Questões sobre Psicologia Clínica

Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nas fases de desenvolvimento humano propostas no modelo freudiano, há um período no qual ocorre a canalização das energias sexuais para o desenvolvimento social, por meio de sublimações. Deste modo, a energia da libido fica temporariamente deslocada dos seus objetivos sexuais. Esta descrição corresponde ao período

  • A.

    fálico.

  • B.

    oral.

  • C.

    anal.

  • D.

    de latência.

  • E.

    genital.

A CID-10 foi conceituada para padronizar e catalogar as doenças e problemas relacionados à saúde, tendo como referência a Nomenclatura Internacional de Doenças, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde. Segundo esta classificação, o Transtorno Bipolar é caracterizado por dois ou mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados, sendo que este distúrbio consiste, em alguma ocasiões, quadros de hipomania ou mania e, em outras, de depressão.

Assinale a alternativa que apresenta características do quadro de hipomania:

  • A.

    uma elevação ligeira mas persistente do humor, da energia e da atividade. As perturbações do humor e do comportamento não são acompanhadas de alucinações ou de ideias delirantes.

  • B.

    uma elevação do humor fora de proporção com a situação do sujeito, podendo variar de uma jovialidade descuidada a uma agitação praticamente incontrolável. Geralmente há a presença de sintomas psicóticos.

  • C.

    um rebaixamento do humor, prejuízos importantes na volição e perturbação da atividade psicomotora. Existe alteração da capacidade de experimentar prazer, não preenchendo critérios suficientes para episódio depressivo.

  • D.

    uma intensa sensação de ansiedade e inadequação, em que ocorre importante afastamento das relações sociais. Ausência de sintomas psicóticos.

  • E.

    recorrentes ideias de menos valia, em que o indivíduo apresenta um quadro de rebaixamento cognitivo. O comportamento pode ser desorganizado e acompanhado de alucinações auditivas e visuais.

Há estudos que mostram que durante episódios depressivos, uma diferença no desenvolvimento entre crianças e adolescentes, de um lado, e adultos, do outro, é que as crianças, especialmente os meninos, tendem a se tornar

  • A.

    menos produtivas, porém criativas.

  • B.

    dóceis e amáveis.

  • C.

    agressivas e até destrutivas.

  • D.

    apáticas e até catatônicas.

  • E.

    mórbidas e suicidas.

Ao verificar o prontuário de um paciente encaminhado para tratamento em ambulatório de Saúde Mental, o Psicólogo percebe que o médico Psiquiatra, o qual realizava atendimento com o dado paciente, apontou diagnóstico de Transtorno de Personalidade Esquizoide. Tendo como referência o DSM IV, assinale a alternativa que se refere a esse transtorno:

  • A.

    Um padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros, que ocorre desde os 15 anos de idade.

  • B.

    Um padrão invasivo de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional em contextos interpessoais, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.

  • C.

    Um padrão invasivo de deficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.

  • D.

    Um padrão predominante de emocionalidade em excesso e procura por atenção, a partir do começo da idade adulta e presente em uma variedade de contextos.

  • E.

    Um padrão invasivo de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.

Na demência de tipo Alzheimer, o indivíduo manifesta déficits cognitivos múltiplos que se desenvolvem gradual e continuadamente, predominando a deficiência de memória, orientação, julgamento e

  • A.

    raciocínio.

  • B.

    destreza manual.

  • C.

    fluência verbal.

  • D.

    recurso visual.

  • E.

    estratégia focal.

O conceito de personalidade compreende:

I. Cada indivíduo possui características que o diferenciam dos outros e que definem a sua forma de comportar- se.

II. Podemos afirmar que a personalidade do sujeito é totalmente inata, pois as estruturas e os comportamentos são herdados geneticamente.

III. A personalidade é o conjunto total de características próprias do indivíduo que integradas, estabelecem a forma pela qual ele reage costumeiramente ao meio.

