sociocognitiva, a auto-eficácia é a crença individual ou expectativa de uma pessoa sobre a própria competência em uma situação específica.
Sob a perspectiva cognitiva e sociocognitiva, a imitação de um modelo é mais provável entre pessoas com personalidade dependente e com baixa auto-estima.
Sob a perspectiva neo-analítica de Adler, o complexo de superioridade pode decorrer de uma supercompensação do indivíduo para neutralizar seu real complexo de inferiorida
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...