Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas fases de desenvolvimento humano propostas no modelo freudiano, há um período no qual ocorre a canalização das energias sexuais para o desenvolvimento social, por meio de sublimações. Deste modo, a energia da libido fica temporariamente deslocada dos seus objetivos sexuais. Esta descrição corresponde ao período
fálico.
oral.
anal.
de latência.
genital.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A CID-10 foi conceituada para padronizar e catalogar as doenças e problemas relacionados à saúde, tendo como referência a Nomenclatura Internacional de Doenças, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde. Segundo esta classificação, o Transtorno Bipolar é caracterizado por dois ou mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados, sendo que este distúrbio consiste, em alguma ocasiões, quadros de hipomania ou mania e, em outras, de depressão.
Assinale a alternativa que apresenta características do quadro de hipomania:
uma elevação ligeira mas persistente do humor, da energia e da atividade. As perturbações do humor e do comportamento não são acompanhadas de alucinações ou de ideias delirantes.
uma elevação do humor fora de proporção com a situação do sujeito, podendo variar de uma jovialidade descuidada a uma agitação praticamente incontrolável. Geralmente há a presença de sintomas psicóticos.
um rebaixamento do humor, prejuízos importantes na volição e perturbação da atividade psicomotora. Existe alteração da capacidade de experimentar prazer, não preenchendo critérios suficientes para episódio depressivo.
uma intensa sensação de ansiedade e inadequação, em que ocorre importante afastamento das relações sociais. Ausência de sintomas psicóticos.
recorrentes ideias de menos valia, em que o indivíduo apresenta um quadro de rebaixamento cognitivo. O comportamento pode ser desorganizado e acompanhado de alucinações auditivas e visuais.
Há estudos que mostram que durante episódios depressivos, uma diferença no desenvolvimento entre crianças e adolescentes, de um lado, e adultos, do outro, é que as crianças, especialmente os meninos, tendem a se tornar
menos produtivas, porém criativas.
dóceis e amáveis.
agressivas e até destrutivas.
apáticas e até catatônicas.
mórbidas e suicidas.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Ao verificar o prontuário de um paciente encaminhado para tratamento em ambulatório de Saúde Mental, o Psicólogo percebe que o médico Psiquiatra, o qual realizava atendimento com o dado paciente, apontou diagnóstico de Transtorno de Personalidade Esquizoide. Tendo como referência o DSM IV, assinale a alternativa que se refere a esse transtorno:
Um padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros, que ocorre desde os 15 anos de idade.
Um padrão invasivo de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional em contextos interpessoais, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.
Um padrão invasivo de deficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.
Um padrão predominante de emocionalidade em excesso e procura por atenção, a partir do começo da idade adulta e presente em uma variedade de contextos.
Um padrão invasivo de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.
Na demência de tipo Alzheimer, o indivíduo manifesta déficits cognitivos múltiplos que se desenvolvem gradual e continuadamente, predominando a deficiência de memória, orientação, julgamento e
raciocínio.
destreza manual.
fluência verbal.
recurso visual.
estratégia focal.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
O conceito de personalidade compreende:
I. Cada indivíduo possui características que o diferenciam dos outros e que definem a sua forma de comportar- se.
II. Podemos afirmar que a personalidade do sujeito é totalmente inata, pois as estruturas e os comportamentos são herdados geneticamente.
III. A personalidade é o conjunto total de características próprias do indivíduo que integradas, estabelecem a forma pela qual ele reage costumeiramente ao meio.
IV. A etimologia do termo refere-se às máscaras, chamadas personas, que na Roma Antiga eram utilizadas para representar peças de teatro.
São CORRETAS as afirmações:
I, II, III e IV
I, II e III, apenas
I, III e IV, apenas
II e IV, apenas
I e II, apenas
Transtorno caracterizado por amplo espectro de disfunções cognitivas e emocionais, incluindo delírios e alucinações, discurso e comportamento confusos e emoções inapropriadas. Trata-se de
transtorno somatoforme.
esquizofrenia.
transtorno de identidade dissociativa.
transtorno de estresse pós-traumático.
ansiedade generalizada.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
As alterações da percepção podem indicar a presença de certos transtornos mentais. Ao que se refere à percepção, pode-se afirmar:
I. Percepção é a sensação acompanhada de significados atribuídos por experiências anteriores. Ou seja, é a interpretação da sensação.
II. O processo da percepção conta com 5 etapas: a recepção do estímulo, a seleção, a aquisição, a transformação e a organização da informação.
III. A atenção não interfere na percepção.
IV. O estado psicológico de quem percebe, ou seja, seus motivos, emoções e expectativas são responsáveis por variar as percepções.
V. As ilusões de ótica são interpretações falsas da realidade, onde, tal como nas alucinações, nosso cérebro cria objetos não existentes o que interfere em nossa percepção visual.
São corretas as seguintes afirmações:
I, II, III, IV e V
I, II e IV, apenas
I, II, IV e V, apenas
II, IV e V, apenas
II, III e IV, apenas
A abordagem junguiana descreveu quatro funções psicológicas fundamentais, além da orientação da energia psíquica, introvertida e extrovertida. São elas:
psíquica, moral, coletiva e individuada.
racional, irracional, principal e auxiliar.
simbólica, corporal, arquetípica e coletiva.
interna, externa, amplificada e simplificada.
pensamento, sentimento, sensação e intuição.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Os testes psicológicos são instrumentos importantes ao psicólogo, exclusivos de sua prática profissional. Podem auxiliar no processo de avaliação psicológica, no que diz respeito à coleta e interpretação de dados. Sobre os testes projetivos, é INCORRETO afirmar que:
HTP Testes gráficos utilizados com crianças, adolescentes e adultos. No teste é solicitado que o sujeito desenhe uma casa, uma árvore, uma pessoa com o propósito de obter informação sobre como uma pessoa vivencia a sua individualidade em relação aos outros, e em facilitar a projeção de elementos da personalidade e de áreas de conflitos.
TAT o teste consiste em apresentar uma série de pranchas, selecionadas pelo examinador, ao sujeito e este deverá contar uma história sobre cada uma das pranchas. As histórias obtidas com frequência revelam componentes importantes da personalidade.
Teste de Rorschach O teste consiste em dar respostas sobre com o que se parecem as dez pranchas com manchas de tinta simétricas. A partir das respostas, procura-se obter um quadro amplo da dinâmica psicológica do indivíduo.
Teste de fábulas compreende uma forma verbal e uma pictórica. A forma verbal inclui 10 pequenas historietas, incompletas, que o sujeito deve completar. A forma pictórica é composta por 12 lâminas, com ilustrações adequadas a cada uma das fábulas, que devem ser apresentadas concomitantemente à forma verbal.
CAT teste que consiste na apresentação de figuras geométricas para serem completadas pelo avaliado. Tem o objetivo de investigar a personalidade por meio do estudo do significado dinâmico das diferenças individuais na percepção de estruturas padronizadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...