IV. A etimologia do termo refere-se às máscaras, chamadas personas, que na Roma Antiga eram utilizadas para representar peças de teatro.

São CORRETAS as afirmações:

  • A.

    I, II, III e IV

  • B.

    I, II e III, apenas

  • C.

    I, III e IV, apenas

  • D.

    II e IV, apenas

  • E.

    I e II, apenas

Transtorno caracterizado por amplo espectro de disfunções cognitivas e emocionais, incluindo delírios e alucinações, discurso e comportamento confusos e emoções inapropriadas. Trata-se de

  • A.

    transtorno somatoforme.

  • B.

    esquizofrenia.

  • C.

    transtorno de identidade dissociativa.

  • D.

    transtorno de estresse pós-traumático.

  • E.

    ansiedade generalizada.

As alterações da percepção podem indicar a presença de certos transtornos mentais. Ao que se refere à percepção, pode-se afirmar:

I. Percepção é a sensação acompanhada de significados atribuídos por experiências anteriores. Ou seja, é a interpretação da sensação.

II. O processo da percepção conta com 5 etapas: a recepção do estímulo, a seleção, a aquisição, a transformação e a organização da informação.

III. A atenção não interfere na percepção.

IV. O estado psicológico de quem percebe, ou seja, seus motivos, emoções e expectativas são responsáveis por variar as percepções.

V. As ilusões de ótica são interpretações falsas da realidade, onde, tal como nas alucinações, nosso cérebro cria objetos não existentes o que interfere em nossa percepção visual.

São corretas as seguintes afirmações:

  • A.

    I, II, III, IV e V

  • B.

    I, II e IV, apenas

  • C.

    I, II, IV e V, apenas

  • D.

    II, IV e V, apenas

  • E.

    II, III e IV, apenas

A abordagem junguiana descreveu quatro funções psicológicas fundamentais, além da orientação da energia psíquica, introvertida e extrovertida. São elas:

  • A.

    psíquica, moral, coletiva e individuada.

  • B.

    racional, irracional, principal e auxiliar.

  • C.

    simbólica, corporal, arquetípica e coletiva.

  • D.

    interna, externa, amplificada e simplificada.

  • E.

    pensamento, sentimento, sensação e intuição.

Os testes psicológicos são instrumentos importantes ao psicólogo, exclusivos de sua prática profissional. Podem auxiliar no processo de avaliação psicológica, no que diz respeito à coleta e interpretação de dados. Sobre os testes projetivos, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    HTP – Testes gráficos utilizados com crianças, adolescentes e adultos. No teste é solicitado que o sujeito desenhe uma casa, uma árvore, uma pessoa com o propósito de obter informação sobre como uma pessoa vivencia a sua individualidade em relação aos outros, e em facilitar a projeção de elementos da personalidade e de áreas de conflitos.

  • B.

    TAT – o teste consiste em apresentar uma série de pranchas, selecionadas pelo examinador, ao sujeito e este deverá contar uma história sobre cada uma das pranchas. As histórias obtidas com frequência revelam componentes importantes da personalidade.

  • C.

    Teste de Rorschach – O teste consiste em dar respostas sobre com o que se parecem as dez pranchas com manchas de tinta simétricas. A partir das respostas, procura-se obter um quadro amplo da dinâmica psicológica do indivíduo.

  • D.

    Teste de fábulas – compreende uma forma verbal e uma pictórica. A forma verbal inclui 10 pequenas historietas, incompletas, que o sujeito deve completar. A forma pictórica é composta por 12 lâminas, com ilustrações adequadas a cada uma das fábulas, que devem ser apresentadas concomitantemente à forma verbal.

  • E.

    CAT – teste que consiste na apresentação de figuras geométricas para serem completadas pelo avaliado. Tem o objetivo de investigar a personalidade por meio do estudo do significado dinâmico das diferenças individuais na percepção de estruturas padronizadas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...